Título
[en] SHOPPING CENTERS DEFY DECLINE: STRATEGIES IN A CASE STUDY CARRIED OUT IN RIO DE JANEIRO
Título
[pt] SHOPPINGS CENTERS DESAFIAM O DECLÍNIO: ESTRATÉGIAS EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] FELIPE QUERINO CARVALHO
Vocabulário
[pt] SHOPPING CENTER
Vocabulário
[pt] INOVACAO NO VAREJO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] TRANSFORMACAO DIGITAL
Vocabulário
[pt] COMERCIO ONLINE
Vocabulário
[en] SHOPPING CENTER
Vocabulário
[en] RETAIL INNOVATION
Vocabulário
[en] CUSTOMER EXPERIENCE
Vocabulário
[en] DIGITAL TRANSFORMATION
Vocabulário
[en] ONLINE COMMERCE
Resumo
[pt] Devido a ascensão do e-commerce e à mudança nas preferências dos consumidores,
impulsionada pela pandemia e pela digitalização acelerada, o setor de varejo,
especialmente os shopping centers, tem enfrentado diversos desafios. Para se manterem
competitivos, esses centros têm buscado reinventar suas estratégias, integrando
tecnologias digitais e aprimorando a experiência de compra. Nesse sentido, o objetivo
deste trabalho foi entender as estratégias adotadas pelos shopping centers em meio a
ascensão do e-commerce. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo feito em
três shopping centers do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas com consumidores e
colaboradores de cada shopping e também por meio de visitas presenciais aos locais e
observações. A partir das pesquisas realizadas, portanto, pode-se concluir que em
resposta à ascensão do e-commerce, os shopping centers têm adotado estratégias
focadas na experiência do cliente, como a integração de serviços de pick-up store,
programas de fidelidade e ambientes de lazer. Essas ações visam complementar o
ambiente online, oferecendo um diferencial competitivo por meio da experiência sensorial
e do contato humano. Os shoppings buscam, assim, transformar-se em centros de
consumo e vivência, mantendo sua relevância no mercado digitalizado.
Resumo
[en] Due to the rise of e-commerce and the change in consumer preferences, driven by the
pandemic and accelerated digitalization, the retail sector, especially shopping malls, has
faced a number of challenges. In order to remain competitive, these centers have sought
to reinvent their strategies, integrating digital technologies and improving the shopping
experience. The aim of this study was to understand the strategies adopted by shopping
centers amid the rise of e-commerce. To this end, a multiple case study was carried out in
three shopping centers in Rio de Janeiro, through interviews with consumers and
employees of each mall and also through face-to-face visits to the sites and observations.
From the research carried out, it can therefore be concluded that in response to the rise of
e-commerce, shopping centers have adopted strategies focused on the customer
experience, such as integrating pick-up store services, loyalty programs and leisure
environments. These actions aim to complement the online environment, offering a
competitive edge through sensory experience and human contact. Malls are thus seeking
to transform themselves into centers of consumption and experience, while maintaining
their relevance in the digitalized market.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Catalogação
2025-06-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70917
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