Título
[pt] RODAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDADO, DIÁLOGO E PRESENÇA
Título
[en] THE CIRCLES INEARLY CHILDHOOD EDUCATION: CARE, DIALOGUE, AND PRESENCE
Autor
[pt] JENNIFER PENA VASCONCELLOS DA SILVA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] DIALOGO
Vocabulário
[pt] RODA DE CONVERSA
Vocabulário
[pt] CUIDADO
Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Vocabulário
[en] DIALOGUE
Vocabulário
[en] WHEEL OF CONVERSATION
Vocabulário
[en] CARE
Resumo
[pt] A dissertação tem como objetivo compreender como os professores
realizam as rodas na Educação Infantil e de que forma essas rodas podem se
constituir como espaços de cuidado, diálogo e presença. Com base em uma
perspectiva ética do cuidado, a pesquisa investiga de que maneira as rodas são
conduzidas por educadores e como esses momentos favorecem ou limitam a
participação das crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições de
Educação Infantil – uma pública e outra privada - no município do Rio de Janeiro
e teve como foco os momentos de roda na rotina das crianças. O instrumento
metodológico adotado foram as observações e os registros no caderno de campo,
de duas turmas de crianças de 3 a 5 anos. O primeiro capítulo apresenta o percurso
metodológico da pesquisa, contextualizando o cuidado a partir de uma abordagem
ética, articulada ao referencial teórico adotado. Além disso, descreve as instituições
observadas, os sujeitos da pesquisa e o processo de entrada no campo. O segundo
capítulo discute a prática da roda na Educação Infantil, compreendendo-a não
apenas como um espaço de diálogo, interação e rotina, mas também como um
dispositivo pedagógico capaz de fomentar a construção de uma comunidade. O
terceiro capítulo expõe os referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa: a
filosofia do diálogo de Martin Buber e a educação dialógica de Paulo Freire,
buscando relacionar suas respectivas contribuições com os conceitos de diálogo,
cuidado e presença. O quarto capítulo apresenta as análises, buscando identificar
em que medida as rodas promovem experiências de cuidado, reconhecem a
presença singular das crianças e favorecem um diálogo autêntico. Por fim, procura
se, a partir das observações, indicar caminhos que privilegiem práticas pedagógicas
na Educação Infantil que respeitem a singularidade das crianças e promovam
relações baseadas na atenção, no acolhimento e na troca.
Resumo
[en] The dissertation aims to understand how teachers conduct group discussions
in Early Childhood Education and how these groups can be can be configured as a
space for care, dialogue and presence. Grounded in an ethical perspective of care,
the research investigates how groups are conducted by educators and how they
either foster or limit children s participation. The research was conducted in two
Early Childhood Education institutions - one public and one private - in the city of
Rio de Janeiro and focused on circle time in the children s routine. The
methodological instrument adopted was observations and field notebook records of
two classes of children aged 3 to 5. The first chapter presents the methodological
path of the research, contextualizing care from an ethical approach, articulated with
the theoretical framework adopted. In addition, it describes the institutions
observed, the research subjects and the process of entering the field. The second
chapter discusses the practice of group discussions in Early Childhood Education,
understanding it not only as a space for dialogue, interaction and routine, but also
as a pedagogical device capable of fostering the construction of a community. The
third chapter presents the theoretical and methodological frameworks of the
research: Martin Buber s philosophy of dialogue and Paulo Freire s dialogical
education, seeking to relate their respective contributions to the concepts of
dialogue, care and presence. The fourth chapter presents the analyses, seeking to
identify to what extent the circles promote experiences of care, recognize the unique
presence of children and favor an authentic dialogue. Finally, based on the
observations, the aim is to indicate paths that prioritize pedagogical practices in
Early Childhood Education that respect the uniqueness of children and promote
relationships based on attention, acceptance and exchange.
Orientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA
Banca
SONIA KRAMER
Banca
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Banca
ALEXANDRA COELHO PENA
Catalogação
2025-06-16
Apresentação
2025-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71037
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF