Título
[pt] A CONVERGÊNCIA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor
[pt] CRISTIANO SANTOS PIMENTEL
Autor
[pt] THIAGO ANTONIO RAMOS GRIJO
Autor
[pt] JULIO CESAR VIANA RAMOS
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] PERSONALIZACAO DO ENSINO
Vocabulário
[pt] SALA DE AULA INVERTIDA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Resumo
[pt] A crescente incorporação da Inteligência Artificial
(IA) na educação tem impulsionado mudanças significativas nos
modelos de ensino, especialmente nas metodologias ativas
(MORAN, 2015). A Sala de Aula Invertida (SAI) destaca-se
como estratégia inovadora que promove autonomia discente ao
inverter a lógica tradicional do ensino, focando o tempo
presencial na interação e aplicação (BERGMANN; SAMS,
2012). Contudo, sua implementação enfrenta desafios como
adaptação docente, resistência estudantil e exigência
tecnológica. A IA surge como aliada, oferecendo
personalização, suporte adaptativo e automação de processos
pedagógicos (PICÃO et al., 2023; SANTOS et al., 2023). Este
artigo apresenta uma revisão integrativa (2018–2024) para
analisar como a IA pode potencializar a SAI, com base em 25
artigos selecionados nas bases Scopus, WoS, SciELO e Google
Scholar. A análise destaca avanços em personalização e suporte,
mas aponta lacunas em estudos empíricos sobre integração da
IA nas atividades presenciais.
Catalogação
2025-06-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71230@1
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