Título
[pt] AVALIANDO O USO DO CHATGPT NO APOIO AO DESIGN DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS
Título
[en] EVALUATING CHATGPT TO SUPPORT DATA VISUALIZATION DESIGN
Autor
[pt] GEORGE MORENO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE DESIGN
Vocabulário
[pt] GRANDE MODELO DE LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO DE DADOS
Vocabulário
[en] PROCESS DESIGN
Vocabulário
[en] LARGE LANGUAGE MODEL
Vocabulário
[en] DATA VISUALIZATION
Resumo
[pt] Grandes modelos de linguagem (Large Language Models - LLMs), usados
por ferramentas como o ChatGPT, podem ajudar a recuperar as informações
para responder perguntas, construir imagens e áudios, e auxiliar em atividades
complexas, como o design de visualização de dados. Alguns trabalhos
exploram o uso de LLMs para realizar certas atividades de design, porém não
encontramos estudos diretos sobre todo o processo. Em geral, focam na geração
e ideação do produto final, e não no processo de design. Este trabalho
investiga a capacidade dessas ferramentas generativas em auxiliar iniciantes a
utilizar métodos e ferramentas ao longo de um processo de design de visualização.
Sendo assim, buscamos responder à pergunta: Como os LLMs podem
apoiar o processo de design de visualização? Em um estudo preliminar com
o ChatGPT, exploramos diferentes estratégias para construção de prompts
para gerar e justificar recomendações de visualizações de dados. Esse estudo
também nos ajudou a definir critérios que podem ser utilizados para avaliar
a qualidade das respostas desse tipo de modelo. Nesta dissertação, investigamos
técnicas e ferramentas utilizadas nas atividades de design, construímos
prompts para execução dessas técnicas com designers não especialistas em
visualização e avaliamos, com especialistas, o processo de construção de guias de
design para as atividades buscando entender as diferenças e similaridades entre
os dois. Para isso, definimos um contexto de uso e um conjunto de critérios
que nos permitiu avaliar a interação bem como a percepção dos participantes
na comunicação com o modelo. Ao fim da execução do processo metodológico,
foi possível perceber que o ChatGPT é capaz de apoiar em níveis diferentes
atividades abstratas ou mais tangíveis. Porém, não podemos, até o momento,
indicar esse tipo de modelo para usuários leigos ou novatos que não tenham
conhecimento suficiente na área para julgarem a qualidade das respostas do
modelo.
Resumo
[en] Large Language Models (LLMs), as the one used in ChatGPT, can
assist in retrieving information to answer questions, generating images and
audio, and supporting complex activities such as data visualization design.
Some studies explore the use of these generative tools to perform certain
design activities, but we have not found studies on the entire process. In
general, these studies focus on generating and ideating the final product
rather than on the design process itself. This work investigates the ability
of these models to assist beginners in using methods and tools throughout
a data visualization design process. Thus, we sought to answer the question:
How can LLMs support the visualization design process? In a preliminary
study with ChatGPT, we explored different strategies for building prompts
to generate and justify data visualization recommendations. This study also
helped us define criteria to evaluate the quality of responses from this type
of model. In this dissertation, we investigated techniques and tools used in
design activities, created prompts to execute these techniques with designers
who are not specialists in visualization, and evaluated, with specialists, the
process of building design guides for activities to understand the differences
and similarities between the two. To do so, we defined a usage context
and a set of criteria that allowed us to assess the interaction as well as
participants perception when communicating with the model. At the end of
the methodological process, it became clear that ChatGPT can support both
abstract and more tangible activities at different levels. However, it is not
advisable to recommend this type of model to users who do not have sufficient
knowledge of the field to assess the quality of the model s responses.
Orientador(es)
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA
Banca
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA
Banca
MILENE SELBACH SILVEIRA
Banca
MARCO ANTONIO CASANOVA
Catalogação
2025-06-11
Apresentação
2025-04-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70945@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70945@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70945
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF