Título
[en] GREY INTERVALS: OSWALDO GOELDI AND THE FRAGMENTS OF ANOTHER MODERNITY IN BRAZIL
Título
[pt] INTERVALOS CINZAS: OSWALDO GOELDI E OS FRAGMENTOS DE OUTRA MODERNIDADE NO BRASIL
Autor
[pt] MARCOS FERREIRA VILELA
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] OSWALDO GOELDI
Vocabulário
[pt] VANGUARDA
Vocabulário
[pt] ARTE BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] OSWALDO GOELDI
Vocabulário
[en] VANGUARDS
Vocabulário
[en] BRAZILIAN ART
Vocabulário
[en] MODERNISM
Resumo
[pt] A partir de um ponto de vista anacrônico, isto é, de um posicionamento assumido no presente, a tese propõe uma leitura da obra do gravador suíço-brasileiro Oswaldo Goeldi (1895-1961). Tal partido é tomado, contudo, a fim de localizar, primeiro, qual seria atualmente o tema pertinente para justificar um estudo da obra de Goeldi e, depois, rastrear o mesmo tema ao contexto histórico de sua fatura, no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1950. Com o tema localizado tanto na apropriação artística quanto na recepção crítica mais recente da obra de Goeldi, a saber, a falência do projeto moderno reconhecido como uma progressão no tempo histórico compreendida como modernidade, o intuito é entender, assim, a consolidação da consciência histórica dessa falência. O estudo da obra de Goeldi ocorre, assim, frente a contextos distintos a fim de que o tema seja divisado como uma semântica que lhe seria interior e que, identificada, percorre o entendimento da própria história do Brasil. No primeiro, na década de 30, a própria semântica da obra de Goeldi é descoberta com a sua configuração formal relacionada à sua descendência paterna
frente ao naturalista suíço Emil August Goldi (1859-1917). Goldi promove, ainda, especulações sobre o embate entre história e natureza no Brasil, tal qual fazia o naturalista bávaro Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868). Martius, em uma biologia praticada com o uso de imagens e textos, considerava que a modernidade no Brasil estava fadada ao fracasso pelo retorno insidioso da natureza que impedia a consecução da história, elaborando, assim, a semântica transmitida à obra de Goeldi. No segundo, novamente na década de 1930, a recepção crítica à obra de Goeldi é relacionada às discussões entre os poetas e escritores Mário de Andrade (1893-1945) e Ronald de Carvalho (1893-1935). Andrade e Carvalho, ao longo da década, discutiram sobre qual o direcionamento que a história do Brasil deveria seguir, o que determinou os próprios conceitos de moderno e modernidade que avançavam, respectivamente, como decadência futura ou glória decaída. No terceiro, na década de 1950, a recepção crítica à obra de Goeldi é relacionada às discussões dos críticos Mário Pedrosa (1900-1981), Flávio de Aquino (1919-1987) e do poeta e crítico Ferreira Gullar (1930-2016). Pedrosa, Aquino e Gullar se envolveram em um projeto de vanguarda que asseveraria a constatação da falência da modernidade no Brasil, o que os levou a esgrimirem com a obra de Goeldi a fim de
propor, a partir dela, uma arte brasileira a par fatualmente com o tempo histórico. A leitura da obra de Goeldi, assim, é efetivada indiretamente a fim de que uma apreciação contemporânea dela, com os subsídios do seu próprio tempo, seja possível.
Resumo
[en] From an anachronistic point of view, that is, from a position assumed in the present, the thesis proposes a reading of the work of the Swiss-Brazilian engraver Oswaldo Goeldi (1895-1961). This approach is taken, however, in order to first locate what would be a current, relevant theme to justify a study of Goeldi s work and, then, to retrace the same theme to the historical context of its creation, in Brazil, between the 1930s and 1950s. With the theme located both in the artistic appropriation and in the most recent critical reception of Goeldi s work, namely, the failure of the modern project acknowledged as a progression in historical time understood as modernity, the aim is to understand, thus, the consolidation of the historical consciousness of this failure. The study of Goeldi s work occurs, therefore, in the face of distinct contexts so that the theme can be seen as a semantics that would be internal to it and that, once identified, runs through the understanding of the history of Brazil itself. In the first, in the 1930s, the semantics of Goeldi s work itself is discovered with its formal configuration related to his paternal descent from the Swiss naturalist Emil August Goldi (1859-1917). Goldi still promotes speculations about the clash between history and nature in Brazil, just as the Bavarian naturalist Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868). Martius, in a biology practiced
with the use of images and texts, considered that modernity in Brazil was doomed to failure due to the insidious return of nature that prevented the achievement of history, thus elaborating the semantics transmitted to Goeldi s work. In the second, again in the 1930s, the critical reception of Goeldi s work is related to the discussions between the poets and writers Mário de Andrade (1893-1945) and Ronald de Carvalho (1893-1935). Andrade and Carvalho, throughout the decade, discussed what direction the history of Brazil should follow, which determined the very concepts of modern and modernity that they advanced, respectively, as future decay or decayed glory. In the third, in the 1950s, the critical reception of Goeldi s work is related to the discussions of critics Mário Pedrosa (1900-1981), Flávio de Aquino (1919-1987) and the poet and critic Ferreira Gullar (1930-2016). Pedrosa, Aquino and Gullar were involved in an avant-garde project that would assert the failure of modernity in Brazil, which led them to use Goeldi s work in order to
propose, based on it, a Brazilian art factually on par with the historical time. The reading of Goeldi s work, therefore, is carried out indirectly so that a contemporary appreciation of it, with the subsidies of its own time, is made possible.
Orientador(es)
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Banca
GLAUCIA KRUSE VILLAS BOAS
Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Banca
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Banca
FELIPE SCOVINO GOMES LIMA
Catalogação
2025-05-16
Apresentação
2025-02-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70466@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70466@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70466
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF