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Título
[pt] DO BALÉ À BOLA: JORNALISMO E ENTRETENIMENTO NO FANTÁSTICO

Título
[en] FROM BALLET TO FOOTBALL: JOURNALISM AND ENTERTAINMENT ON FANTÁSTICO

Autor
[pt] RENATO NOGUEIRA NETO

Vocabulário
[pt] JORNALISMO

Vocabulário
[pt] PROGRAMA FANTASTICO

Vocabulário
[pt] ENTRETENIMENTO

Vocabulário
[pt] TELEVISAO

Vocabulário
[en] JOURNALISM

Vocabulário
[en] ENTERTAINMENT

Vocabulário
[en] TELEVISION

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de produção do Fantástico (TV Globo), revista eletrônica semanal – criada em 1973 – que, nas noites de domingo, apresenta a notícia como um espetáculo, e oferece, assim, uma experiência voyeur ao telespectador. O estudo realizou nove entrevistas com profissionais que integraram ou integram sua produção e procura compreender como o programa transformou-se ao longo do tempo, a partir de dois quadros presentes desde seu lançamento: a abertura coreografada e o fechamento com o resultado do futebol. Tal continuidade de estrutura e de exibição, durante mais de cinco décadas, vem construindo certa memória dos acontecimentos do país e do mundo. Também são analisados três quadros – como estudos de caso – que marcaram o tom do programa, por alinhavarem temáticas ligadas à vida cotidiana com pílulas de informação: a) Retrato Falado, que procurava engajar o público com histórias reais de pessoas comuns, encenadas pela atriz Denise Fraga; b) reportagens desenvolvidas pelo jornalista Eduardo Faustini, que, ao encenar certas situações, denunciava por meio das câmeras negociatas e crimes de corrupção, e assim trazia o público indignado e ávido por justiça para o lugar do repórter policial; c) Bola Cheia, Bola Murcha, que mostrava vídeos amadores no mesmo bloco em que as notícias sobre o futebol profissional encerravam a programação da noite. O quadro inaugurou um tempo de convergência no programa, por incentivar a colaboração do público e tornar o espectador também produtor de conteúdo.

Resumo
[en] This research s goal is to reflect about Fantástico (TV Globo) process of production, a weekly eletronic magazine – release in 1973 – that presents on sunday nights the news as a spectacle, and offers, then, a voyeur experience to the telespector. The study held nine interviews with professionals that integrated or integrate its production and looks to comprehend how the show transformed itself throughout the time, from two segments present since its launch: the choreographed opening and the closing with the football scores. Said structure and exhibition continuity, during more than five decades, has been constructing certain memory about the country and world events. Three segments that defined the shows tone are also analyzed - as case studies - for basting tematics related to the day-to-day life with pills of information: a) Retrato Falado that looked to engage the public with true stories of and quot;common people, staged by the actress Denise Fraga; b) news stories developed by journalist Eduardo Faustini, who staged certain situations and reported through cameras on clandestine deals and corruption crimes, and thus placed the public, indignant and eager for justice in the shoes of the police reporter: c) Bola Cheia, Bola Murcha that showed amatour clips on the same segment in which news about professional football closed the evening schedule. The segment launched a time of convergence on the show, by encouraging the publics collaboration and making the viewer also a content creator.

Orientador(es)
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA

Banca
ANA PAULA GOULART DE ANDRADE

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Catalogação
2025-06-05

Apresentação
2025-04-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70744


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