Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DIÁLOGOS MULTIMODAIS ENTRE DESIGN E MEDICINA: UMA SEMIOLOGIA DA REALIDADE

Título
[en] MULTIMODAL DIALOGUES BETWEEN DESIGN AND MEDICINE: A SEMIOLOGY OF REALITY

Autor
[pt] EDUARDO FIGUEIRA E SILVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS

Vocabulário
[pt] MEDICINA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS

Vocabulário
[en] MEDICINE

Resumo
[pt] Esta pesquisa surgiu na tensão inquietante de dialogar e produzir sentidos. Assim, jogou-se em um campo, pelo menos a princípio, alheio a linguagem no que entendeu ser oportunidade para estudo dos multimodos. Compreendendo-os como relações dos sentidos para construção de sentido; na consideração de suas propriedades ideológicas; ao vislumbrar a necessidade de articular o que é desarticulado. Então formulou o objetivo: Propor reflexão acerca do design enquanto processo que articula a multimodalidade nos códigos da realidade e constrói o sentido na instituição de ensino de Medicina que lhe serviu como campo. O que é de relevância para propor novas visões sobre as produções materiais que produzem sentido, promovendo reflexão no campo do Design e da Medicina. Utilizou metodologia com base em Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait, 2005) e propôs diálogos entre autores e conceitos, destacando-se Pasolini, Flusser e Bakhtin. Desenvolveu metodologia de análise em espiral, que considera o enunciado e o contexto enunciativo. Concluiu que os códigos da realidade articulam, em sinestesia e tradução, os modos e objetivos das aulas de medicina e que os estudantes de medicina produzem designs plurais, respondendo ao gênero, de tal maneira que o sentido e a ideologia respondem ao conteúdo temático. Desta forma, a leitura do mundo, depende da leitura dos designs. Todo ato é responsável e responsivo, tendo consequência, logo, é ideológico. Neste sentido, converge a Medicina e o Design que: ler o mundo é escrever vidas.

Resumo
[en] This research arose in the unsettling tension of dialoguing and producing meanings. Thus, he threw himself into a field, at least at first, alien to language in what he understood to be an opportunity to study multimodes. Understanding them as sense relationships for the construction of meaning; in the consideration of its ideological properties; by envisioning the need to articulate what is inarticulate. Then he formulated the objective: To propose reflection on design as a process that articulates multimodality in the codes of reality and builds meaning in the medical teaching institution that served as its field. This is relevant to propose new views on material productions that produce meaning, promoting reflection in the field of Design and Medicine. It used a methodology based on Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait, 2005) and proposed dialogues between authors and concepts, highlighting Pasolini, Flusser and Bakhtin. Developed a spiral analysis methodology, which considers the statement and the enunciative context. He concluded that the codes of reality articulate, in synesthesia and translation, the modes and objectives of medical classes and that medical students produce plural designs, responding to the genre, in such a way that the meaning and ideology respond to the thematic content. In this way, the reading of the world depends on the reading of the designs. Every act is responsible and responsive, having consequences, therefore, it is ideological. In this sense, Medicine and Design converge that: reading the world is writing lives.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL

Banca
RODRIGO NETO FERREIRA

Catalogação
2025-05-29

Apresentação
2025-03-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70686


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF