Título
[pt] O CONHECIMENTO DE DEUS NOS PRIMÓRDIOS DO CRISTIANISMO: FONTES ECUMÊNICAS EM DIÁLOGO COM O VATICANO II
Título
[en] THE KNOWLEDGE OF GOD AT THE BEGINNING OF CHRISTIAN ERA: ECUMENICAL RESOURCES IN CONVERSATION WITH THE VATICAN II
Autor
[pt] CLINTTON FURTADO DE M DA ROCHA
Vocabulário
[pt] ECUMENISMO
Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO DE DEUS
Vocabulário
[pt] PATRISTICA
Vocabulário
[en] ECUMENISM
Vocabulário
[en] KNOWLEDGE OF GOD
Vocabulário
[en] PATRISTIC
Resumo
[pt] O Conhecimento de Deus do surgimento da Igreja ao Concílio Vaticano II propõe uma reflexão acerca de questões de suma importância para a teologia, tendo em vista que Deus revelou a si mesmo, tornando-se cognoscível aos homens. Apesar das Escrituras se questionarem sobre o desconhecimento e a intangibilidade de Deus a partir do conhecimento, a revelação pressupõe que Deus pode ser conhecido e que Ele se faz conhecido. O conhecimento de Deus é mais do que conhecimento intelectual, é mais do que compreender coisas pela razão, pela análise metódica, pelo buscar relações de causa e efeito. Nas Escrituras conhecimento significa comunhão, familiaridade intima com alguém. A unidade entre irmãos é uma forma de expressar o conhecimento de Deus.
Como participantes do corpo de Cristo e da família de Deus, é primordial que tenhamos comunhão uns com os outros, porque essa atitude atesta nosso nível de comunhão com Deus. Uma das virtudes da comunhão é crescer em conhecimento e em santidade. Esse nível de conhecimento é obra do Espírito Santo que convence e desperta os homens a buscarem a verdade libertadora. Esse conhecimento produz nos homens força espiritual, para resistir o ateísmo moderno que despreza o conhecimento religioso, quanto mais conhecimento de Deus, mais energia espiritual, mais prática de fé. Esse conhecimento é demonstrável através de uma vida de devoção, zelo e amor a Deus e na prática, o cuidado com o próximo.
Resumo
[en] The Knowledge of God from the emergence of the Church to the Second Vatican Council proposes a reflection on the issues that involve the knowledge of God and which is of paramount importance for theology, considering that God revealed himself, becoming knowable to men. Nowhere in Scripture does it declare that God is unknown or unknowable. However, it presupposes that God can be known and that He makes Himself known. Throughout the development of theological thought, great divergences have been noticed among Christian thinkers regarding how God is known. Knowledge of God is more than intellectual knowledge, it is more than understanding things through reason, through methodical analysis, through seeking cause and effect relationships. In Scripture, knowledge means communion, intimate familiarity with someone. Unity between brothers is a way of expressing the knowledge of God. As participants in the body of Christ and the family of God, it is essential that we have communion with each other, because this attitude attests to our level of communion with God. One of the virtues of communion is to grow in knowledge and holiness. This level of knowledge is the work of the Holy Spirit who convinces and awakens men to seek the liberating truth. This knowledge produces spiritual strength in men, to resist modern atheism that despises religious knowledge, the more knowledge of God, the more spiritual energy, the more practice of faith. This knowledge is demonstrable through a life of devotion, zeal and love for God and, in practice, care for others.
Orientador(es)
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA
Banca
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO
Banca
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA
Banca
MARCELO MASSAO OSAVA
Catalogação
2025-05-09
Apresentação
2025-03-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70374@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70374@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70374
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