Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SHOPPING CENTERS DEFY DECLINE: STRATEGIES IN A CASE STUDY CARRIED OUT IN RIO DE JANEIRO

Título
[pt] SHOPPINGS CENTERS DESAFIAM O DECLÍNIO: ESTRATÉGIAS EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] FELIPE QUERINO CARVALHO

Vocabulário
[pt] SHOPPING CENTER

Vocabulário
[pt] INOVACAO NO VAREJO

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL

Vocabulário
[pt] COMERCIO ONLINE

Vocabulário
[en] SHOPPING CENTER

Vocabulário
[en] RETAIL INNOVATION

Vocabulário
[en] CUSTOMER EXPERIENCE

Vocabulário
[en] DIGITAL TRANSFORMATION

Vocabulário
[en] ONLINE COMMERCE

Resumo
[pt] Devido a ascensão do e-commerce e à mudança nas preferências dos consumidores, impulsionada pela pandemia e pela digitalização acelerada, o setor de varejo, especialmente os shopping centers, tem enfrentado diversos desafios. Para se manterem competitivos, esses centros têm buscado reinventar suas estratégias, integrando tecnologias digitais e aprimorando a experiência de compra. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi entender as estratégias adotadas pelos shopping centers em meio a ascensão do e-commerce. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo feito em três shopping centers do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas com consumidores e colaboradores de cada shopping e também por meio de visitas presenciais aos locais e observações. A partir das pesquisas realizadas, portanto, pode-se concluir que em resposta à ascensão do e-commerce, os shopping centers têm adotado estratégias focadas na experiência do cliente, como a integração de serviços de pick-up store, programas de fidelidade e ambientes de lazer. Essas ações visam complementar o ambiente online, oferecendo um diferencial competitivo por meio da experiência sensorial e do contato humano. Os shoppings buscam, assim, transformar-se em centros de consumo e vivência, mantendo sua relevância no mercado digitalizado.

Resumo
[en] Due to the rise of e-commerce and the change in consumer preferences, driven by the pandemic and accelerated digitalization, the retail sector, especially shopping malls, has faced a number of challenges. In order to remain competitive, these centers have sought to reinvent their strategies, integrating digital technologies and improving the shopping experience. The aim of this study was to understand the strategies adopted by shopping centers amid the rise of e-commerce. To this end, a multiple case study was carried out in three shopping centers in Rio de Janeiro, through interviews with consumers and employees of each mall and also through face-to-face visits to the sites and observations. From the research carried out, it can therefore be concluded that in response to the rise of e-commerce, shopping centers have adopted strategies focused on the customer experience, such as integrating pick-up store services, loyalty programs and leisure environments. These actions aim to complement the online environment, offering a competitive edge through sensory experience and human contact. Malls are thus seeking to transform themselves into centers of consumption and experience, while maintaining their relevance in the digitalized market.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Catalogação
2025-06-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70917


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