Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EU NÃO SOU UMA POETA, SOU APENAS UMA MULHER: CRIAÇÃO E NEGOCIAÇÕES NA FILMOGRAFIA DE GRETA GERWIG

Título
[en] I M NOT A POET, I M JUST A WOMAN: CREATION AND NEGOTIATIONS IN GRETA GERWIG S FILMOGRAPHY

Autor
[pt] LUANA VICENTINA PEREIRA SOUZA

Vocabulário
[pt] FEMINISMO

Vocabulário
[pt] PRAZER FEMININO

Vocabulário
[pt] CINEMA HOLLYWOODIANO

Vocabulário
[pt] GRETA GERWIG

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] FEMINISM

Vocabulário
[en] FEMALE PLEASURE

Vocabulário
[en] HOLLYWOOD CINEMA

Vocabulário
[en] GRETA GERWIG

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as transformações no campo audiovisual cinematográfico hollywoodiano contemporâneo em relação a presença e legitimação de mulheres na direção e criação de narrativas ficcionais femininas. Como objeto do estudo, discutiu-se a filmografia da diretora e roteirista norte-americana Greta Gerwig. A pesquisa se divide em três capítulos que exploram a vida e obra de Gerwig, a constituição de seu estilo ou marca autoral, o histórico da presença de diretoras mulheres nas principais premiações do setor, as mudanças na representação feminina na cultura de massa ao longo do tempo, os aspectos e marcadores sociais que diferenciam criações femininas, e uma análise dos três primeiros filmes assinados por Gerwig, sendo eles Lady Bird: A Hora de Voar (2017), Adoráveis Mulheres (2019) e Barbie (2023). O trabalho parte da hipótese de que há uma disputa por espaço no cinema hollywoodiano em relação à presença de mulheres na direção, e que, além disso, para contar histórias que abarquem a experiência feminina, tais diretoras precisam realizar negociações narrativas, de modo que suas obras sejam concretizadas dentro dos parâmetros mercadológicos, mas que também provoquem reflexões no público quanto a condição da mulher no contexto patriarcal. Uma das conclusões da pesquisa é que Greta Gerwig - nome importante no cinema de Hollywood - vem obtendo êxito a partir dessas manobras e negociações por valorizar o prazer de sua audiência, ou seja, o gozo feminino na experiência espectatorial. O estudo se mostra pertinente ao campo da Comunicação Social na medida em que propõe uma análise tanto material quanto subjetiva sobre a presença e criação feminina no audiovisual.

Resumo
[en] The objective of this research is to reflect on the transformations in thecontemporary Hollywood cinematographic audiovisual field in relation to thepresence and legitimization of women in the direction and creation of femalefictional narratives. As an object of study, the filmography of American directorand screenwriter Greta Gerwig was discussed. The research is divided into threechapters that explore Gerwig s life and work, the constitution of her style orauthorial brand, the history of the presence of female directors in the sector s mainawards, the changes in female representation in mass culture over time, theaspects and social markers that differentiate female creations, and an analysis ofthe first three films signed by Gerwig, namely Lady Bird (2017), Little Women(2019) and Barbie (2023). The work is based on the hypothesis that there is adispute for space in Hollywood cinema in relation to the presence of women indirection. In addition, to tell stories that encompass the female experience, suchdirectors need to carry out narrative negotiations, so that their works areimplemented within marketing parameters, but also provoke reflections in thepublic regarding the condition of women in the patriarchal context. One of theconclusions of the research is that Greta Gerwig - an important name inHollywood cinema - has been successful through these maneuvers andnegotiations by valuing the pleasure of her audience, that is, female enjoyment inthe spectatorship experience. The study is relevant to the field of SocialCommunication in that it proposes both a material and subjective analysis of thefemale presence and creation in audiovisual.

Orientador(es)
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
MARIA CAROLINA EL-HUAIK DE MEDEIROS

Catalogação
2025-05-30

Apresentação
2025-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70702


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF