Título
[pt] HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] NEUROPSYCHOLOGICAL HETEROGENEITY OF NEURODEVELOPMENTAL DISORDERS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS TREATED AT AN OUTPATIENT PSYCHIATRIC CLINIC IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] VALKIRIA DOS ANJOS F S DA SILVA
Vocabulário
[pt] NEUROPSICOLOGIA
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO
Vocabulário
[pt] DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
Vocabulário
[en] NEUROPSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] ITELLIGENCE
Vocabulário
[en] NEURODEVELOPMENTAL DISORDER
Vocabulário
[en] DIFFERENTIAL DIAGNOSIS
Resumo
[pt] Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) têm início na infância, e
afetam o funcionamento cognitivo, comportamental e socioemocional. As
dificuldades na identificação inicial dos sintomas pelos cuidadores, bem como a
grande variabilidade nos perfis cognitivos observados nessas crianças, são alguns
dos principais desafios enfrentados por psicólogos e psiquiatras para realizar um
diagnóstico preciso. Para contribuir com esse entendimento, esta dissertação
investigou, em dois estudos complementares, fatores envolvidos na busca por
atendimento psiquiátrico e a heterogeneidade cognitiva desses transtornos. O
primeiro estudo analisou o perfil de queixas subjetivas iniciais (QSI) relatadas por
cuidadores de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório psiquiátrico,
explorando sua relação com os diagnósticos de TND e transtornos de ansiedade.
Dificuldades de aprendizagem foram as queixas mais frequentes (42,6 por cento), seguidas
por hiperatividade/impulsividade (41 por cento) e comportamentos desafiadores/opositivos
(39,3 por cento). Além disso, padrões restritos/repetitivos e inflexibilidade distinguiram
indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) daqueles com Transtorno do
Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Desenvolvimento
Intelectual (TDI). O segundo estudo explorou a heterogeneidade intelectual em
crianças e adolescentes com TDAH, TEA e/ou TDI, por meio de testes
neuropsicológicos. Uma análise hierárquica de clusters revelou três perfis distintos:
Desempenho Cognitivo Preservado (DCP), Inferior à Média (IM) e Rebaixamento
Global (RG), diferenciando-se pelo grau de prejuízo cognitivo. ANOVAs
indicaram diferenças significativas nos escores de quociente intelectual e nas
medidas cognitivas analisadas (p menor ou igual .001) entre os três grupos. Enquanto pacientes
com TEA e/ou TDAH se distribuíram entre DCP e IM, o grupo RG foi composto
majoritariamente por crianças com TDI. Os achados reforçam a necessidade de
intervenções direcionadas tanto para sintomas externalizantes, que tendem a ser
mais percebidos pelos cuidadores, quanto psicoeducação sobre sintomas
internalizantes, que podem passar despercebidos. Ainda, a identificação de perfis
neuropsicológicos que se distinguem a partir do grau de prejuízo evidencia a
heterogeneidade cognitiva nos TND, auxiliando no planejamento de estratégias
terapêuticas mais adequadas de acordo com o funcionamento cognitivo.
Resumo
[en] Neurodevelopmental Disorders (NDD) begin in childhood and affect
cognitive, behavioral, and socioemotional functioning. Difficulties in the initial
identification of symptoms by caregivers, as well as the great variability in the
cognitive profiles observed in these children, are some of the main challenges faced
by psychologists and psychiatrists when making an accurate diagnosis. To
contribute to this understanding, this dissertation investigated, in two
complementary studies, factors involved in the search for psychiatric care and the
cognitive heterogeneity of these disorders. The first study analyzed the profile of
initial subjective complaints (ISC) reported by caregivers of children and
adolescents treated at a psychiatric outpatient clinic, exploring their relationship
with the diagnoses of NDD and anxiety disorders. Learning difficulties were the
most frequent complaints (42.6 percent), followed by hyperactivity/impulsivity (41 percent) and defiant/oppositional behaviors (39.3 percent). Restricted/repetitive patterns and inflexibility distinguished individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) from
those with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) or Intellectual
Development Disorder (IDD). The second study explored intellectual heterogeneity
in children and adolescents with ADHD, ASD, and/or IDD, through
neuropsychological tests. A hierarchical cluster analysis revealed three distinct
profiles: Preserved Cognitive Performance (PCP), Below Average (MI), and Global
Impairment (GR), differing by the degree of cognitive impairment. ANOVAs
indicated significant differences in IQ scores and in the cognitive measures
analyzed (p less than or equal to .001) among the three groups. While patients with ASD and/or ADHD were distributed between PCP and MI, the GR group was composed mainly
of children with IDD. These findings reinforce the need for interventions targeting
externalizing symptoms, which tend to be more noticeable by caregivers, and
psychoeducation on internalizing symptoms, which may go unnoticed.
Furthermore, the identification of neuropsychological profiles that are
distinguished based on the degree of impairment highlights the cognitive
heterogeneity in NDD, helping in the planning of more appropriate therapeutic
strategies according to cognitive functioning.
Orientador(es)
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
ROSINDA MARTINS OLIVEIRA
Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
RENATA ALVES PAES
Catalogação
2025-05-05
Apresentação
2025-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70216
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF