Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] BRANDING GASTRONÔMICO NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE OS OLHARES DO GESTOR E DO CONSUMIDOR

Título
[en] GASTRONOMIC BRANDING IN RIO DE JANEIRO: A SEMIOTIC ANALYSIS OF THE PERSPECTIVES OF MANAGERS AND CONSUMERS

Autor
[pt] GABRIELA BADIANI GIBIER DE SOUZA

Vocabulário
[pt] SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] BRANDING GASTRONOMICO

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DE MARCA

Vocabulário
[pt] BRANDING

Vocabulário
[pt] GASTRONOMIA

Vocabulário
[en] SEMIOTICS

Vocabulário
[en] GATRONOMICAL BRANDING

Vocabulário
[en] BRAND IDENTITY

Vocabulário
[en] BRANDING

Vocabulário
[en] GASTRONOMY

Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta estudo sobre a interação entre as intenções narrativas dos proprietários de restaurantes no Rio de Janeiro, o branding estabelecido para as marcas dos restaurantes e a percepção dos consumidores, utilizando a semiótica como ferramenta analítica para compreender como esses elementos afetam o sucesso dos estabelecimentos no setor gastronômico da cidade, especificamente na Zona Sul. A pesquisa foca em três restaurantes: Jobi, Tapí e Tissai, com o intuito de identificar as práticas de branding estabelecidas e como elas influenciam a experiência do consumidor. Para isso, utilizou-se o modelo de projeto de marca proposto por Semprini (2010), a fim de comparar o projeto e as manifestações das marcas dos restaurantes. Foram realizadas entrevistas em profundidade com proprietários de restaurantes e clientes para coletar dados e analisar as diferentes perspectivas sobre as marcas. A aplicação da semiótica discursiva no estudo de marcas, embora não seja recente, ainda é subexplorada e oferece um grande potencial para otimizar práticas de marketing. A presente pesquisa, portanto, oferece uma abordagem que pode enriquecer a literatura acadêmica da área de gestão de marcas. Do ponto de vista gerencial, a pesquisa forneceu insights práticos para aprimorar a conexão entre as marcas e o consumidor, colaborando para a satisfação do cliente e a competitividade das marcas no mercado.

Resumo
[en] This dissertation presents a study on the interaction between the narrative intentions of restaurant owners in Rio de Janeiro, the branding established for their restaurant brands, and consumer perception. It employs semiotics as an analytical tool to understand how these elements influence the success of establishments in the city s gastronomic sector, specifically in the South Zone. The research focuses on three restaurants—Jobi, Tapí, and Tissai—with the aim of identifying the established branding practices and how they shape the consumer experience. To achieve this, the brand project model proposed by Semprini (2010) was applied to compare the design and manifestations of the restaurants brands. In-depth interviews were conducted with restaurant owners and customers to collect data and analyze different perspectives on the brands. While the application of discursive semiotics in brand studies is not new, it remains underexplored and offers significant potential for enhancing marketing practices. Therefore, this research provides an approach that can enrich the academic literature in the field of brand management. From a managerial perspective, the study offers practical insights to strengthen the connection between brands and consumers, contributing to customer satisfaction and brand competitiveness in the market.

Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
JOAO FELIPE RAMMELT SAUERBRONN

Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Catalogação
2025-04-29

Apresentação
2025-03-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70169


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF