Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BRANDS MATTER? A NEW APPROACH TO THE RELATIONSHIP BETWEEN BRAND VALUE AND FIRM VALUE

Título
[pt] MARCAS IMPORTAM? UMA NOVA ABORDAGEM NA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA E O VALOR DA EMPRESA

Autor
[pt] RICARDO RODRIGUEZ WHATELY

Vocabulário
[pt] PRECIFICACAO DE ATIVOS

Vocabulário
[pt] RETORNO AOS ACIONISTAS

Vocabulário
[pt] VALOR DA MARCA

Vocabulário
[pt] VALOR DA FIRMA

Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY

Vocabulário
[en] ASSET PRICING

Vocabulário
[en] SHAREHOLDERS RETURN

Vocabulário
[en] BRAND VALUE

Vocabulário
[en] FIRM VALUE

Vocabulário
[en] BRAND EQUITY

Resumo
[pt] Este estudo investiga a relação entre o valor da marca e o valor da empresa, introduzindo uma nova métrica, denominada relevância do valor da marca, valor da marca dividido pelo valor de mercado. O objetivo foi determinar se empresas com alta relevância de marca superam aquelas com baixa relevância. Analisamos dados do ranking de marcas US 500 da Brand Finance e ações da NYSE e NASDAQ (2013-2023), utilizando o modelo de 5 fatores de Fama & French. Contrariando as expectativas, não encontramos diferença significativa no desempenho entre as carteiras de alta e baixa relevância, e ambas ficaram abaixo do mercado. No entanto, em linha com pesquisas anteriores, o portfólio total de empresas com marcas fortes superou o mercado e mostrou menor volatilidade. Incorporamos uma análise pela classificação de segmentos TRBC, revelando como a relevância da marca varia entre setores. Essa abordagem revelou que empresas com alta relevância de marca apresentaram maior volatilidade do que aquelas com baixa relevância. O novo fator relevância do valor da marca abre novas possibilidades de estudos, aprofundando a compreensão da relação entre valor de marca e valor da firma.

Resumo
[en] This study investigates the relationship between brand value and firm value, introducing a new metric termed brand value relevance (brand value divided by market value). The objective was to determine whether companies with high brand relevance outperform those with low brand relevance. We analyzed data from the Brand Finance US 500 brand ranking and NYSE and NASDAQ stocks (2013- 2023), using the Fama & French 5-factor model. Contrary to expectations, we found no significant difference in performance between the high and low relevance portfolios, and both underperformed the market. However, consistent with prior research, the overall portfolio of companies with strong brands outperformed the market and showed lower volatility. We incorporated an analysis by TRBC segment classification, revealing how brand relevance varies across sectors. This approach revealed that companies with high brand relevance exhibited greater volatility than those with low brand relevance. The brand value relevance factor expands the scope of potential studies, leading to a more profound comprehension of the relationship between brand value and firm value.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Coorientador(es)
MARCELO CABUS KLOTZLE

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE

Banca
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO

Banca
PAULO DE NEVILLE DA CUNHA SEPULVEDA E LENCASTRE

Banca
CLEO SCHMITT SILVEIRA

Banca
MARTA OLIVIA ROVEDDER DE OLIVEIRA

Catalogação
2025-05-02

Apresentação
2025-03-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70199


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