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Título
[en] FRAUDULENT COMPLAINTS AGAINST BRAZILIAN AIRLINES: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHNIQUE FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE

Título
[pt] RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS CONTRA COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO QUALITATIVO, COM USO DA TÉCNICA PROJETIVA, A PARTIR DA ÓTICA DA CULTURA BRASILEIRA

Autor
[pt] STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA

Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] TECNICA PROJETIVA

Vocabulário
[pt] JEITINHO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] RECLAMACAO FRAUDULENTA

Vocabulário
[pt] EMPRESA AEREA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE

Vocabulário
[en] PROJECTIVE TECHNIQUE

Vocabulário
[en] JEITINHO BRASILEIRO

Vocabulário
[en] FRAUDULENT COMPLAIN

Vocabulário
[en] AIRLINE

Resumo
[pt] Existem diversas razões para as reclamações dos consumidores, a maioria das quais decorrem de experiências negativas de consumo. Porém, existe um grupo de pessoas que reclama com a empresa sem estar necessariamente insatisfeito, gerando as denominadas reclamações fraudulentas. As reclamações fraudulentas ocorrem quando o objetivo do consumidor visa algum lucro monetário ou social à custa da empresa. Apesar da importância do tema, ainda há poucos estudos a seu respeito no Brasil. O presente estudo foca neste tipo de comportamento no âmbito das companhias aéreas brasileiras, analisando também a cultura brasileira, incluindo a malandragem e o jeitinho brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados entrevistas em profundidade com 20 viajantes frequentes de avião, guiadas pelo uso da técnica projetiva. A análise dos dados indica diferentes opiniões dos entrevistados sobre as reclamações fraudulentas, divergindo entre a aceitação e a rejeição dos comportamentos oportunistas.

Resumo
[en] There are various reasons for consumer complaints, the majority of whichstem from negative consumption experiences. However, there exists a group of individuals who lodge complaints with the company without necessarily being dissatisfied, thereby generating what are known as fraudulent complaints.Fraudulent complaints occur when the consumer s objective is to obtain some monetary or social gain at the expense of the company. Despite the importance of this subject, few studies have been conducted on it in Brazil. The present study focuses on this type of behavior within the context of Brazilian airlines, while also examining Brazilian culture, including the concepts of malandragem and the jeitinho brasileiro. To that end, a qualitative study was conducted, employingin-depth interviews with 20 frequent air travelers, guided by the use of projective techniques. The data analysis reveals divergent opinions among the interviewees regarding fraudulent complaints, ranging from acceptance to rejection of opportunistic behaviors.

Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA

Banca
ISABELA CARVALHO DE MORAIS

Catalogação
2025-06-03

Apresentação
2025-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70717


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