Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENSINAR É, PRIMEIRO, ENTENDER: FORMAÇÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES DE ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título
[en] TEACHING IS, FIRST OF ALL, UNDERSTANDING: TEACHER TRAINING, CHALLENGES, AND STRATEGIES FOR TEACHING GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION

Autor
[pt] LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA LOPES

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] DOCENTE MULTIDISCIPLINAR

Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOGRAFIA

Vocabulário
[pt] ANOS INICIAIS

Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL

Vocabulário
[en] TEACHING FORMATION

Vocabulário
[en] MULTIDISCIPLINARY TEACHER

Vocabulário
[en] GEOGRAPHY TEACHING

Vocabulário
[en] YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL

Resumo
[pt] Esta tese apresenta os resultados da pesquisa na qual se propôs a analisar a formação inicial e continuada dos docentes multidisciplinares que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental especialmente o componente curricular geografia. Os anos iniciais representam o primeiro contato das crianças com as ciências de referência, mas esse contato é mediado por docentes que não possuem formação inicial específica nos componentes curriculares. Assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar como os docentes multidisciplinares ensinam geografia para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, mesmo sem terem formação especializada na área, focando na formação, nos saberes profissionais, nas práticas pedagógicas adotadas e nos desafios enfrentados. A pesquisa foi realizada com um grupo de 9 professoras que lecionam no CIEP 428 Dona Mariana Coelho Municipalizado, localizado no distrito de Vargem Alegre, município de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro. A pesquisa orbita no entorno da seguinte questão: ter conhecimento na ciência de referência é condição para uma significativa prática de alfabetização geográfica e exploração do potencial transformador da geografia ou existem outras estratégias de ensino que não requerem a formação na área como condição para a docência nos anos iniciais? Para que a pesquisa fosse realizada estabeleceu-se como percurso metodológico o investimento na leitura de referências bibliográficas em formação docente e ensino de geografia para crianças de 6 a 10 anos; leis e decretos; os dados oriundos dos resultados das pesquisas educacionais que possuam confiabilidade e consistência; também foram realizadas formações continuadas e entrevistas com as profissionais. Todo percurso foi construído e analisado a partir de reflexões sobre a geografia como componente curricular e a formação inicial e continuada dos docentes.

Resumo
[en] This thesis presents the results of research in which at analyzing the initial and continuing education of multidisciplinary teachers who teach in the early years of elementary education, especially the subject of geography. The early years represent children s first contact with reference sciences; but this contact is mediated by teachers who do not have specific initial training in the curriculum components. Thus, the general objective of the research is to investigate how multidisciplinary teachers teach geography to children in the early years of elementary education, even without specialized training in the area, focusing on teacher education, professional knowledge, pedagogical practices adopted, and challenges faced. The research was conducted with a group of 9 female teachers who work at CIEP 428 Dona Mariana Coelho Municipalizado, located in the district of Vargem Alegre, in the municipality of Barra do Piraí, in the state of Rio de Janeiro. The research revolves around the following question: Is knowledge of the reference science a condition for a meaningful practice of geographic literacy and the exploration of geography s transformative potential, or are there other teaching strategies that do not require training in the field as a condition for teaching in the early years? To carry out the research, the methodological approach included an investment in reading bibliographical references on teacher training and geography education for children aged 6 to 10; laws and decrees; data from educational research results with reliability and consistency; continuous training sessions were also conducted, along with interviews with the professionals. The entire process was constructed and analyzed based on reflections about geography as a curriculum componente and initial and continuing teacher education.

Orientador(es)
GLAUCIO JOSE MARAFON

Banca
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA

Banca
GLAUCIO JOSE MARAFON

Banca
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES

Banca
IVAINE MARIA TONIN

Banca
TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA

Catalogação
2025-05-12

Apresentação
2024-12-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70404@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70404@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70404


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF