Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autor
[pt] ANA PAULA SEIXAS VIAL

Autor
[pt] WESLEY ACORINTI

Autor
[pt] CAMILO JOSUE SANCHEZ PRANAO

Autor
[pt] MARIANA BAIERLE

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] RESIDENCIA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] REVISAO SISTEMATICA

Vocabulário
[pt] PIBID CAPES

Resumo
[pt] O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o programa Residência Pedagógica visam aprimorar a formação docente inicial, inserindo estudantes de licenciatura no ambiente escolar sob supervisão. Esta revisão sistemática analisou 38 teses e dissertações de 2021 e 2022 para avaliar o cumprimento dos objetivos propostos nos documentos oficiais dos programas. Os resultados indicam que a articulação entre teoria e prática foi alcançada em 22 trabalhos, a construção da identidade profissional em 18, a corresponsabilidade pela formação inicial em 17, a pesquisa e inovação em nove e a valorização dos professores da educação básica em dois. Conclui-se que os programas estão atingindo suas metas, mas ainda é necessário desenvolver ações que reconheçam o papel do professor das escolas na formação de futuros professores.

Catalogação
2025-06-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71225@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF