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Título
[pt] A CONVERGÊNCIA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autor
[pt] CRISTIANO SANTOS PIMENTEL

Autor
[pt] THIAGO ANTONIO RAMOS GRIJO

Autor
[pt] JULIO CESAR VIANA RAMOS

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[pt] PERSONALIZACAO DO ENSINO

Vocabulário
[pt] SALA DE AULA INVERTIDA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Resumo
[pt] A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) na educação tem impulsionado mudanças significativas nos modelos de ensino, especialmente nas metodologias ativas (MORAN, 2015). A Sala de Aula Invertida (SAI) destaca-se como estratégia inovadora que promove autonomia discente ao inverter a lógica tradicional do ensino, focando o tempo presencial na interação e aplicação (BERGMANN; SAMS, 2012). Contudo, sua implementação enfrenta desafios como adaptação docente, resistência estudantil e exigência tecnológica. A IA surge como aliada, oferecendo personalização, suporte adaptativo e automação de processos pedagógicos (PICÃO et al., 2023; SANTOS et al., 2023). Este artigo apresenta uma revisão integrativa (2018–2024) para analisar como a IA pode potencializar a SAI, com base em 25 artigos selecionados nas bases Scopus, WoS, SciELO e Google Scholar. A análise destaca avanços em personalização e suporte, mas aponta lacunas em estudos empíricos sobre integração da IA nas atividades presenciais.

Catalogação
2025-06-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71230@1


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