Título
[en] LUXURY PRACTICES AND THEIR PERCEPTION BY GUESTS: A STUDY ON OPERATIONAL EXCELLENCE AT THE GRAND HYATT RIO DE JANEIRO
Título
[pt] PRÁTICAS DE LUXO E SUA PERCEPÇÃO PELOS HÓSPEDES: UM ESTUDO SOBRE A EXCELÊNCIA OPERACIONAL NO GRAND HYATT RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] GIANLUCA DIAS SCOFANO
Vocabulário
[pt] SATISFACAO DO CLIENTE
Vocabulário
[pt] GESTAO DE EXPECTATIVAS
Vocabulário
[pt] PADRAO DE SERVICO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO HOSPEDE
Vocabulário
[pt] HOTELARIA DE LUXO
Vocabulário
[en] CUSTOMER SATISFACTION
Vocabulário
[en] EXPECTATIONS MANAGEMENT
Vocabulário
[en] SERVICE STANDARD
Vocabulário
[en] GUEST EXPERIENCE
Vocabulário
[en] LUXURY HOSPITALITY
Resumo
[pt] Este trabalho analisa a operação de luxo do Grand Hyatt Rio de Janeiro, com foco
na percepção dos hóspedes em relação às práticas adotadas pelo hotel. A
pesquisa investiga como a excelência operacional, a personalização de serviços
e a sofisticação das instalações são percebidas como parte da experiência de
luxo, e se essas práticas estão alinhadas com as expectativas dos clientes. A partir
de entrevistas com gestores de diferentes áreas do hotel e a análise da
experiência dos hóspedes, o estudo identifica os principais desafios para manter
um padrão de luxo em um hotel de grande porte, sem comprometer a
personalização e a exclusividade. Além disso, propõe oportunidades para
melhorar a comunicação dessas práticas, com o objetivo de reforçar a percepção
de valor e a satisfação dos clientes. O trabalho oferece contribuições relevantes
para a gestão hoteleira, especialmente no contexto da hospitalidade de luxo.
Resumo
[en] This study analyzes the luxury operation of the Grand Hyatt Rio de Janeiro,
focusing on guest perception of the practices adopted by the hotel. The research
investigates how operational excellence, service personalization, and the
sophistication of facilities are perceived as part of the luxury experience and
whether these practices align with customer expectations. Through interviews with
managers from different areas of the hotel and an analysis of guest experiences,
the study identifies the main challenges in maintaining a luxury standard in a largescale hotel without compromising personalization and exclusivity. Additionally, it
proposes opportunities to improve the communication of these practices to
strengthen customer perception of value and satisfaction. The paper offers
relevant contributions to hotel management, especially in the context of luxury
hospitality.
Orientador(es)
EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA
Catalogação
2025-06-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70942@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70942@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70942
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF