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Título
[pt] (I)MOBILIDADE URBANA E OUTROS ESPAÇOS DE BRANQUITUDE: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS DESLOCAMENTOS PARA O TRABALHO DOMÉSTICO

Título
[en] URBAN (I)MOBILITY AND OTHER SPACES OF WHITENESS: A LOOK AT THE FORMATION OF RIO DE JANEIRO BASED ON COMMUTING FOR DOMESTIC WORK

Autor
[pt] MARIANA IMBELLONI BRAGA ALBUQUERQUE

Vocabulário
[pt] DIREITO A CIDADE

Vocabulário
[pt] TRABALHO DOMESTICO

Vocabulário
[pt] BRANQUITUDE

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE URBANA

Vocabulário
[en] RIGHT TO THE CITY

Vocabulário
[en] DOMESTIC WORK

Vocabulário
[en] BLANCHITE

Vocabulário
[en] URBAN MOBILITY

Resumo
[pt] O crescimento exponencial das cidades na segunda metade do século XX tem evidenciado a relação entre ordem urbana e acesso a direitos, distribuídos desigualmente tanto em um sentido espacial quanto pelas possibilidades e obrigatoriedades de deslocamento pela malha urbana. As análises sobre segregações sócio econômicas e raciais nas cidades têm como enfoque, via de regra, os cerceamentos à livre locomoção da população periférica, barreiras que se materializam tanto no precário sistema de transportes quanto nas interdições mais diretas como o perfilhamento racial em abordagens policiais, o valor impeditivo das tarifas de transporte, etc. Não obstante a importância da análise de tais barreiras como fronteiras urbanas, o estudo que aqui proponho tem como enfoque justamente a obrigatoriedade de cruzar tais fronteiras para o acesso a direitos, em especial o acesso a postos de trabalho. Essa obrigatoriedade de deslocamento incide na formação da espacialidade da cidade de maneira que parte (pequena) da população pode não se mover - tendo o acesso a direitos garantido em uma área de proximidade - justamente pela obrigação imposta a outra parte da população de se mover para o trabalho. Obrigação que materializa as hierarquias da cidade e forma continuamente a espacialidade desigual. O presente trabalho analisa, assim, a construção do direito à cidade a partir do binômio mobilidade/imobilidade. Para tanto, tem como objeto de pesquisa a centralidade do trabalho doméstico na produção da espacialidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. A hipótese de fundo aqui trabalhada é que a construção urbana da obrigação de mobilidade/possibilidade de imobilidade constrói a branquitude enquanto categoria espacial, funcionando na distribuição desigual da precariedade pela cidade e no acesso de direitos na/à cidade.

Resumo
[en] The exponential growth of cities in the second half of the 20th century has highlighted the relationship between urban order and access to rights, which are unequally distributed both spatially and in terms of the possibilities and requirements of travelling through the urban network. Analyses of socio-economic and racial segregation in cities generally focus on the restrictions on the free movement of the peripheral population, barriers that materialise both in the precarious transport system and in more direct interdictions such as racial profiling in police approaches, the high cost of transport fares, etc. Notwithstanding the importance of analysing these barriers as urban borders, the study I am proposing here focuses precisely on the obligation to cross these borders in order to access rights, especially access to jobs. This obligation to commute has an impact on shaping the spatiality of the city in such a way that a (small) part of the population may not move - having access to rights guaranteed in a neighbourhood - precisely because of the obligation imposed on another part of the population to commute to work. This obligation materialises the city s hierarchies and continually shapes its unequal spatiality. This paper therefore analyses the construction of the right to the city based on the mobility/immobility binomial. To this end, its object of research is the centrality of domestic work in the production of spatiality in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The underlying hypothesis is that the urban construction of the obligation of mobility/possibility of immobility constructs whiteness as a spatial category, functioning in the unequal distribution of precariousness throughout the city and in access to rights in/to the city.

Orientador(es)
MARCIA NINA BERNARDES

Coorientador(es)
VIRGINIA TOTTI GUIMARAES

Banca
ADRIANA VIDAL DE OLIVEIRA

Banca
MARCIA NINA BERNARDES

Banca
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES

Banca
VIRGINIA TOTTI GUIMARAES

Banca
ROSANGELA MARINA LUFT

Banca
NATALIA SALES DE OLIVEIRA

Catalogação
2025-06-12

Apresentação
2024-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70959@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70959@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70959


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