Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] HAJA CORAÇÃO!: A MUDANÇA DA PERCEPÇÃO DO PROGRAMA DO SÓCIO-TORCEDOR EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS ESPORTIVOS DO TIME

Título
[en] HEART-STOPPING!: THE CHANGE IN THE PERCEPTION OF THE MEMBERSHIP PROGRAM, ACCORDING TO THE CLUB S SPORTING PERFORMANCE

Autor
[pt] LUIZ GUILHERME MONTEIRO PEREIRA

Vocabulário
[pt] LEALDADE AO TIME

Vocabulário
[pt] TEORIA DA IDENTIDADE SOCIAL

Vocabulário
[pt] PROGRAMA SOCIO TORCEDOR

Vocabulário
[en] TEAM LOYALTY

Vocabulário
[en] SOCIAL IDENTITY THEORY

Vocabulário
[en] FAN PARTNER PROGRAM

Resumo
[pt] Este estudo investigou, sob a ótica da Teoria da Identidade Social, a influência do desempenho esportivo de um clube de futebol nas percepções dos membros de seu programa de sócio-torcedor, em relação aos benefícios financeiros e sociais (pertencimento e status) proporcionados pelo programa. Além disso, buscou-se identificar como a atitude dos membros do programa e sua propensão em manter sua afiliação são afetados pelos resultados. Para testar as sete hipóteses formuladas, um estudo longitudinal, sob a forma de painel, foi conduzido com uma amostra de 371 sócios-torcedores de um popular clube de futebol da cidade do Rio de Janeiro, que responderam a um mesmo questionário em quatro momentos distintos. Os resultados sugerem que mesmo indivíduos que têm alto nível de identificação ao clube tiveram alteradas sua atitude e intenção de manter sua afiliação ao programa, em função dos resultados obtidos pela equipe de futebol do clube. No entanto, diferente do que a literatura sugere, tais alterações não foram acompanhadas por mudanças da autoestima, do sentimento de pertencimento e da percepção de status proporcionados pela afiliação ao programa. Isso sugere que outros fatores, como interações sociais, rituais de consumo e mecanismos visíveis e observáveis, atualmente pouco desenvolvidos pelos programas de lealdade dos clubes, podem ser relevantes para o desenvolvimento do sentimento de afiliação, de envolvimento e de distinção social, podendo assim, provocar mudanças na percepção dos benefícios sociais proporcionados pelo programa, em função do desempenho esportivo.

Resumo
[en] This study aims to investigate, from the perspective of the Social Identity Theory, the influence of a club s sporting performance on the perceptions – by the members of the membership program – of the financial and social benefits (sense of belonging and status) offered by the program. In addition, how the attitude of the program s members and their inclination to continue being part of it are affected by the results. To test the formulated hypotheses, a longitudinal panel study was conducted in a sample of 371 members of a popular soccer club in the city of Rio de Janeiro, who answered the same questionnaire at four different times. The results suggest that even individuals who have a high level of identification to the club have changed their attitude and intent to maintain affiliation to the program, due to the results obtained by the club s football team. However, differently from what the literature suggests, such changes were not accompanied by changes in self-esteem, sense of belonging and status perception, provided by the affiliation to the program. It suggests that other factors such as social interactions, rituals of consumption and visible and observable mechanisms – which are currently underdeveloped by club loyalty programs – can be important for the development of the feeling of affiliation, involvement and social distinction, which may cause changes in the perception of social benefits provided by the program, depending on the sporting performance.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO

Banca
THOMAS GEORGE BRASHEAR ALEJANDRO

Catalogação
2025-05-08

Apresentação
2018-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70343@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70343@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70343


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