Título
[pt] EDUCAÇAO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL
Título
[en] FINANCIAL EDUCATION IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION
Autor
[pt] MAURICIO PEREIRA LEITE
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] MATEMATICA FINANCEIRA
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION
Vocabulário
[en] FINANCE MATHEMATICS
Resumo
[pt] A educação financeira é um tema de extrema importância para a sociedade que
deveria ser amplamente debatida e ensinada desde a educação básica de modo que as
crianças, adolescentes e jovens conseguissem alcançar a vida adulta sabendo o que é,
e como fazer, pelo menos um orçamento familiar. Mas isso é apenas o começo. O ideal
seria que os jovens aprendessem sobre a importância de poupar, pesquisar preço e
investir. E, para que todo esse conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória pelos
alunos, a Matemática Financeira deveria ser amplamente ensinada desde os anos
iniciais da Educação Básica.
Atualmente o ensino da Matemática Financeira é pouco aprofundado, e na
maioria das vezes resume-se ao trabalho com juros simples e uma introdução aos juros
compostos. Além disso, os juros compostos são normalmente trabalhados como uma
contextualização para tratar conceitos como logaritmos e exponenciais.
O objetivo desse trabalho é explicitar a importância de ensinar Matemática
Financeira desde a educação básica e sugerir formas de tornar esse ensino mais atrativo
para os estudantes.
Resumo
[en] Financial education is an extremely important topic for society that should be
widely debated and taught from basic education onwards so that children, teenagers
and young people can reach adulthood knowing what it is and how to make at least
one family budget. But that s just the beginning. Ideally, young people should learn
about the importance of saving, researching prices and investing. And for all this
content to be absorbed satisfactorily by students, Financial Mathematics should be
widely taught from the early years of Basic Education.
Currently, the teaching of Financial Mathematics is not very in-depth, and most
of the time it is limited to working with simple interest and an introduction to
compound interest. And these subjects, especially compound interest, are usually used
as a contextualization to deal with concepts such as logarithms and exponentials.
The aim of this work is to explain the importance of teaching financial
mathematics from basic education and to suggest ways of making this teaching more
attractive to students.
Orientador(es)
DANIA GONZALES MORALES
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
PABLO VINICIUS FERREIRA TELLES
Banca
DANIA GONZALES MORALES
Catalogação
2025-06-26
Apresentação
2025-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71320@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71320@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71320
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF