Título
[pt] ANÁLISE COMPARATIVA DA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE SAÚDE: DISPOSITIVOS VESTÍVEIS, TELEMEDICINA E APLICATIVOS MÓVEIS
Título
[en] COMPARATIVE ANALYSIS OF THE ACCEPTANCE OF HEALTH INFORMATION TECHNOLOGIES: WEARABLE DEVICES, TELEMEDICINE, AND MOBILE APPLICATIONS
Autor
[pt] ANDRE LUIZ PARREIRAS
Vocabulário
[pt] AUTOEFICACIA
Vocabulário
[pt] TELESSAUDE
Vocabulário
[pt] DISPOSITIVO VESTIVEL DE SAUDE
Vocabulário
[pt] APLICATIVO MOVEL
Vocabulário
[pt] CONFIANCA
Vocabulário
[en] SELF EFFICACY
Vocabulário
[en] TELEHEALTH
Vocabulário
[en] WEARABLE HEALTH DEVICE
Vocabulário
[en] MOBILE APPLICATION
Vocabulário
[en] TRUST
Resumo
[pt] Os avanços nas tecnologias de informação de saúde permitiram que
prestadores de serviços de saúde e profissionais da saúde incorporassem diversas
tecnologias no atendimento a seus pacientes e na prestação de serviços. Essas
tecnologias foram implementadas com variados níveis de aceitação. Esta pesquisa
tem como objetivo comparar os fatores confiança e autoeficácia que influenciam as
atitudes dos consumidores em relação à adoção de três tecnologias de informação
de saúde. Utilizou-se o Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), consagrado por
pesquisadores, acrescentando dois constructos: confiança e autoeficácia. O modelo
foi testado com três tecnologias: dispositivos vestiveis (wearables), telessaúde
(telehealth) e aplicativos de saúde (mHealth). Os dados foram coletados de três
bases de respondentes, utilizando o mesmo modelo, e analisados por meio de
modelagem de equações estruturais multigrupo. Os resultados das análises
fornecem fortes evidências de que a confiação e autoeficácia influenciam as atitudes
em relação a intenção de uso de cada uma dessas tecnologias, indicando que existe
variação na adoção de cada uma dessas tecnologias. As limitações da pesquisa
residem nas tecnologias aplicadas ao setor de saúde e não podem ser generalizadas
para outros segmentos do mercado. A aplicação desta pesquisa pode auxiliar
prestadores de serviços médicos, pacientes e profissionais de marketing a enfrentar
questões críticas relacionadas ao uso dessas tecnologias.
Resumo
[en] Advances in health information technologies have enabled health care providers and health professionals to incorporate various technologies into their patient care and service delivery. These technologies have been implemented with varying levels of acceptance. This research aims to compare the factors of trust and self-efficacy that influence consumer attitudes toward the adoption of three health information technologies. The Technology Acceptance Model (TAM), wellestablished by researchers, was used, adding two constructs: trust and self-efficacy. The model was tested with three technologies: wearable devices (wearables), telehealth (telehealth) and health applications (mHealth). Data were collected from three respondent bases, using the same model, and analyzed through multigroup structural equation modeling. The results of the analyses provide strong evidence that trust and self-efficacy influence attitudes toward the intention to use each of these technologies, indicating that there is variation in the adoption of each of these technologies. The limitations of the research lie in the technologies applied to the healthcare sector and cannot be generalized to other market segments. The application of this research can help medical service providers, patients and marketers to address critical issues related to the use of these technologies.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS
Banca
ANA AUGUSTA FERREIRA DE FREITAS
Banca
EVANDRO LUIZ LOPES
Catalogação
2025-06-05
Apresentação
2025-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70750@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70750@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70750
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF