Título
[pt] DA INDISCIPLINA AO ENGAJAMENTO: RELATO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA INTEGRAL PAULISTA
Autor
[pt] BRUNA CAMPOS PAULA
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] TAXONOMIA DE BLOOM
Vocabulário
[pt] INDISCIPLINA ESCOLAR
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre
práticas pedagógicas aplicadas no ensino de Ciências para turmas
do 7o ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Pública de
Tempo Integral no estado de São Paulo. A partir de um cenário
inicial de desafios, como indisciplina, desmotivação e
comportamentos inadequados, foram implementadas estratégias
baseadas na gestão de sala de aula e na construção do pensamento
crítico. Com inspiração nos ensinamentos de bell hooks e Doug
Lemov, as intervenções incluíram atividades reflexivas,
reorganização do espaço físico e planejamento pedagógico
fundamentado na Taxonomia de Bloom. Os resultados indicaram
melhorias no engajamento dos alunos, na organização das aulas e
no desempenho acadêmico. A experiência foi apresentada como
modelo de replicabilidade para outros professores e gestores. O
estudo conclui que práticas pedagógicas intencionais podem
transformar desafios em oportunidades de aprendizagem
significativa e desenvolvimento humano.
Catalogação
2025-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71197@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF