Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AN ANALYSIS OF THE VARIABILITY OF THE INHIBITORY CONTROL PERFORMANCE IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)

Título
[pt] UMA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DO DESEMPENHO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autor
[pt] LOUISE DO NASCIMENTO MARQUES

Vocabulário
[pt] FUNCAO EXECUTIVA

Vocabulário
[pt] CONTROLE EXECUTIVO

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Vocabulário
[en] EXECUTIVE FUNCTION

Vocabulário
[en] EXECUTIVE CONTROL

Vocabulário
[en] NEURODEVELOPMENTAL DISORDER

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER

Resumo
[pt] O controle inibitório regula comportamentos, emoções e cognição, sendo essencial para a adaptação ambiental. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficits nessa função afetam desempenho acadêmico e social. No Estudo 1 (n = 82), crianças e adolescentes com TEA (n = 18), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) (n = 16) e desenvolvimento típico (n = 48) realizaram o Stroop Victoria (inibição de leitura) e o Go/No-Go (inibição motora). No Estudo 2 (n = 97), a análise de perfis latentes identificou subgrupos dentro do TEA, incluindo o Five-Digit Test (FDT) para avaliar controle inibitório e flexibilidade cognitiva. No Estudo 1, crianças com TEA apresentaram dificuldades no Go/No-Go, com mais erros, enquanto no Stroop Victoria seu desempenho foi semelhante ao grupo controle, mas superior ao grupo TDI. No Estudo 2, emergiram três perfis: Médio (34 por cento), Médio Inferior (41 por cento) e Abaixo da Média (25 por cento), este último com maiores déficits e mais comorbidades, como sintomas de TDAH. O desempenho do grupo TEA variou conforme a tarefa e o nível de dificuldade, destacando a heterogeneidade do controle inibitório na amostra e a influência da idade e escolaridade.

Resumo
[en] Inhibitory control regulates behavior, emotions, and cognition, playing a crucial role in environmental adaptation. In Autism Spectrum Disorder (ASD), deficits in this function impact academic and social performance. In Study 1 (n = 82), children and adolescents with ASD (n = 18), Intellectual Developmental Disorder (IDD) (n = 16), and typical development (n = 48) completed the Stroop Victoria (reading inhibition) and the Go/No-Go task (motor inhibition). In Study 2 (n = 97), latent profile analysis identified subgroups within the ASD sample, incorporating the Five-Digit Test (FDT) to assess inhibitory control and cognitive flexibility. In Study 1, children with ASD showed difficulties in the Go/No-Go task, making more errors, whereas their performance on Stroop Victoria was similar to the control group but superior to the IDD group. In Study 2, three profiles emerged: Medium (34 percent), Lower Medium (41 percent), and Below Average (25 percent), the latter showing greater deficits and more comorbidities, such as ADHD symptoms. The performance of the ASD group varied depending on the task and its level of difficulty, highlighting the heterogeneity of inhibitory control in the sample and the influence of age and educational level.

Orientador(es)
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
CLAUDIA BERLIM DE MELLO

Banca
LUCIANA BROOKING TERESA DIAS

Catalogação
2025-04-15

Apresentação
2025-04-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70032


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF