Título
[en] EDUCATION AND ENTERTAINMENT ON TIKTOK: CONTENT CREATORS STRATEGIES FOR TEACHING BIOLOGY
Título
[pt] EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO TIKTOK: ESTRATÉGIAS DE CRIADORES DE CONTEÚDO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Autor
[pt] PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL
Vocabulário
[pt] CRIADOR DE CONTEUDO
Vocabulário
[pt] INFLUENCIADOR
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMACAO E COMUNICACAO
Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA
Vocabulário
[en] CONTENT CREATOR
Vocabulário
[en] INFLUENCER
Vocabulário
[en] DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY
Resumo
[pt] O TikTok é uma das redes sociais mais populares no Brasil, sendo amplamente utilizado por diferentes faixas etárias para consumo de entretenimento e informação. Considerando essa dinâmica no cenário digital brasileiro, este estudo investiga como criadores de conteúdo com formação em ciências biológicas utilizam o TikTok para ensinar conceitos científicos, explorando as estratégias adotadas por eles para equilibrar educação e engajamento na plataforma, levando em consideração as limitações do formato da rede na profundidade do conhecimento apresentado. Para isso, foram analisados vídeos de três grandes criadores brasileiros, Yago Stephano, Ana e Matheus Mesquita, além de uma entrevista com Yago Stephano, buscando compreender sua percepção sobre os desafios e potencialidades do TikTok como ferramenta de ensino. Os resultados indicam conteúdos variados entre os criadores, de explicações de vídeos virais a observações no microscópio e que o uso de humor e referências a cultura pop são estratégias central para aumentar o engajamento do público. No entanto, a necessidade de adaptar os conteúdos às exigências do algoritmo pode levar à superficialização e limitação da variedade de temas abordados. Conclui-se que, apesar dos desafios, o TikTok se mostra uma ferramenta relevante para a divulgação científica, tornando conceitos complexos mais acessíveis a uma ampla audiência.
Resumo
[en] TikTok is one of the most popular social media platforms in Brazil, widely used by different age groups for entertainment and information consumption. Considering this dynamic in the Brazilian digital landscape, this study investigates how content creators with a background in biological sciences use TikTok to teach scientific concepts, exploring the
strategies they adopt to balance education and engagement on the platform while accounting for the network’s format limitations in terms of content depth. To achieve this, videos from three major Brazilian creators, Yago Stephano, Ana, and Matheus Mesquita, were analyzed, along with an interview with Yago Stephano, aiming to understand his
perspective on the challenges and potential of TikTok as a teaching tool. The results indicate that content varies among creators, ranging from explanations of viral videos to microscope observations, and that the use of humor and pop culture references are central strategies for increasing audience engagement. However, the need to adapt content to the
platforms algorithmic demands may lead to superficiality and a limitation in the variety of topics covered. The study concludes that, despite these challenges, TikTok proves to be a relevant tool for scientific communication, making complex concepts more accessible to a broad audience.
Orientador(es)
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
RODRIGO CERQUEIRA DO NASCIMENTO BORBA
Catalogação
2025-05-05
Apresentação
2025-03-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70210
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF