Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RODAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDADO, DIÁLOGO E PRESENÇA

Título
[en] THE CIRCLES INEARLY CHILDHOOD EDUCATION: CARE, DIALOGUE, AND PRESENCE

Autor
[pt] JENNIFER PENA VASCONCELLOS DA SILVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] DIALOGO

Vocabulário
[pt] RODA DE CONVERSA

Vocabulário
[pt] CUIDADO

Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Vocabulário
[en] DIALOGUE

Vocabulário
[en] WHEEL OF CONVERSATION

Vocabulário
[en] CARE

Resumo
[pt] A dissertação tem como objetivo compreender como os professores realizam as rodas na Educação Infantil e de que forma essas rodas podem se constituir como espaços de cuidado, diálogo e presença. Com base em uma perspectiva ética do cuidado, a pesquisa investiga de que maneira as rodas são conduzidas por educadores e como esses momentos favorecem ou limitam a participação das crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições de Educação Infantil – uma pública e outra privada - no município do Rio de Janeiro e teve como foco os momentos de roda na rotina das crianças. O instrumento metodológico adotado foram as observações e os registros no caderno de campo, de duas turmas de crianças de 3 a 5 anos. O primeiro capítulo apresenta o percurso metodológico da pesquisa, contextualizando o cuidado a partir de uma abordagem ética, articulada ao referencial teórico adotado. Além disso, descreve as instituições observadas, os sujeitos da pesquisa e o processo de entrada no campo. O segundo capítulo discute a prática da roda na Educação Infantil, compreendendo-a não apenas como um espaço de diálogo, interação e rotina, mas também como um dispositivo pedagógico capaz de fomentar a construção de uma comunidade. O terceiro capítulo expõe os referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa: a filosofia do diálogo de Martin Buber e a educação dialógica de Paulo Freire, buscando relacionar suas respectivas contribuições com os conceitos de diálogo, cuidado e presença. O quarto capítulo apresenta as análises, buscando identificar em que medida as rodas promovem experiências de cuidado, reconhecem a presença singular das crianças e favorecem um diálogo autêntico. Por fim, procura se, a partir das observações, indicar caminhos que privilegiem práticas pedagógicas na Educação Infantil que respeitem a singularidade das crianças e promovam relações baseadas na atenção, no acolhimento e na troca.

Resumo
[en] The dissertation aims to understand how teachers conduct group discussions in Early Childhood Education and how these groups can be can be configured as a space for care, dialogue and presence. Grounded in an ethical perspective of care, the research investigates how groups are conducted by educators and how they either foster or limit children s participation. The research was conducted in two Early Childhood Education institutions - one public and one private - in the city of Rio de Janeiro and focused on circle time in the children s routine. The methodological instrument adopted was observations and field notebook records of two classes of children aged 3 to 5. The first chapter presents the methodological path of the research, contextualizing care from an ethical approach, articulated with the theoretical framework adopted. In addition, it describes the institutions observed, the research subjects and the process of entering the field. The second chapter discusses the practice of group discussions in Early Childhood Education, understanding it not only as a space for dialogue, interaction and routine, but also as a pedagogical device capable of fostering the construction of a community. The third chapter presents the theoretical and methodological frameworks of the research: Martin Buber s philosophy of dialogue and Paulo Freire s dialogical education, seeking to relate their respective contributions to the concepts of dialogue, care and presence. The fourth chapter presents the analyses, seeking to identify to what extent the circles promote experiences of care, recognize the unique presence of children and favor an authentic dialogue. Finally, based on the observations, the aim is to indicate paths that prioritize pedagogical practices in Early Childhood Education that respect the uniqueness of children and promote relationships based on attention, acceptance and exchange.

Orientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA

Banca
SONIA KRAMER

Banca
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO

Banca
ALEXANDRA COELHO PENA

Catalogação
2025-06-16

Apresentação
2025-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71037


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF