Título
[en] BILINGUAL TEACHER OF THE DEAF: FORMATIVE PATHS
Título
[pt] PROFESSOR BILÍNGUE DE SURDOS: PERCURSOS FORMATIVOS
Autor
[pt] PATRICIA DA COSTA MENEZES MIRANDA
Vocabulário
[pt] BILINGUISMO
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES DE SURDOS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO BILINGUE
Vocabulário
[en] BI-LINGUISTICS
Vocabulário
[en] INTERCULTURALITY
Vocabulário
[en] TEACHERS TRAINING FOR THE DEAF
Vocabulário
[en] BILINGUAL EDUCATION
Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo compreender o percurso formativo do professor ouvinte e surdo bilíngue dos anos iniciais, em busca de conhecer os caminhos constitutivos que envolvem o processo dessa formação, ou seja, perceber as ações práticas de formação que os professores realizam para lecionar com alunos surdos. Toma-se como ponto inicial os saberes práticos e as experiências que permeiam essa formação docente a partir dos objetivos específicos: a) identificar o perfil do professor que atua na educação de surdos; b) verificar se há diferentes concepções de professor na educação de surdos; c) reconhecer práticas pedagógicas consideradas próprias à educação bilíngue e como se situam em relação às diferenças culturais, d) analisar as interrelações entre educação de surdos, interculturalidade e bilinguismo. Assim, ancorados pela perspectiva do bilinguismo (Kubaski, 2009) na educação de surdos, procurou-se descobrir de que forma a formação desses professores está em sincronia com uma educação voltada ao reconhecimento das diferenças. Diferenças essas trabalhadas a partir da perspectiva da interculturalidade (Candau, 2011, 2014 e 2016; Walsh, 2009), voltadas para olhar para construção dessa formação, valorizando a diferença cultural nesse
processo, compreendendo que o surdo é um sujeito histórico-cultural de minoria linguística que, durante muito tempo, foi excluído do cenário da Educação Brasileira. Dialoga-se com a formação do professor bilíngue de surdos e com o conceito do Desenvolvimento Profissional Docente (Nóvoa, 2022; Garcia, 2009), observando que as experiências práticas de formação de professor de surdos tencionam um processo de formação em serviço pontuando um movimento de construção formativa respaldado no exercício prático da profissão. Como metodologia de trabalho, foram utilizados os depoimentos oriundos das entrevistas realizadas com os professores ouvintes e surdos que atuam com sujeitos surdos, possibilitando uma série de ações: identificar a formação acadêmica, analisar as experiências práticas no ensino de surdos, compreender a concepção de bilinguismo que circula nesse processo de formação, bem como as estratégias de ensino desenvolvidas que constituem a prática pedagógica do tornar-se professor bilíngue de surdos. Como resultado, percebemos que não conseguimos definir um espaço específico de formação de professores de surdos, e sim compreender que esse movimento se constituiu em um processo contínuo de formação mediada pelas experiências e práticas pedagógicas construídas na relação com o outro e o espaço escolar. Esta tese se encerra mostrando caminhos possíveis de formação, evidenciando exemplos de trajetórias formativas que consolidaram o percurso dos
professores bilíngues de surdos. Salienta-se os surdos como protagonistas do processo de educação bilíngue, para ter acesso ao conhecimento de forma significativa com respeito a sua identidade cultural.
Resumo
[en] This thesis aims to understand the formative path of the hearing and deaf
bilingual teacher in the early years, in search of knowing the constitutive paths that
involve the process of this training, that is, to perceive the practical training actions
that teachers carry out to teach with deaf students. The starting point is the practical
knowledge and experiences that permeate this teacher training from the specific
objectives: a) to identify the profile of the teacher who works in the education of
the deaf; b) to verify whether there are different conceptions of teacher in the
education of the deaf; c) recognize pedagogical practices considered proper to
bilingual education and how they are situated in relation to cultural differences, d)
analyze the interrelations between education of the deaf, interculturality and
bilingualism. Thus, anchored by the perspective of bilingualism (Kubaski, 2009) in
the education of the deaf, we sought to discover how the training of these teachers
is in synch with an education focused on the recognition of differences. These
differences are worked from the perspective of interculturality (Candau, 2011, 2014
and 2016; Walsh, 2009) aimed at looking at the construction of this formation
valuing the cultural difference in this process, understanding that the deaf is a
historical-cultural subject of linguistic minority that for a long time was excluded
from the scenario of Brazilian Education. The training of bilingual teachers of the
deaf is dialogued with the concept of Teacher Professional Development (Nóvoa,
2022; Garcia, 2009) observing that the practical experiences of teacher training for
the deaf stress a process of in-service training, punctuating a movement of
formative construction supported by the practical exercise of the profession. As a
work methodology, the testimonies from the interviews carried out with hearing
and deaf teachers who work with deaf subjects were used, which enabled a series
of actions: to identify the academic background, to analyze the practical
experiences in the teaching of the deaf, to understand the conception of bilingualism
that circulates in this training process, as well as the teaching strategies developed
that constitute the pedagogical practice of becoming a bilingual teacher of the deaf.
As a result, we realized that we were not able to define a specific space for the
training of teachers of the deaf, but to understand that this movement constituted a
continuous process of training mediated by practical pedagogical experiences built
in the relationship with the other and the school space. This thesis closes by showing
possible paths of formation, evidencing examples of formative trajectories that
consolidated the path of bilingual teachers of the deaf. The deaf are highlighted as
protagonists of the bilingual education process, to have access to knowledge in a
meaningful way in respect to their cultural identity.
Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
YRLLA RIBEIRO DE OLIVEIRA CARNEIRO DA SILVA
Banca
CELESTE AZULAY KELMAN
Catalogação
2025-05-14
Apresentação
2025-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70439
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF