Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO DE POSTOS DE RECARGA RODOVIÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA COM APLICAÇÃO DO VPL-ESTOCÁSTICO E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO

Título
[en] EVALUATION OF ROADSIDE CHARGING STATIONS IN BRAZIL: AN ECONOMICFINANCIAL FEASIBILITY ANALYSIS USING STOCHASTIC NPV

Autor
[pt] LEONARDO POUBEL GLEICH

Vocabulário
[pt] SIMULACAO MONTE CARLO

Vocabulário
[pt] VALOR PRESENTE LIQUIDO ESTOCASTICO

Vocabulário
[pt] INFRAESTRUTURA DE RECARGA

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE ELETRICA

Vocabulário
[pt] VEICULO ELETRICO

Vocabulário
[en] MONTE CARLO SIMULATION

Vocabulário
[en] STOCHASTIC NET PRESENT VALUE

Vocabulário
[en] RECHARGE INFRASTRUCTURE

Vocabulário
[en] ELETRIC MOBILITY

Vocabulário
[en] ELECTRIC VEHICLE

Resumo
[pt] Diversos aspectos evidenciam o irrompimento da eletromobilidade e a substituição progressiva dos veículos a combustão por elétricos. Um fator fundamental para a proliferação do uso desses veículos é a disponibilidade de pontos de recarga, especialmente em rodovias. Diante desse quadro, torna-se relevante discutir a avaliação de empreendimentos em postos de recarga no Brasil e, em particular, como modelar a expectativa de receita diante de possíveis cenários futuros. Este estudo avalia a viabilidade econômico-financeira da instalação de postos de recarga em rodovias, considerando peculiaridades e perspectivas futuras do mercado brasileiro. São propostas duas abordagens: o cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), estimado a partir de fluxos de caixa esperados, e o VPL Estocástico (VPL-E), obtido por simulações estocásticas dos fluxos de caixa futuros. Para demonstrar essa metodologia, apresenta-se um estudo de caso hipotético da implementação de um posto de recarga na BR-116, que liga o estado do Rio de Janeiro a São Paulo. Os resultados identificam fatores críticos que impactam a viabilidade dos investimentos, fornecendo subsídios para decisões estratégicas na expansão da mobilidade elétrica. O estudo contribui para a literatura ao explorar a aplicação de métodos probabilísticos no planejamento de infraestrutura em mercados incertos e em desenvolvimento. A pesquisa demonstra que a instalação do posto de recarga apresenta um VPL de 232.163,28 reais, e a mediana do VPL-E é de 224.571,95 reais, evidenciando redução nos retornos esperados quando incertezas antes ignoradas são consideradas, com 15,91 por cento de probabilidade de o VPL-E ser menor ou igual a zero.

Resumo
[en] Several aspects highlight the emergence of electromobility and the progressive replacement of combustion-powered vehicles with electric ones. A key factor in the proliferation of these vehicles is the availability of charging stations, especially along highways. Given this scenario, it becomes relevant to discuss the assessment of charging station ventures in Brazil and how to model revenue expectations considering possible future scenarios. This study evaluates the economic and financial feasibility of installing highway charging stations, considering the peculiarities and future perspectives of the Brazilian market. Two approaches are proposed: the calculation of the Net Present Value (NPV), estimated based on expected cash flows, and the Stochastic NPV (NPV-E), obtained through stochastic simulations of future cash flows. To demonstrate this methodology, a hypothetical case study is presented on the implementation of a charging station along the BR-116 highway, which connects the state of Rio de Janeiro to São Paulo. The results identify critical factors that impact investment feasibility, providing insights into strategic decision-making in the expansion of electric mobility. The study contributes to literature by exploring the application of probabilistic methods in infrastructure planning within uncertain and developing markets. The research shows that the installation of the charging station presents an NPV of 232,163.28 reais, while the median NPV-E is 224,571.95 reais, highlighting a reduction in expected returns when previously ignored uncertainties are considered, with a 15.91 per cent probability that the NPV-E will be less than or equal to zero.

Orientador(es)
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO

Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
LUIZ DE MAGALHAES OZORIO

Banca
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO

Banca
JOSE LUIZ NIEMEYER DOS SANTOS FILHO

Catalogação
2025-05-14

Apresentação
2025-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70443


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