Título
[en] BRANDS MATTER? A NEW APPROACH TO THE RELATIONSHIP BETWEEN BRAND VALUE AND FIRM VALUE
Título
[pt] MARCAS IMPORTAM? UMA NOVA ABORDAGEM NA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA E O VALOR DA EMPRESA
Autor
[pt] RICARDO RODRIGUEZ WHATELY
Vocabulário
[pt] PRECIFICACAO DE ATIVOS
Vocabulário
[pt] RETORNO AOS ACIONISTAS
Vocabulário
[pt] VALOR DA MARCA
Vocabulário
[pt] VALOR DA FIRMA
Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY
Vocabulário
[en] ASSET PRICING
Vocabulário
[en] SHAREHOLDERS RETURN
Vocabulário
[en] BRAND VALUE
Vocabulário
[en] FIRM VALUE
Vocabulário
[en] BRAND EQUITY
Resumo
[pt] Este estudo investiga a relação entre o valor da marca e o valor da empresa,
introduzindo uma nova métrica, denominada relevância do valor da marca, valor
da marca dividido pelo valor de mercado. O objetivo foi determinar se empresas
com alta relevância de marca superam aquelas com baixa relevância. Analisamos
dados do ranking de marcas US 500 da Brand Finance e ações da NYSE e
NASDAQ (2013-2023), utilizando o modelo de 5 fatores de Fama & French.
Contrariando as expectativas, não encontramos diferença significativa no
desempenho entre as carteiras de alta e baixa relevância, e ambas ficaram abaixo
do mercado. No entanto, em linha com pesquisas anteriores, o portfólio total de
empresas com marcas fortes superou o mercado e mostrou menor volatilidade.
Incorporamos uma análise pela classificação de segmentos TRBC, revelando como
a relevância da marca varia entre setores. Essa abordagem revelou que empresas
com alta relevância de marca apresentaram maior volatilidade do que aquelas com
baixa relevância. O novo fator relevância do valor da marca abre novas
possibilidades de estudos, aprofundando a compreensão da relação entre valor de
marca e valor da firma.
Resumo
[en] This study investigates the relationship between brand value and firm value, introducing a new metric termed brand value relevance (brand value divided by market value). The objective was to determine whether companies with high brand
relevance outperform those with low brand relevance. We analyzed data from the Brand Finance US 500 brand ranking and NYSE and NASDAQ stocks (2013- 2023), using the Fama & French 5-factor model. Contrary to expectations, we found
no significant difference in performance between the high and low relevance portfolios, and both underperformed the market. However, consistent with prior research, the overall portfolio of companies with strong brands outperformed the
market and showed lower volatility. We incorporated an analysis by TRBC segment classification, revealing how brand relevance varies across sectors. This approach revealed that companies with high brand relevance exhibited greater volatility than
those with low brand relevance. The brand value relevance factor expands the scope of potential studies, leading to a more profound comprehension of the relationship between brand value and firm value.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Coorientador(es)
MARCELO CABUS KLOTZLE
Banca
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE
Banca
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO
Banca
PAULO DE NEVILLE DA CUNHA SEPULVEDA E LENCASTRE
Banca
CLEO SCHMITT SILVEIRA
Banca
MARTA OLIVIA ROVEDDER DE OLIVEIRA
Catalogação
2025-05-02
Apresentação
2025-03-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70199
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