Título
[en] EDUCATIONAL INNOVATION: CONCEPTIONS AND ROLES OF PRINCIPALS AND TEACHERS OF TWO BRAZILIAN SCHOOLS RECOGNIZED AS INNOVATIVE
Título
[pt] INOVAÇÃO EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES E PAPÉIS DAS DIRETORAS E PROFESSORAS DE DUAS ESCOLAS BRASILEIRAS RECONHECIDAS COMO INOVADORAS
Autor
[pt] GABRIELLA PORTELA B DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] INOVACAO EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] INOVACAO
Vocabulário
[pt] ESCOLA INOVADORA
Vocabulário
[en] INNOVATIVE SCHOOL
Vocabulário
[en] INNOVATION
Resumo
[pt] O presente trabalho tem como objetivo analisar duas experiências escolares,
premiadas e reconhecidas como inovadoras, buscando identificar suas
características a partir da visão da gestão e de professores. Para isso, buscou-se
compreender as características que levam essas escolas a se perceberem como
inovadoras ao se candidatarem a premiações em inovação, analisar a percepção da
direção e de professores sobre inovação e compreender o conceito de inovação
adotado por essas instituições. A fundamentação teórica é pautada no debate
contemporâneo acerca do conceito de inovação educacional. Como metodologia,
optou-se por realizar dois estudos de caso, um para cada escola pesquisada, os
procedimentos adotados no estudo de caso foram a análise de documentos e
entrevistas. Os resultados indicam que as escolas pesquisadas entendem a inovação
educacional como práticas cotidianas, que contam com o envolvimento e a
participação de toda a comunidade escolar, e que quebram com o paradigma
tradicional de gestão e de práticas pedagógicas, ainda muito presente na educação
brasileira.
Resumo
[en] The present work aims to analyze two school experiences, awarded and
recognized as innovative, seeking to identify their characteristics from the
perspective of management and teachers. For this, it was sought to understand the
characteristics that lead these schools to perceive themselves as innovative when
applying for innovation awards, to analyze the perception of the management and
teachers about innovation and to understand the concept of innovation adopted by
these institutions. The theoretical foundation is based on the contemporary debate
about the concept of educational innovation. As a methodology, it was decided to
carry out two case studies, one for each school researched, the procedures adopted
in the case study were the analysis of documents and interviews. The results indicate
that the schools surveyed understand educational innovation as daily practices,
which count on the involvement and participation of the entire school community,
and that break with the traditional paradigm of management and pedagogical
practices, still very present in Brazilian education.
Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE
Coorientador(es)
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA
Banca
KEITE SILVA DE MELO
Banca
SIMONE DE MIRANDA OLIVEIRA FRANCA
Catalogação
2025-04-28
Apresentação
2025-02-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70107@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70107@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70107
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF