Título
[pt] A PRESENÇA DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor
[pt] ALLINY CAETANO DA SILVA
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] FORMACAO INICIAL
Vocabulário
[pt] BEBE
Vocabulário
[pt] CRECHE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Resumo
[pt] O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a
invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas nos
currículos de formação inicial dos cursos de Pedagogia,
públicos e em regime presencial, do Estado de São Paulo. Com
inspiração genealógica, traça uma breve narrativa sobre os
processos históricos que constroem as percepções sobre os
grupos estudados dentro e fora das instituições em que são
atendidos (as creches), a fim de compreender as relações de
poder que as mantêm vivas e são incorporadas à experiência
docente desde o ingresso no ensino superior. Por meio da
análise quantitativa de descritores específicos, foram
investigados os esforços (ou a ausência deles) das
universidades em incluir as singularidades do trabalho com
bebês e crianças bem pequenas nas ementas disciplinares
obrigatórias e optativas, com um ensaio posterior sobre o modo
e a relevância com que são tratadas as faixas etárias dos zero a
dezoito meses e dezenove meses a três anos e onze meses.
Catalogação
2025-06-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71208@1
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