Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autor
[pt] YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] DITADURA MILITAR

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL

Resumo
[pt] Este trabalho monográfico analisa o currículo oficial de História durante a ditadura militar no Brasil, com enfoque nas diretrizes previstas na Lei 5.692/71 e suas implicações para a formação dos professores. A pesquisa investiga como o currículo foi estruturado para atender aos interesses do regime autoritário, utilizando disciplinas como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para fortalecer os ideais de segurança nacional e conformidade. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se o papel do currículo como instrumento de controle ideológico, destacando a exclusão de temas relacionados à democracia, movimentos sociais e direitos humanos. O estudo contribui para a compreensão do impacto dessas políticas educacionais na prática docente e no ensino.

Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Catalogação
2025-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF