Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EDUCATIONAL INNOVATION: CONCEPTIONS AND ROLES OF PRINCIPALS AND TEACHERS OF TWO BRAZILIAN SCHOOLS RECOGNIZED AS INNOVATIVE

Título
[pt] INOVAÇÃO EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES E PAPÉIS DAS DIRETORAS E PROFESSORAS DE DUAS ESCOLAS BRASILEIRAS RECONHECIDAS COMO INOVADORAS

Autor
[pt] GABRIELLA PORTELA B DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] INOVACAO EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] INOVACAO

Vocabulário
[pt] ESCOLA INOVADORA

Vocabulário
[en] INNOVATIVE SCHOOL

Vocabulário
[en] INNOVATION

Resumo
[pt] O presente trabalho tem como objetivo analisar duas experiências escolares, premiadas e reconhecidas como inovadoras, buscando identificar suas características a partir da visão da gestão e de professores. Para isso, buscou-se compreender as características que levam essas escolas a se perceberem como inovadoras ao se candidatarem a premiações em inovação, analisar a percepção da direção e de professores sobre inovação e compreender o conceito de inovação adotado por essas instituições. A fundamentação teórica é pautada no debate contemporâneo acerca do conceito de inovação educacional. Como metodologia, optou-se por realizar dois estudos de caso, um para cada escola pesquisada, os procedimentos adotados no estudo de caso foram a análise de documentos e entrevistas. Os resultados indicam que as escolas pesquisadas entendem a inovação educacional como práticas cotidianas, que contam com o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar, e que quebram com o paradigma tradicional de gestão e de práticas pedagógicas, ainda muito presente na educação brasileira.

Resumo
[en] The present work aims to analyze two school experiences, awarded and recognized as innovative, seeking to identify their characteristics from the perspective of management and teachers. For this, it was sought to understand the characteristics that lead these schools to perceive themselves as innovative when applying for innovation awards, to analyze the perception of the management and teachers about innovation and to understand the concept of innovation adopted by these institutions. The theoretical foundation is based on the contemporary debate about the concept of educational innovation. As a methodology, it was decided to carry out two case studies, one for each school researched, the procedures adopted in the case study were the analysis of documents and interviews. The results indicate that the schools surveyed understand educational innovation as daily practices, which count on the involvement and participation of the entire school community, and that break with the traditional paradigm of management and pedagogical practices, still very present in Brazilian education.

Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE

Coorientador(es)
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA

Banca
KEITE SILVA DE MELO

Banca
SIMONE DE MIRANDA OLIVEIRA FRANCA

Catalogação
2025-04-28

Apresentação
2025-02-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70107@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70107@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70107


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF