Título
[pt] UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TESES E DISSERTAÇÕES
Autor
[pt] ANA PAULA SEIXAS VIAL
Autor
[pt] WESLEY ACORINTI
Autor
[pt] CAMILO JOSUE SANCHEZ PRANAO
Autor
[pt] MARIANA BAIERLE
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] RESIDENCIA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] REVISAO SISTEMATICA
Vocabulário
[pt] PIBID CAPES
Resumo
[pt] O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (Pibid) e o programa Residência Pedagógica visam
aprimorar a formação docente inicial, inserindo estudantes de
licenciatura no ambiente escolar sob supervisão. Esta revisão
sistemática analisou 38 teses e dissertações de 2021 e 2022 para
avaliar o cumprimento dos objetivos propostos nos documentos
oficiais dos programas. Os resultados indicam que a articulação
entre teoria e prática foi alcançada em 22 trabalhos, a construção
da identidade profissional em 18, a corresponsabilidade pela
formação inicial em 17, a pesquisa e inovação em nove e a
valorização dos professores da educação básica em dois. Conclui-se
que os programas estão atingindo suas metas, mas ainda é
necessário desenvolver ações que reconheçam o papel do
professor das escolas na formação de futuros professores.
Catalogação
2025-06-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71225@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF