Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BILINGUAL TEACHER OF THE DEAF: FORMATIVE PATHS

Título
[pt] PROFESSOR BILÍNGUE DE SURDOS: PERCURSOS FORMATIVOS

Autor
[pt] PATRICIA DA COSTA MENEZES MIRANDA

Vocabulário
[pt] BILINGUISMO

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES DE SURDOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO BILINGUE

Vocabulário
[en] BI-LINGUISTICS

Vocabulário
[en] INTERCULTURALITY

Vocabulário
[en] TEACHERS TRAINING FOR THE DEAF

Vocabulário
[en] BILINGUAL EDUCATION

Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo compreender o percurso formativo do professor ouvinte e surdo bilíngue dos anos iniciais, em busca de conhecer os caminhos constitutivos que envolvem o processo dessa formação, ou seja, perceber as ações práticas de formação que os professores realizam para lecionar com alunos surdos. Toma-se como ponto inicial os saberes práticos e as experiências que permeiam essa formação docente a partir dos objetivos específicos: a) identificar o perfil do professor que atua na educação de surdos; b) verificar se há diferentes concepções de professor na educação de surdos; c) reconhecer práticas pedagógicas consideradas próprias à educação bilíngue e como se situam em relação às diferenças culturais, d) analisar as interrelações entre educação de surdos, interculturalidade e bilinguismo. Assim, ancorados pela perspectiva do bilinguismo (Kubaski, 2009) na educação de surdos, procurou-se descobrir de que forma a formação desses professores está em sincronia com uma educação voltada ao reconhecimento das diferenças. Diferenças essas trabalhadas a partir da perspectiva da interculturalidade (Candau, 2011, 2014 e 2016; Walsh, 2009), voltadas para olhar para construção dessa formação, valorizando a diferença cultural nesse processo, compreendendo que o surdo é um sujeito histórico-cultural de minoria linguística que, durante muito tempo, foi excluído do cenário da Educação Brasileira. Dialoga-se com a formação do professor bilíngue de surdos e com o conceito do Desenvolvimento Profissional Docente (Nóvoa, 2022; Garcia, 2009), observando que as experiências práticas de formação de professor de surdos tencionam um processo de formação em serviço pontuando um movimento de construção formativa respaldado no exercício prático da profissão. Como metodologia de trabalho, foram utilizados os depoimentos oriundos das entrevistas realizadas com os professores ouvintes e surdos que atuam com sujeitos surdos, possibilitando uma série de ações: identificar a formação acadêmica, analisar as experiências práticas no ensino de surdos, compreender a concepção de bilinguismo que circula nesse processo de formação, bem como as estratégias de ensino desenvolvidas que constituem a prática pedagógica do tornar-se professor bilíngue de surdos. Como resultado, percebemos que não conseguimos definir um espaço específico de formação de professores de surdos, e sim compreender que esse movimento se constituiu em um processo contínuo de formação mediada pelas experiências e práticas pedagógicas construídas na relação com o outro e o espaço escolar. Esta tese se encerra mostrando caminhos possíveis de formação, evidenciando exemplos de trajetórias formativas que consolidaram o percurso dos professores bilíngues de surdos. Salienta-se os surdos como protagonistas do processo de educação bilíngue, para ter acesso ao conhecimento de forma significativa com respeito a sua identidade cultural.

Resumo
[en] This thesis aims to understand the formative path of the hearing and deaf bilingual teacher in the early years, in search of knowing the constitutive paths that involve the process of this training, that is, to perceive the practical training actions that teachers carry out to teach with deaf students. The starting point is the practical knowledge and experiences that permeate this teacher training from the specific objectives: a) to identify the profile of the teacher who works in the education of the deaf; b) to verify whether there are different conceptions of teacher in the education of the deaf; c) recognize pedagogical practices considered proper to bilingual education and how they are situated in relation to cultural differences, d) analyze the interrelations between education of the deaf, interculturality and bilingualism. Thus, anchored by the perspective of bilingualism (Kubaski, 2009) in the education of the deaf, we sought to discover how the training of these teachers is in synch with an education focused on the recognition of differences. These differences are worked from the perspective of interculturality (Candau, 2011, 2014 and 2016; Walsh, 2009) aimed at looking at the construction of this formation valuing the cultural difference in this process, understanding that the deaf is a historical-cultural subject of linguistic minority that for a long time was excluded from the scenario of Brazilian Education. The training of bilingual teachers of the deaf is dialogued with the concept of Teacher Professional Development (Nóvoa, 2022; Garcia, 2009) observing that the practical experiences of teacher training for the deaf stress a process of in-service training, punctuating a movement of formative construction supported by the practical exercise of the profession. As a work methodology, the testimonies from the interviews carried out with hearing and deaf teachers who work with deaf subjects were used, which enabled a series of actions: to identify the academic background, to analyze the practical experiences in the teaching of the deaf, to understand the conception of bilingualism that circulates in this training process, as well as the teaching strategies developed that constitute the pedagogical practice of becoming a bilingual teacher of the deaf. As a result, we realized that we were not able to define a specific space for the training of teachers of the deaf, but to understand that this movement constituted a continuous process of training mediated by practical pedagogical experiences built in the relationship with the other and the school space. This thesis closes by showing possible paths of formation, evidencing examples of formative trajectories that consolidated the path of bilingual teachers of the deaf. The deaf are highlighted as protagonists of the bilingual education process, to have access to knowledge in a meaningful way in respect to their cultural identity.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
YRLLA RIBEIRO DE OLIVEIRA CARNEIRO DA SILVA

Banca
CELESTE AZULAY KELMAN

Catalogação
2025-05-14

Apresentação
2025-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70439


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF