Título
[en] ADDRESSING INEQUALITIES AT COLÉGIO PEDRO II: ASPECTS OF POLICY IMPLEMENTATION MANAGEMENT
Título
[pt] ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES NO COLÉGIO PEDRO II: ASPECTOS DA GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS
Autor
[pt] ALESSANDRA FONTES IGLESIAS
Vocabulário
[pt] COLEGIO PEDRO II
Vocabulário
[pt] IMPLEMENTACAO DE POLITICAS
Vocabulário
[pt] GESTAO
Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE EDUCACIONAL
Vocabulário
[en] PEDRO II SCHOOL
Vocabulário
[en] IMPLEMENTATION OF POLICIES
Vocabulário
[en] MANAGEMENT
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL INEQUALITY
Resumo
[pt] A desigualdade educacional ainda é um grande desafio para países como o Brasil, que possuem um atraso histórico na distribuição equitativa das oportunidades educacionais. A presente tese tem como objetivo compreender a gestão da implementação de políticas de enfrentamento das desigualdades educacionais no Colégio Pedro II. Foram considerados os resultados alcançados em
termos de acesso e permanência dos estudantes que ingressam por meio destas políticas e analisadas as ações desenvolvidas pela gestão da instituição para apoiar a permanência e o sucesso escolar dos estudantes com diferentes condições em termos de origem socioeconômica, raça/cor, moradia, escolarização anterior e culturais, com vistas à superação das desigualdades educacionais. Tivemos como ponto de partida a seguinte questão norteadora: Quais ações e estratégias as equipes
que compõem a direção escolar em cada campus do Colégio Pedro II adotam para garantir que os seus estudantes tenham além do acesso, sucesso acadêmico em sua trajetória escolar neste Colégio público de prestígio? A análise se desenvolve em
interlocução com a literatura sobre gestão escolar, implementação de políticas públicas e os estudos sobre desigualdades educacionais. Do ponto de vista metodológico, foram estudadas duas unidades do Colégio Pedro II, instituição federal de educação básica localizada no Estado do Rio de Janeiro, numa abordagem qualitativa. A pesquisa sustentou-se numa análise documental do
material disponível no site institucional, complementada por entrevistas semiestruturadas com diversos agentes implementadores que compõem a equipe de gestão escolar em cada unidade selecionada. Os resultados apontaram que os alunos, inclusive os que se beneficiam de políticas públicas de democratização do acesso à escola, podem ser considerados, em certa medida, bastante selecionados, dadas às dificuldades do processo de seleção por concurso público e mesmo por sorteio. Ainda assim, persistem desigualdades sociais que se traduzem por vezes em desigualdades educacionais, frente as quais a gestão escolar se vê desafiada a implementar políticas de inclusão e assistência para garantir a permanência escolar bem-sucedida de todos os alunos. A análise em tela aponta que a democratização do acesso a uma escola pública de qualidade ainda enfrenta desafios significativos
- em particular para as equipes gestoras - para garantir o sucesso escolar de todos os alunos.
Resumo
[en] Educational inequality is still a major challenge for countries like Brazil, which have historically lagged behind in the equitable distribution of educational opportunities. This thesis aims to understand the management of the implementation of policies to tackle educational inequalities at Colégio Pedro II. The results achieved in terms of access and permanence of students who enter through these policies were considered and the actions developed by the institution s management to support the permanence and academic success of students with different conditions in terms of socioeconomic origin, race/color, housing, previous schooling and cultural background were analyzed, seeking to overcome educational inequalities. Our starting point was the following guiding question: What actions and strategies do the school management teams at each campus of Colégio Pedro II adopt to ensure that their students not only have access, but also academic success
in their school trajectory at this prestigious public school? The analysis is developed in dialogue with the literature on school management, implementation of public policies and studies on educational inequalities. From a methodological point of view, two units of Colégio Pedro II, a federal basic education institution located in the state of Rio de Janeiro, were studied using a qualitative approach. The research was based on a documentary analysis of the material available on the institutional website, complemented by semi-structured interviews with various implementing agents who compose the school management team in each selected unit. The results showed that students, including those who benefit from public policies aimed at democratizing access to the school, can be considered, to a certain extent, to be quite selected, given the difficulties of the selection process by public exams and even by lottery. Even so, social inequalities persist and sometimes translate into educational inequalities, and the school management is challenged to implement inclusion and assistance policies to ensure that all students remain in school successfully. This analysis shows that the democratization of access to a quality public school still faces significant challenges - particularly for the management
teams - to ensure the success of all students in school.
Orientador(es)
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Coorientador(es)
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Banca
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS
Banca
KARINA CARRASQUEIRA LOPES
Banca
RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE
Catalogação
2025-05-21
Apresentação
2025-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70511@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70511@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70511
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF