Título
[en] USE OF CULTURAL INCENTIVE LAWS IN COMPANIES: A STRATEGY OF MARKETING AND SOCIAL RESPONSIBILITY
Título
[pt] UTILIZAÇÃO DE LEIS DE INCENTIVO À CULTURA EM EMPRESAS: UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Autor
[pt] FERNANDO GOLDEMBERG
Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE SOCIAL
Vocabulário
[pt] ESG
Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO DE MARCA
Vocabulário
[pt] LEI ROUANET
Vocabulário
[pt] PARTE INTERESSADA
Vocabulário
[en] SOCIAL RESPONSABILITY
Vocabulário
[en] ESG
Vocabulário
[en] BRAND POSITIONING
Vocabulário
[en] ROUANET LAW
Vocabulário
[en] STAKEHOLDER
Resumo
[pt] Este estudo explora como as empresas brasileiras utilizam as leis de
incentivo à cultura como ferramenta estratégica de marketing e responsabilidade
social, com ênfase na Lei Rouanet. Através de uma abordagem qualitativa,
foram entrevistados profissionais de grandes empresas que detalharam critérios
de escolha de projetos, desafios na utilização dessas leis e o impacto dessas
ações no posicionamento de marca e na responsabilidade social corporativa. Os
resultados sugerem que o uso dessas leis para patrocínio de projetos
socioculturais contribui para uma imagem corporativa positiva e fortalece o
vínculo entre empresas e sociedade.
Resumo
[en] This study explores how Brazilian companies use cultural incentive laws as
a strategic tool for marketing and social responsibility, with an emphasis on the
Rouanet Law. Through a qualitative approach, professionals from large
companies were interviewed to detail project selection criteria, challenges in
utilizing these laws, and the impact of these actions on brand positioning and
corporate social responsibility. The findings suggest that the use of these laws to
sponsor sociocultural projects contributes to a positive corporate image and
strengthens the relationship between companies and society.
Orientador(es)
SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Catalogação
2025-06-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70928@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70928@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70928
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF