Título
[en] COMPULSORY VIRTUALIZATION: A STUDY ABOUT THE PROFESSIONAL DESIGN PRACTICE IN THE ERA OF SOCIAL MEDIA
Título
[pt] DA BUSCA PELAS BRECHAS: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE O CONCEITO DA TECNOLOGIA E A SEMÂNTICA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NO CAPITALISMO TARDIO
Autor
[pt] MARCELA PEIXOTO DE SOUZA ALMEIDA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL
Vocabulário
[pt] CAPITALISMO TARDIO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA
Vocabulário
[en] LATE CAPITALISM
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] O presente estudo pretende examinar os conceitos de técnica e tecnologia
para que se proponha um aprofundamento sobre o seu significado e uma leitura
crítica destes. A partir dos frutos desta análise, tecnologias digitais popularizadas
nas últimas décadas, com especial destaque para as redes sociais das empresas
Meta, Google e Byte Dance, serão esmiuçadas no seu funcionamento e analisadas
como reflexo de um processo histórico e cultural que, quer-se postular, é
intrincadamente relacionado com as deturpadas dinâmicas sociais e de trabalho
fomentadas pelo discurso neoliberal e pelo capitalismo tardio. Acredita-se também
que tais movimentações são, em grande parte, responsáveis pelos abalos sísmicos
no modo com que subjetividades são estruturadas atualmente, compreendidas
dentro de um contexto instável que as força a graus de flexibilidade e modulação
inauditos. A partir desse escopo crítico e teórico, a prática profissional do designer
e a indefinição do estatuto do Campo serão estudadas, uma vez que, defendemos,
além de estar em curso uma severa condensação desta prática em termos definidos
por empresas, há também uma desconexão afetiva com os modos de experimentar
o mundo, exercitar processos criativos e relacionar-se em sociedade. A partir de
exemplos concretos retirados das redes sociais digitais em foco, a pesquisa será
ilustrada com comentários visuais, escritos e performáticos de designers sobre os
assuntos tratados aqui.
Resumo
[en] This study aims to examine the concepts of technique and technology in
order to propose a deeper understanding of their meaning and a critical reading of
them. Based on the results of this analysis, digital technologies popularized in recent
decades, with special emphasis on the social media available through the companies
Meta, Google and Byte Dance, will be examined in detail in their functioning and
analyzed as a reflection of a historical and cultural processes that, it is intended to
postulate, is intricately related to the distorted social and work dynamics fostered
by neoliberal discourse and late capitalism. It is also believed that such movements
are, to a large extent, responsible for the seismic changes in the way subjectivities
are currently structured, understood within an unstable context that forces them to
unprecedented degrees of flexibility and modulation. From this critical and
theoretical perspective, the professional practice of designers and the lack of
definition of the status of the field will be studied, since, we argue, in addition to
the severe condensation of this practice in terms defined by companies, there is also
an emotional disconnection with the ways of experiencing the world, exercising
creative processes and relating to society. Based on concrete examples taken from
the social media in question, the research will be illustrated with visual, written and
performative comments by designers on the subjects discussed here.
Orientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
Banca
FABIANA HEINRICH DE OLIVEIRA
Catalogação
2025-05-13
Apresentação
2025-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70413@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70413@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70413
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF