Título
[en] BELIEFS IN TEACHING NARRATIVES: SOCIOCONSTRUCTION OF THE DISCOURSE ON THE ADOPTION OF TECHNOLOGY DURING THE PANDEMIC
Título
[pt] CRENÇAS EM NARRATIVAS DOCENTES: SOCIOCONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA NA PANDEMIA
Autor
[pt] JANINE SANTOS ALVES BARBOSA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] PANDEMIA
Vocabulário
[pt] CONTEXTO PEDAGOGICO
Vocabulário
[pt] CRENCA
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] ASSESSMENT
Vocabulário
[en] PANDEMIC
Vocabulário
[en] BELIEF
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Resumo
[pt] Pandemia e tecnologia são os dois temas norteadores desta pesquisa. Nascido de uma busca
pessoal por entendimentos sobre a adoção do digital no ambiente pedagógico, este estudo
tem por objetivo geral refletir sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula em um
momento no qual o uso ou não deste componente não foi mais uma questão de escolha. As
três professoras colaboradoras, assim como eu, no papel de pesquisadora e praticante
(Hanks, 2017), éramos regentes de turma nos contextos público e/ou privado de ensino
quando a pandemia começou em 2020. As Conversas Exploratórias (Miller, 2001, 2010;
Nunes, 2022) compartilhadas foram o campo de busca por outros entendimentos
materializados em nossas histórias de docência na pandemia. Essa reflexão objetiva
especificamente compreender a emergência dessas narrativas em nossas conversas, refletir
sobre como nossas crenças sobre o uso da tecnologia digital se manifestaram
avaliativamente em nossos discursos e o que foi ser professora em um momento tão
desafiador e marcante de nossas vidas (Linde, 1993). O estudo de natureza qualitativainterpretativista (Denzin & Lincoln, 2006) e alinhado ao paradigma da Linguística
Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) busca por entendimentos gerados da
análise dos discursos socioconstruídos nas nossas interações. O arcabouço teórico se
sustenta sob três pilares: narrativas, crenças e avaliação. As narrativas (Bastos; 2008;
Bastos e Biar; 2015) compartilhadas por mim e pelas professoras ao recontar e
reinterpretar os eventos pandêmicos nos nossos contextos docentes (Bruner, 2004; Mishler,
2002) apresentam elementos de histórias de vida (Linde, 1993) e se mostram um campo
propício para que crenças (Barcelos, 2006; 2007; Nespor, 1987) em relação ao uso do
digital em sala de aula emerjam e se manifestem avaliativamente (Martin e White, 2005;
Cortazzi e Jin, 2001). Como ferramenta de análise, recorro às lâminas discursivas (Biar,
2012; Biar et al, 2021) por oferecerem um ferramental metodológico que permite um
transitar entre os níveis micro e o macro discursivos no compartilhamento das narrativas.
Os dados gerados nas Conversas Exploratórias (Miller, 2001, 2010; Nunes, 2022)
evidenciaram a presença de crenças recorrentes: a crença do etarismo, a crença da
onipotência docente e as crenças das diferenças, manifestadas na naturalização do que é
observado tanto no ensino público como no privado, assim como na crença da existência
de um espelhamento de modelo de aula presencial na interação remota. As narrativas das
professoras se juntam à da minha própria história de vida (Linde, 1993) pessoal e
profissional que, na busca por entendimentos, ressignifico o meu relacionamento com o
digital enquanto desconstruo a grande narrativa (Shoshana, 2013; Lyotard, 1983) de que a
tecnologia seja algo intrinsecamente positivo.
Resumo
[en] The pandemic and digital technology are the two guiding themes of this research.
Emerging from a personal quest to understand the adoption of digital tools in the
educational environment, this study aims to reflect on the use of digital technology
at a time when the use or non-use of this component was no longer a matter of
choice. The three collaborating teachers and I, as a practitioner researcher (Hanks,
2017), were classroom teachers both in public and/or private environments when
the pandemic broke out in 2020. The exploratory conversations (Miller, 2001) we
shared made it possible for us to seek for further understandings facilitated by our
stories of teaching in the pandemic. This reflection specifically aims to understand
the narratives emerging in our conversations, reflect on how our beliefs about the
digital technology materialize as evaluative stances in our discourses and what it
was like to be a teacher at such a challenging moment in our life stories (Linde,
1993). This qualitative-interpretative study (Denzin & Lincoln, 2006) is aligned
with the qualitative paradigm of the Critical Applied Linguistics (Moita Lopes,
2006; Fabrício, 2006) and seeks to generate understandings from the
socioconstructed discourses within our interactions. The theoretical framework is
built on three pillars: narratives, beliefs and evaluation. The narratives (Bastos,
2008; Bastos, Biar, 2015) shared by the teachers and me while sharing and
reinterpreting the pandemic events in our teaching environments (Bruner, 2004;
Mishler, 2002) allow for instances of life stories (Linde, 1993) and serve as a rich
field for the emergence and evaluative manifestation of beliefs (Barcelos, 2006;
Nespor, 1987) regarding the use of digital technology in the classroom (Martin and
White, 2005; Cortazzi and Jin, 2001). As an analytical tool, I resort to the three-layer
narrative analysis (Biar, 2012; Biar et al, 2021) which make it possible to move
from the micro to the macro levels of discourse when sharing our stories. The data
generated from these exploratory conversations (Miller, 2001) display recurring
beliefs: the ageism belief, the teacher omnipotence belief and the differences belief,
observed in the naturalization of what can be perceived in the public and the private
environments, and on the belief of an existing mirroring of an onsite lesson during
a remote interaction. The participants narratives join my own personal and
professional life story (Linde, 1993) and, as I look for understandings, re-signify
my digital beliefs while deconstructing the grand narrative (Shoshana, 2013;
Lyotard, 1983) that technology might be inherently positive.
Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
FERNANDA VIEIRA DA ROCHA SILVEIRA
Banca
JANAINA DA SILVA CARDOSO
Catalogação
2025-05-13
Apresentação
2025-03-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70415@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70415@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70415
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF