Título
[pt] OFICINAS DE YIDDISH COM CRIANÇAS: UMA ALTERNATIVA DE RESISTÊNCIA?
Título
[en] YIDDISH WORKSHOPS WITH CHILDREN: AN ALTERNATIVE OF RESISTANCE?
Autor
[pt] GISELE BARROS GONZAGA
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] IIDICHE
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[en] RESISTANCE
Vocabulário
[en] YIDDISH
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] MUSIC
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] CHILD
Resumo
[pt] A dissertação teve como objetivo pesquisar narrativas, práticas e interações de
crianças e adultos em uma escola judaica situada no Rio de Janeiro, em Oficinas de
língua, literatura e música Yiddish. As questões centrais se referem às práticas e
interações (línguas, histórias, músicas, brincadeiras) entre crianças e professoras, no
sentido de ouvir, conhecer e analisar o que falam sobre as Oficinas de Yiddish e o que
mostram em suas atividades. As estratégias metodológicas foram: observação das
Oficinas de Yiddish em sete turmas de terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental
da escola. Foram utilizados cadernos de campo, áudio- gravações, e transcrições do
material de campo registrado. A dissertação está organizada em quatro capítulos. O
segundo discorre sobre quatro autores, Hobsbawm, Bauman, Benjamin e Adorno. São
apresentados contextos e conceitos para a compreensão básica teórica sobre
Holocausto e barbárie. No terceiro capítulo, o tema sobre a origem e a história da
formação da língua e da cultura Yiddish é abordado. Neste capítulo é debatida a questão
do Estado e a Língua, e como ocorreu a migração judaica para o Brasil. No capítulo
seguinte, são apresentadas as Oficinas Viver com Yiddish e a entrada no campo, sua
história, estrutura e rotina. No quinto capítulo, as narrativas por meio das observações,
análises, e reflexões sobre as interações e produções nas Oficinas são reveladas. A
partir destas estratégias metodológicas, e das contribuições dos autores, a pesquisa
buscou compreender como as Oficinas realizam em suas práticas o que defendem em
sua proposta como uma alternativa de resistência. Nas considerações finais foi
destacado que as atividades propostas pelas Oficinas são atos intensos de resistência,
portanto estudar Yiddish caminha no fluxo contrário ao apagamento histórico e cultural
da língua. Foram apresentados como resultados chave a dinâmica afetiva e engajadora
das Oficinas, a apropriação crítica da língua, literatura e da história pelas crianças. Foi
observado o uso da música como elo cultural e emocional, e como ocorre a consciência
da memória, identidade, e resistência, além disso constatou-se a compreensão da
natureza transnacional do Yiddish.
Resumo
[en] The aim of this dissertation was to research the narratives, practices and interactions of children and adults at a Jewish school in Rio de Janeiro, in Yiddish language, literature and music workshops. The central questions relate to the practices and interactions (languages, stories, songs, games) between children and teachers, in the sense of listening, getting to know and analysing what the children say about the Yiddish workshops and what the children show in their activities. The methodological strategies were: observation of the Yiddish workshops in seven classes from the third to the fifth year of primary school at the school. Field notebooks, audio recordings and transcriptions of the recorded field material were used. The dissertation is organised into four chapters. The second chapter discusses four authors: Hobsbawm, Bauman, Benjamin and Adorno. Contexts and concepts for a basic theoretical understanding of the Holocaust and barbarism are presented. The third chapter deals with the origin and history of the Yiddish language and culture. This chapter discusses the question of State and language, and how Jewish migration to Brazil took place. The next chapter presents the Viver com Yiddish workshops and the entry into the field, its history, structure and routine. In the fifth chapter, the narratives from the observations, analyses and reflections on the children s interactions and productions in the workshops are revealed. Based on these methodological strategies and the contributions of the authors, the research sought to understand how the workshops realise in practice what they propose as an alternative form of resistance. In the final considerations, it was emphasised that the activities proposed by the workshops are intense acts of resistance, so studying Yiddish goes in the opposite direction to the historical and cultural erasure of the language. The key results were the affective and engaging dynamics of the workshops, the critical appropriation of language, literature and history by the children. The use of music as a cultural and emotional link was observed, as well as the awareness of memory, identity and resistance, and the understanding of the transnational nature of Yiddish.
Orientador(es)
SONIA KRAMER
Banca
SONIA KRAMER
Banca
ALEXANDRA COELHO PENA
Banca
GABRIELA BARRETO DA SILVA SCRAMINGNON
Catalogação
2025-05-26
Apresentação
2025-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70589
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF