Título
[pt] BRANDING GASTRONÔMICO NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE OS OLHARES DO GESTOR E DO CONSUMIDOR
Título
[en] GASTRONOMIC BRANDING IN RIO DE JANEIRO: A SEMIOTIC ANALYSIS OF THE PERSPECTIVES OF MANAGERS AND CONSUMERS
Autor
[pt] GABRIELA BADIANI GIBIER DE SOUZA
Vocabulário
[pt] SEMIOTICA
Vocabulário
[pt] BRANDING GASTRONOMICO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DE MARCA
Vocabulário
[pt] BRANDING
Vocabulário
[pt] GASTRONOMIA
Vocabulário
[en] SEMIOTICS
Vocabulário
[en] GATRONOMICAL BRANDING
Vocabulário
[en] BRAND IDENTITY
Vocabulário
[en] BRANDING
Vocabulário
[en] GASTRONOMY
Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta estudo sobre a interação entre as intenções
narrativas dos proprietários de restaurantes no Rio de Janeiro, o branding
estabelecido para as marcas dos restaurantes e a percepção dos consumidores,
utilizando a semiótica como ferramenta analítica para compreender como esses
elementos afetam o sucesso dos estabelecimentos no setor gastronômico da
cidade, especificamente na Zona Sul. A pesquisa foca em três restaurantes:
Jobi, Tapí e Tissai, com o intuito de identificar as práticas de branding
estabelecidas e como elas influenciam a experiência do consumidor. Para isso,
utilizou-se o modelo de projeto de marca proposto por Semprini (2010), a fim de
comparar o projeto e as manifestações das marcas dos restaurantes. Foram
realizadas entrevistas em profundidade com proprietários de restaurantes e
clientes para coletar dados e analisar as diferentes perspectivas sobre as
marcas. A aplicação da semiótica discursiva no estudo de marcas, embora não
seja recente, ainda é subexplorada e oferece um grande potencial para otimizar
práticas de marketing. A presente pesquisa, portanto, oferece uma abordagem
que pode enriquecer a literatura acadêmica da área de gestão de marcas. Do
ponto de vista gerencial, a pesquisa forneceu insights práticos para aprimorar a
conexão entre as marcas e o consumidor, colaborando para a satisfação do
cliente e a competitividade das marcas no mercado.
Resumo
[en] This dissertation presents a study on the interaction between the narrative
intentions of restaurant owners in Rio de Janeiro, the branding established for
their restaurant brands, and consumer perception. It employs semiotics as an
analytical tool to understand how these elements influence the success of
establishments in the city s gastronomic sector, specifically in the South Zone.
The research focuses on three restaurants—Jobi, Tapí, and Tissai—with the aim
of identifying the established branding practices and how they shape the
consumer experience. To achieve this, the brand project model proposed by
Semprini (2010) was applied to compare the design and manifestations of the
restaurants brands. In-depth interviews were conducted with restaurant owners
and customers to collect data and analyze different perspectives on the brands.
While the application of discursive semiotics in brand studies is not new, it
remains underexplored and offers significant potential for enhancing marketing
practices. Therefore, this research provides an approach that can enrich the
academic literature in the field of brand management. From a managerial
perspective, the study offers practical insights to strengthen the connection
between brands and consumers, contributing to customer satisfaction and brand
competitiveness in the market.
Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
Banca
JOAO FELIPE RAMMELT SAUERBRONN
Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
Catalogação
2025-04-29
Apresentação
2025-03-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70169
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