Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇAO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL

Título
[en] FINANCIAL EDUCATION IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION

Autor
[pt] MAURICIO PEREIRA LEITE

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA

Vocabulário
[pt] MATEMATICA FINANCEIRA

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION

Vocabulário
[en] FINANCE MATHEMATICS

Resumo
[pt] A educação financeira é um tema de extrema importância para a sociedade que deveria ser amplamente debatida e ensinada desde a educação básica de modo que as crianças, adolescentes e jovens conseguissem alcançar a vida adulta sabendo o que é, e como fazer, pelo menos um orçamento familiar. Mas isso é apenas o começo. O ideal seria que os jovens aprendessem sobre a importância de poupar, pesquisar preço e investir. E, para que todo esse conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória pelos alunos, a Matemática Financeira deveria ser amplamente ensinada desde os anos iniciais da Educação Básica. Atualmente o ensino da Matemática Financeira é pouco aprofundado, e na maioria das vezes resume-se ao trabalho com juros simples e uma introdução aos juros compostos. Além disso, os juros compostos são normalmente trabalhados como uma contextualização para tratar conceitos como logaritmos e exponenciais. O objetivo desse trabalho é explicitar a importância de ensinar Matemática Financeira desde a educação básica e sugerir formas de tornar esse ensino mais atrativo para os estudantes.

Resumo
[en] Financial education is an extremely important topic for society that should be widely debated and taught from basic education onwards so that children, teenagers and young people can reach adulthood knowing what it is and how to make at least one family budget. But that s just the beginning. Ideally, young people should learn about the importance of saving, researching prices and investing. And for all this content to be absorbed satisfactorily by students, Financial Mathematics should be widely taught from the early years of Basic Education. Currently, the teaching of Financial Mathematics is not very in-depth, and most of the time it is limited to working with simple interest and an introduction to compound interest. And these subjects, especially compound interest, are usually used as a contextualization to deal with concepts such as logarithms and exponentials. The aim of this work is to explain the importance of teaching financial mathematics from basic education and to suggest ways of making this teaching more attractive to students.

Orientador(es)
DANIA GONZALES MORALES

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Banca
PABLO VINICIUS FERREIRA TELLES

Banca
DANIA GONZALES MORALES

Catalogação
2025-06-26

Apresentação
2025-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71320@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71320@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71320


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF