Título
[pt] TAYLOR NATION: O FÃ-CLUBE OFICIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA MARCA TAYLOR SWIFT
Autor
[pt] GIOVANA CARNEIRO CARVALHO
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA DE COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] TAYLOR SWIFT
Vocabulário
[pt] MIDIA SOCIAL
Vocabulário
[pt] LOVEMARK
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga as estratégias de comunicação da marca Taylor Swift, utilizadas pelo perfil oficial do fã-clube Taylor Nation no Instagram, com o objetivo de fortalecer a relação com fãs da geração Z em 2023. São utilizados conceitos como lovemark (Roberts, 2004), comunidade de fãs (Jenkins, 2022), estratégia de comunicação (Baldissera, 2001; Duarte. 2020; Kunsch, 2018) e juventude (Pereira, 2009, 2010, 2013, 2014). A metodologia baseia-se na análise de postagens do Taylor Nation feitas no feed do Instagram ao longo de 2023, considerando legendas, imagens e vídeos. A pesquisa revela que 66 por cento das publicações utilizam uma chamada para ação, reforçando o caráter comercial do perfil, enquanto a linguagem e o conteúdo utilizam estratégias como uso do capital emocional e humanização da marca, consolidando Taylor Swift como uma lovemark.
Orientador(es)
LUCIANA AZEVEDO PEREIRA
Catalogação
2025-05-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70333@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70333
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