Título
[pt] DIÁLOGOS MULTIMODAIS ENTRE DESIGN E MEDICINA: UMA SEMIOLOGIA DA REALIDADE
Título
[en] MULTIMODAL DIALOGUES BETWEEN DESIGN AND MEDICINE: A SEMIOLOGY OF REALITY
Autor
[pt] EDUARDO FIGUEIRA E SILVA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Vocabulário
[pt] MEDICINA
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS
Vocabulário
[en] MEDICINE
Resumo
[pt] Esta pesquisa surgiu na tensão inquietante de dialogar e produzir sentidos. Assim,
jogou-se em um campo, pelo menos a princípio, alheio a linguagem no que entendeu ser
oportunidade para estudo dos multimodos. Compreendendo-os como relações dos sentidos para
construção de sentido; na consideração de suas propriedades ideológicas; ao vislumbrar a
necessidade de articular o que é desarticulado. Então formulou o objetivo: Propor reflexão
acerca do design enquanto processo que articula a multimodalidade nos códigos da realidade e
constrói o sentido na instituição de ensino de Medicina que lhe serviu como campo. O que é
de relevância para propor novas visões sobre as produções materiais que produzem sentido,
promovendo reflexão no campo do Design e da Medicina. Utilizou metodologia com base em
Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait, 2005) e propôs diálogos entre autores e
conceitos, destacando-se Pasolini, Flusser e Bakhtin. Desenvolveu metodologia de análise em
espiral, que considera o enunciado e o contexto enunciativo. Concluiu que os códigos da
realidade articulam, em sinestesia e tradução, os modos e objetivos das aulas de medicina e que
os estudantes de medicina produzem designs plurais, respondendo ao gênero, de tal maneira
que o sentido e a ideologia respondem ao conteúdo temático. Desta forma, a leitura do mundo,
depende da leitura dos designs. Todo ato é responsável e responsivo, tendo consequência, logo,
é ideológico. Neste sentido, converge a Medicina e o Design que: ler o mundo é escrever vidas.
Resumo
[en] This research arose in the unsettling tension of dialoguing and producing meanings.
Thus, he threw himself into a field, at least at first, alien to language in what he understood to
be an opportunity to study multimodes. Understanding them as sense relationships for the
construction of meaning; in the consideration of its ideological properties; by envisioning the
need to articulate what is inarticulate. Then he formulated the objective: To propose reflection
on design as a process that articulates multimodality in the codes of reality and builds meaning
in the medical teaching institution that served as its field. This is relevant to propose new views
on material productions that produce meaning, promoting reflection in the field of Design and
Medicine. It used a methodology based on Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait,
2005) and proposed dialogues between authors and concepts, highlighting Pasolini, Flusser and
Bakhtin. Developed a spiral analysis methodology, which considers the statement and the
enunciative context. He concluded that the codes of reality articulate, in synesthesia and
translation, the modes and objectives of medical classes and that medical students produce
plural designs, responding to the genre, in such a way that the meaning and ideology respond
to the thematic content. In this way, the reading of the world depends on the reading of the
designs. Every act is responsible and responsive, having consequences, therefore, it is
ideological. In this sense, Medicine and Design converge that: reading the world is writing
lives.
Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Banca
RODRIGO NETO FERREIRA
Catalogação
2025-05-29
Apresentação
2025-03-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70686
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF