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Título
[pt] A PRESENÇA DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autor
[pt] ALLINY CAETANO DA SILVA

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] FORMACAO INICIAL

Vocabulário
[pt] BEBE

Vocabulário
[pt] CRECHE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Resumo
[pt] O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas nos currículos de formação inicial dos cursos de Pedagogia, públicos e em regime presencial, do Estado de São Paulo. Com inspiração genealógica, traça uma breve narrativa sobre os processos históricos que constroem as percepções sobre os grupos estudados dentro e fora das instituições em que são atendidos (as creches), a fim de compreender as relações de poder que as mantêm vivas e são incorporadas à experiência docente desde o ingresso no ensino superior. Por meio da análise quantitativa de descritores específicos, foram investigados os esforços (ou a ausência deles) das universidades em incluir as singularidades do trabalho com bebês e crianças bem pequenas nas ementas disciplinares obrigatórias e optativas, com um ensaio posterior sobre o modo e a relevância com que são tratadas as faixas etárias dos zero a dezoito meses e dezenove meses a três anos e onze meses.

Catalogação
2025-06-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71208@1


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