Título
[pt] O PALHAÇO DA FOLIA DE REIS NA ENCRUZILHADA DO SAGRADO E DO PROFANO: UM BRINCANTE NA FRATURA
Título
[en] THE CLOWN OF FOLIA DE REIS AT THE CROSSROADS OF THE SACRED AND THE PROFANE: A PLAYER IN THE FRACTURE
Autor
[pt] LUIS FERNANDO BRUNO
Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR
Vocabulário
[pt] PALHACO
Vocabulário
[pt] ENCRUZILHADA
Vocabulário
[pt] SAGRADO E PROFANO
Vocabulário
[pt] EXU
Vocabulário
[pt] FOLIA DE REIS
Vocabulário
[en] POPULAR CULTURE
Vocabulário
[en] CLOWN
Vocabulário
[en] CROSS ROADS
Vocabulário
[en] SACRED AND PROFANE
Vocabulário
[en] EXU
Vocabulário
[en] KING SHEET
Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo investigar a figura do palhaço da Folia de
Reis, personagem que nasce em campo de tensão, no qual a religião cristã e os ritos
afro-indígenas estão em disputa. Entretanto, é na fratura de uma narrativa
monumental hegemônica que emerge um brincante capaz de nos ensinar que é
possível tais forças atuarem não na diluição e apagamento de saberes, mas no
acréscimo. Dentro de algumas Folias, por vezes, as performances do palhaço têm
relação com o imaginário do orixá Exu, revelando interfaces com práticas do campo
de religiões afro-diaspóricas, evidenciando a chave da inversão e transgressão. É
necessário compreendê-lo como vetor de leitura para um Brasil das miudezas
(potência das delicadezas), que hospeda em si diferentes vetores culturais e
religiosos, forjado na dimensão do refazimento no tempo espiralar, nas confluências
e nas encruzilhadas da história. Esta pesquisa o revisita fora da chave do folclore,
reconhecendo-o como agente epistêmico capaz de fundar, em sua relação anárquica
com o espaço hegemônico, territorialidades encantadas que transcendem qualquer
crença purista ou reducionista do ponto de vista religioso, ou que pretende
simplificar o rito, ou dissociar o que é sacro do profano.
Resumo
[en] This work aims to investigate the figure of the clown of Folia de Reis, a
character who was born in a field of tension, in which the Christian religion and
Afro-indigenous rites are in dispute. However, it is in the fracture of a hegemonic
monumental narrative that a player emerges capable of teaching us that it is possible
for such forces to act not in the dilution and erasure of knowledge, but in the
addition. Within some Folias, sometimes the clown s performances are related to
the imaginary of the orixá Exu, revealing interfaces with practices from the field of
Afro-diasporic religions, highlighting the key to inversion and transgression. It is
necessary to understand it as a reading vector for a Brazil of small things (power of
delicacies), which hosts within itself different cultural and religious vectors, forged
in the dimension of remaking in spiral time, at the confluences and crossroads of
history. This research revisits him outside of the folklore key, recognizing him as
an epistemic agent capable of founding, in his anarchic relationship with the
hegemonic space, enchanted territorialities that transcend any purist or reductionist
belief from a religious point of view, or that intend to simplify the rite, or dissociate
what is sacred from the profane.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Coorientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
ANDRE LUIS DE ARAUJO
Banca
ANA MARIA BARCELLOS KFOURI
Catalogação
2025-05-08
Apresentação
2025-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70339
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF