Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O PALHAÇO DA FOLIA DE REIS NA ENCRUZILHADA DO SAGRADO E DO PROFANO: UM BRINCANTE NA FRATURA

Título
[en] THE CLOWN OF FOLIA DE REIS AT THE CROSSROADS OF THE SACRED AND THE PROFANE: A PLAYER IN THE FRACTURE

Autor
[pt] LUIS FERNANDO BRUNO

Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR

Vocabulário
[pt] PALHACO

Vocabulário
[pt] ENCRUZILHADA

Vocabulário
[pt] SAGRADO E PROFANO

Vocabulário
[pt] EXU

Vocabulário
[pt] FOLIA DE REIS

Vocabulário
[en] POPULAR CULTURE

Vocabulário
[en] CLOWN

Vocabulário
[en] CROSS ROADS

Vocabulário
[en] SACRED AND PROFANE

Vocabulário
[en] EXU

Vocabulário
[en] KING SHEET

Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo investigar a figura do palhaço da Folia de Reis, personagem que nasce em campo de tensão, no qual a religião cristã e os ritos afro-indígenas estão em disputa. Entretanto, é na fratura de uma narrativa monumental hegemônica que emerge um brincante capaz de nos ensinar que é possível tais forças atuarem não na diluição e apagamento de saberes, mas no acréscimo. Dentro de algumas Folias, por vezes, as performances do palhaço têm relação com o imaginário do orixá Exu, revelando interfaces com práticas do campo de religiões afro-diaspóricas, evidenciando a chave da inversão e transgressão. É necessário compreendê-lo como vetor de leitura para um Brasil das miudezas (potência das delicadezas), que hospeda em si diferentes vetores culturais e religiosos, forjado na dimensão do refazimento no tempo espiralar, nas confluências e nas encruzilhadas da história. Esta pesquisa o revisita fora da chave do folclore, reconhecendo-o como agente epistêmico capaz de fundar, em sua relação anárquica com o espaço hegemônico, territorialidades encantadas que transcendem qualquer crença purista ou reducionista do ponto de vista religioso, ou que pretende simplificar o rito, ou dissociar o que é sacro do profano.

Resumo
[en] This work aims to investigate the figure of the clown of Folia de Reis, a character who was born in a field of tension, in which the Christian religion and Afro-indigenous rites are in dispute. However, it is in the fracture of a hegemonic monumental narrative that a player emerges capable of teaching us that it is possible for such forces to act not in the dilution and erasure of knowledge, but in the addition. Within some Folias, sometimes the clown s performances are related to the imaginary of the orixá Exu, revealing interfaces with practices from the field of Afro-diasporic religions, highlighting the key to inversion and transgression. It is necessary to understand it as a reading vector for a Brazil of small things (power of delicacies), which hosts within itself different cultural and religious vectors, forged in the dimension of remaking in spiral time, at the confluences and crossroads of history. This research revisits him outside of the folklore key, recognizing him as an epistemic agent capable of founding, in his anarchic relationship with the hegemonic space, enchanted territorialities that transcend any purist or reductionist belief from a religious point of view, or that intend to simplify the rite, or dissociate what is sacred from the profane.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Coorientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ANDRE LUIS DE ARAUJO

Banca
ANA MARIA BARCELLOS KFOURI

Catalogação
2025-05-08

Apresentação
2025-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70339


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF