Título
[pt] O PAPEL DAS EMPRESAS FAMILIARES NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Autor
[pt] EDUARDO HENRIQUE MIZUNO VIANA
Vocabulário
[pt] EMPRESA FAMILIAR
Vocabulário
[pt] LEGADO FAMILIAR
Vocabulário
[pt] IMPACTO SOCIAL
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Resumo
[pt] A função das empresas familiares no empreendedorismo social envolve o estudo de como essas organizações, além de visar ao lucro, também impactam questões sociais e ambientais. Estas organizações, devido às suas características, contam com uma administração mais próxima e princípios familiares que afetam suas escolhas de negócio. Dentro do campo do empreendedorismo social, elas procuram maneiras novas de resolver desafios sociais, visando o progresso da comunidade. A análise de diversos
casos possibilita a observação de variadas estratégias utilizadas por empresas familiares, levando em conta fatores como a estrutura interna, a herança familiar e o efeito social produzido. Este formato de negócio busca uma harmonia entre a viabilidade
financeira e o compromisso com a comunidade. Ao incorporar ações de responsabilidade social, as empresas familiares têm a oportunidade de gerar um impacto de longo prazo e consolidar sua ligação com a comunidade. O estudo mostra
que, mesmo com obstáculos na administração e na transição de liderança, essas organizações têm um papel fundamental na fomentação de transformações sociais. O estudo também aponta que o compromisso com o empreendedorismo social pode ser
um diferencial competitivo para essas organizações. Assim, a análise de casos múltiplos oferece insights valiosos sobre as estratégias e desafios enfrentados pelas empresas familiares nesse campo.
Orientador(es)
LYGIA ALESSANDRA MAGALHAES MAGACHO
Catalogação
2025-04-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70137@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70137
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