Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BELIEFS IN TEACHING NARRATIVES: SOCIOCONSTRUCTION OF THE DISCOURSE ON THE ADOPTION OF TECHNOLOGY DURING THE PANDEMIC

Título
[pt] CRENÇAS EM NARRATIVAS DOCENTES: SOCIOCONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE A ADOÇÃO DA TECNOLOGIA NA PANDEMIA

Autor
[pt] JANINE SANTOS ALVES BARBOSA

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] AVALIACAO

Vocabulário
[pt] PANDEMIA

Vocabulário
[pt] CONTEXTO PEDAGOGICO

Vocabulário
[pt] CRENCA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] ASSESSMENT

Vocabulário
[en] PANDEMIC

Vocabulário
[en] BELIEF

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] Pandemia e tecnologia são os dois temas norteadores desta pesquisa. Nascido de uma busca pessoal por entendimentos sobre a adoção do digital no ambiente pedagógico, este estudo tem por objetivo geral refletir sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula em um momento no qual o uso ou não deste componente não foi mais uma questão de escolha. As três professoras colaboradoras, assim como eu, no papel de pesquisadora e praticante (Hanks, 2017), éramos regentes de turma nos contextos público e/ou privado de ensino quando a pandemia começou em 2020. As Conversas Exploratórias (Miller, 2001, 2010; Nunes, 2022) compartilhadas foram o campo de busca por outros entendimentos materializados em nossas histórias de docência na pandemia. Essa reflexão objetiva especificamente compreender a emergência dessas narrativas em nossas conversas, refletir sobre como nossas crenças sobre o uso da tecnologia digital se manifestaram avaliativamente em nossos discursos e o que foi ser professora em um momento tão desafiador e marcante de nossas vidas (Linde, 1993). O estudo de natureza qualitativainterpretativista (Denzin & Lincoln, 2006) e alinhado ao paradigma da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) busca por entendimentos gerados da análise dos discursos socioconstruídos nas nossas interações. O arcabouço teórico se sustenta sob três pilares: narrativas, crenças e avaliação. As narrativas (Bastos; 2008; Bastos e Biar; 2015) compartilhadas por mim e pelas professoras ao recontar e reinterpretar os eventos pandêmicos nos nossos contextos docentes (Bruner, 2004; Mishler, 2002) apresentam elementos de histórias de vida (Linde, 1993) e se mostram um campo propício para que crenças (Barcelos, 2006; 2007; Nespor, 1987) em relação ao uso do digital em sala de aula emerjam e se manifestem avaliativamente (Martin e White, 2005; Cortazzi e Jin, 2001). Como ferramenta de análise, recorro às lâminas discursivas (Biar, 2012; Biar et al, 2021) por oferecerem um ferramental metodológico que permite um transitar entre os níveis micro e o macro discursivos no compartilhamento das narrativas. Os dados gerados nas Conversas Exploratórias (Miller, 2001, 2010; Nunes, 2022) evidenciaram a presença de crenças recorrentes: a crença do etarismo, a crença da onipotência docente e as crenças das diferenças, manifestadas na naturalização do que é observado tanto no ensino público como no privado, assim como na crença da existência de um espelhamento de modelo de aula presencial na interação remota. As narrativas das professoras se juntam à da minha própria história de vida (Linde, 1993) pessoal e profissional que, na busca por entendimentos, ressignifico o meu relacionamento com o digital enquanto desconstruo a grande narrativa (Shoshana, 2013; Lyotard, 1983) de que a tecnologia seja algo intrinsecamente positivo.

Resumo
[en] The pandemic and digital technology are the two guiding themes of this research. Emerging from a personal quest to understand the adoption of digital tools in the educational environment, this study aims to reflect on the use of digital technology at a time when the use or non-use of this component was no longer a matter of choice. The three collaborating teachers and I, as a practitioner researcher (Hanks, 2017), were classroom teachers both in public and/or private environments when the pandemic broke out in 2020. The exploratory conversations (Miller, 2001) we shared made it possible for us to seek for further understandings facilitated by our stories of teaching in the pandemic. This reflection specifically aims to understand the narratives emerging in our conversations, reflect on how our beliefs about the digital technology materialize as evaluative stances in our discourses and what it was like to be a teacher at such a challenging moment in our life stories (Linde, 1993). This qualitative-interpretative study (Denzin & Lincoln, 2006) is aligned with the qualitative paradigm of the Critical Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006) and seeks to generate understandings from the socioconstructed discourses within our interactions. The theoretical framework is built on three pillars: narratives, beliefs and evaluation. The narratives (Bastos, 2008; Bastos, Biar, 2015) shared by the teachers and me while sharing and reinterpreting the pandemic events in our teaching environments (Bruner, 2004; Mishler, 2002) allow for instances of life stories (Linde, 1993) and serve as a rich field for the emergence and evaluative manifestation of beliefs (Barcelos, 2006; Nespor, 1987) regarding the use of digital technology in the classroom (Martin and White, 2005; Cortazzi and Jin, 2001). As an analytical tool, I resort to the three-layer narrative analysis (Biar, 2012; Biar et al, 2021) which make it possible to move from the micro to the macro levels of discourse when sharing our stories. The data generated from these exploratory conversations (Miller, 2001) display recurring beliefs: the ageism belief, the teacher omnipotence belief and the differences belief, observed in the naturalization of what can be perceived in the public and the private environments, and on the belief of an existing mirroring of an onsite lesson during a remote interaction. The participants narratives join my own personal and professional life story (Linde, 1993) and, as I look for understandings, re-signify my digital beliefs while deconstructing the grand narrative (Shoshana, 2013; Lyotard, 1983) that technology might be inherently positive.

Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Banca
FERNANDA VIEIRA DA ROCHA SILVEIRA

Banca
JANAINA DA SILVA CARDOSO

Catalogação
2025-05-13

Apresentação
2025-03-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70415@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70415@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70415


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF