Título
[pt] ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor
[pt] YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] DITADURA MILITAR
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
Resumo
[pt] Este trabalho monográfico analisa o currículo oficial de História durante a ditadura militar no Brasil, com enfoque nas diretrizes previstas na Lei 5.692/71 e suas implicações para a formação dos professores. A pesquisa investiga como o currículo foi estruturado para atender aos interesses do regime autoritário, utilizando disciplinas como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para fortalecer os ideais de segurança nacional e conformidade. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se o papel do currículo como instrumento de controle ideológico, destacando a exclusão de temas relacionados à democracia, movimentos sociais e direitos humanos. O estudo contribui para a compreensão do impacto dessas políticas educacionais na prática docente e no ensino.
Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Catalogação
2025-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF