Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O USO DO MITO EM QUADRINHOS E CHARGES FEMINISTAS BRASILEIRAS

Título
[en] USE OF MYTH IN BRAZILIAN FEMINIST COMICS AND CARTOONS

Autor
[pt] KATHARINA ALICE RANEFELD

Vocabulário
[pt] ESTEREOTIPO

Vocabulário
[pt] PERSONAGEM FEMININO

Vocabulário
[pt] QUADRINHO

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[en] STEREOTYPE

Vocabulário
[en] FEMININE CHARACTER

Vocabulário
[en] COMIC STRIP

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Vocabulário
[en] GENDER

Resumo
[pt] Esta dissertação examina a interseção entre mito, feminismo e quadrinhos no Brasil, explorando como os mitos sobre as mulheres são construídos, perpetuados e desafiados por meio da narrativa visual. Aplicando a abordagem semiológica de Roland Barthes ao mito, este estudo identifica temas recorrentes relacionados à beleza, corpo, sexualidade, maternidade e saúde mental nos quadrinhos e cartuns feministas. A pesquisa é conduzida por meio de uma combinação de análise visual e investigação baseada na prática, utilizando exemplos de cartunistas feministas brasileiras proeminentes, bem como a própria prática artística da autora. O estudo traça o desenvolvimento histórico dos quadrinhos feministas, desde as primeiras caricaturas políticas até os webcomics contemporâneos, destacando os desafios e conquistas das cartunistas no Brasil. Além disso, aborda o contexto sociopolítico mais amplo em que esses quadrinhos são produzidos, considerando questões de gênero, raça e representação. Ao analisar a linguagem visual e os símbolos recorrentes nos quadrinhos feministas brasileiros contemporâneos, esta dissertação revela como esses quadrinhos ressignificam mitos tradicionais, transformando os em ferramentas de resistência e empoderamento. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão dos quadrinhos como uma forma de discurso feminista e ativismo artístico. Demonstra como as narrativas visuais servem não apenas como reflexo das lutas sociais, mas também como meio de reescrita das ideologias dominantes.

Resumo
[en] This thesis examines the intersection of myth, feminism, and comics in Brazil, exploring how myths about women are constructed, perpetuated, and challenged through visual storytelling. By applying Roland Barthes semiological approach to myth, this study identifies recurring themes related to beauty, body, sexuality, motherhood, and mental health in feminist comics and cartoons. The research is conducted through a combination of visual analysis and practice-led inquiry, using examples from prominent Brazilian feminist cartoonists, as well as the author s own artistic practice. The study traces the historical development of feminist comics, from early political caricatures to contemporary webcomics, highlighting the challenges and achievements of female cartoonists in Brazil. It also addresses the broader socio-political context in which these comics are created, considering issues of gender, race, and representation. By analyzing visual language and recurring symbols in contemporary Brazilian feminist comics, this thesis reveals how feminist comics re-signify traditional myths, transforming them into tools of resistance and empowerment. Ultimately, this research contributes to the understanding of comics as a form of feminist discourse and artistic activism. It demonstrates how visual narratives serve not only as reflections of societal struggles but also as means of rewriting dominant ideologies.

Orientador(es)
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Coorientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
CARLOS GUILHERME MACE ALTMAYER

Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Catalogação
2025-05-14

Apresentação
2025-04-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70437


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF