Título
[en] AN ANALYSIS OF THE VARIABILITY OF THE INHIBITORY CONTROL PERFORMANCE IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)
Título
[pt] UMA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DO DESEMPENHO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autor
[pt] LOUISE DO NASCIMENTO MARQUES
Vocabulário
[pt] FUNCAO EXECUTIVA
Vocabulário
[pt] CONTROLE EXECUTIVO
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Vocabulário
[en] EXECUTIVE FUNCTION
Vocabulário
[en] EXECUTIVE CONTROL
Vocabulário
[en] NEURODEVELOPMENTAL DISORDER
Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
Resumo
[pt] O controle inibitório regula comportamentos, emoções e cognição,
sendo essencial para a adaptação ambiental. No Transtorno do Espectro
Autista (TEA), déficits nessa função afetam desempenho acadêmico e social.
No Estudo 1 (n = 82), crianças e adolescentes com TEA (n = 18), Transtorno
do Desenvolvimento Intelectual (TDI) (n = 16) e desenvolvimento típico (n
= 48) realizaram o Stroop Victoria (inibição de leitura) e o Go/No-Go
(inibição motora). No Estudo 2 (n = 97), a análise de perfis latentes
identificou subgrupos dentro do TEA, incluindo o Five-Digit Test (FDT) para
avaliar controle inibitório e flexibilidade cognitiva. No Estudo 1, crianças
com TEA apresentaram dificuldades no Go/No-Go, com mais erros, enquanto
no Stroop Victoria seu desempenho foi semelhante ao grupo controle, mas
superior ao grupo TDI. No Estudo 2, emergiram três perfis: Médio (34 por cento),
Médio Inferior (41 por cento) e Abaixo da Média (25 por cento), este último com maiores
déficits e mais comorbidades, como sintomas de TDAH. O desempenho do
grupo TEA variou conforme a tarefa e o nível de dificuldade, destacando a
heterogeneidade do controle inibitório na amostra e a influência da idade e
escolaridade.
Resumo
[en] Inhibitory control regulates behavior, emotions, and cognition,
playing a crucial role in environmental adaptation. In Autism Spectrum
Disorder (ASD), deficits in this function impact academic and social
performance. In Study 1 (n = 82), children and adolescents with ASD (n =
18), Intellectual Developmental Disorder (IDD) (n = 16), and typical
development (n = 48) completed the Stroop Victoria (reading inhibition) and
the Go/No-Go task (motor inhibition). In Study 2 (n = 97), latent profile
analysis identified subgroups within the ASD sample, incorporating the Five-Digit Test (FDT) to assess inhibitory control and cognitive flexibility. In
Study 1, children with ASD showed difficulties in the Go/No-Go task, making
more errors, whereas their performance on Stroop Victoria was similar to the
control group but superior to the IDD group. In Study 2, three profiles
emerged: Medium (34 percent), Lower Medium (41 percent), and Below Average (25 percent),
the latter showing greater deficits and more comorbidities, such as ADHD
symptoms. The performance of the ASD group varied depending on the task
and its level of difficulty, highlighting the heterogeneity of inhibitory control
in the sample and the influence of age and educational level.
Orientador(es)
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
CLAUDIA BERLIM DE MELLO
Banca
LUCIANA BROOKING TERESA DIAS
Catalogação
2025-04-15
Apresentação
2025-04-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70032@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70032
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF