Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA INDISCIPLINA AO ENGAJAMENTO: RELATO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA INTEGRAL PAULISTA

Autor
[pt] BRUNA CAMPOS PAULA

Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] TAXONOMIA DE BLOOM

Vocabulário
[pt] INDISCIPLINA ESCOLAR

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre práticas pedagógicas aplicadas no ensino de Ciências para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Pública de Tempo Integral no estado de São Paulo. A partir de um cenário inicial de desafios, como indisciplina, desmotivação e comportamentos inadequados, foram implementadas estratégias baseadas na gestão de sala de aula e na construção do pensamento crítico. Com inspiração nos ensinamentos de bell hooks e Doug Lemov, as intervenções incluíram atividades reflexivas, reorganização do espaço físico e planejamento pedagógico fundamentado na Taxonomia de Bloom. Os resultados indicaram melhorias no engajamento dos alunos, na organização das aulas e no desempenho acadêmico. A experiência foi apresentada como modelo de replicabilidade para outros professores e gestores. O estudo conclui que práticas pedagógicas intencionais podem transformar desafios em oportunidades de aprendizagem significativa e desenvolvimento humano.

Catalogação
2025-06-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71197@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF