Título
[en] REPRESENTATIONS OF THE SMOKER: CONSUMPTION PRACTICES AND CIGARETTE ADVERTISING IN BRAZILIAN MAGAZINES OF THE 20TH CENTURY
Título
[pt] REPRESENTAÇÕES DO FUMANTE: PRÁTICAS DE CONSUMO E PUBLICIDADE DO CIGARRO EM REVISTAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX
Autor
[pt] VINICIUS GOMES WU
Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE
Vocabulário
[pt] PROPAGANDA DE CIGARRO
Vocabulário
[pt] REVISTA ILUSTRADA
Vocabulário
[pt] CIGARRO
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[en] PUBLICITY
Vocabulário
[en] CIGARETTE ADVERTISING
Vocabulário
[en] ILLUSTRATED MAGAZINE
Vocabulário
[en] CIGARETTE
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Resumo
[pt] Esta tese analisa o desenvolvimento da publicidade do cigarro no Brasil do século XX com base no exame dos anúncios publicitários veiculados em três das principais revistas ilustradas editadas no país entre os anos de 1909 e 2000: a revista Ilustração Brasileira (1909-1958), a revista O Cruzeiro (1928-1985) e a revista Manchete (1952-2000). Foram analisadas 5.121 revistas de onde se extraiu 5.462 palavras e expressões e, claro, as imagens ilustrativas dos mais de 2.600 anúncios que compõem o corpus da pesquisa. A pesquisa realizada cobre, praticamente, todo o período de existência da publicidade do cigarro no país. Assumindo como referência principal uma literatura empenhada em compreender o consumo a partir de uma perspectiva antropológica, esta tese se propõe a analisar o discurso publicitário fomentado pela indústria tabagista com o objetivo de buscar uma melhor compreensão a respeito do hábito de se consumir cigarros no Brasil e das práticas de consumo em geral. O que se propõe é fundamentalmente uma reflexão a respeito do papel da publicidade na construção social do consumo de cigarros compreendendo sua participação decisiva, mas também seus limites, na consolidação de um mercado que envolve mais de 1,3 bilhão de consumidores em todo o mundo.
Resumo
[en] This thesis examines the development of cigarette advertising in Brazil during the 20th century. The analysis is based on an examination of advertisements published in three of the country s main illustrated magazines between 1909 and 2000: Ilustração Brasileira (1909-1958), O Cruzeiro (1928-1985), and Manchete (1952-2000). A total of 5,121 magazines were analyzed, from which 5,462 words and expressions were extracted, as well as the illustrative images from over 2,600 ads that make up the research corpus. The study covers practically the entire period of cigarette advertising in the country. Assuming as its main reference a literature committed to understanding consumption from an anthropological perspective, this thesis aims to analyze the advertising discourse fostered by the tobacco industry. The objective is to gain a better understanding of the habit of smoking cigarettes in Brazil and consumption practices in general. The proposal is fundamentally a reflection on the role of advertising in the social construction of cigarette consumption. This includes an understanding of its decisive participation, as well as its limits, in the consolidation of a market that involves more than 1.3 billion consumers worldwide.
Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Coorientador(es)
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
BRUNA SANTANA AUCAR
Banca
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Banca
ISABEL CRISTINA FEIX
Banca
BEATRIZ BERALDO BATISTA
Catalogação
2025-05-08
Apresentação
2023-09-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70351
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