Título
[pt] A POBREZA DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATROFIA DA ARTE NARRATIVA, SOB A PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN
Título
[en] THE POVERTY OF EXPERIENCES FROM THE ATROPHY OF NARRATIVE ART, FROM THE PERSPECTIVE OF WALTER BENJAMIN
Autor
[pt] MAIARA DE SOUSA BISPO
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] POBREZA DE EXPERIENCIAS
Vocabulário
[pt] TRADICAO
Vocabulário
[pt] ARTE NARRATIVA
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] POVERTY OF EXPERIENCES
Vocabulário
[en] TRADITION
Vocabulário
[en] NARRATIVE ART
Resumo
[pt] O presente trabalho busca compreender a relação entre a pobreza de experiências e a derrocada de narrativas
auráticas, a partir da visão de Walter Benjamin. Nessa direção, faz-se uma análise de experiências desde aquelas que contribuem
para a geração de unidade de sentido e de senso de comunidade àquelas que nos isolam e nos desumanizam. O referido declínio
da experiência comunitária é agravado pelo desenvolvimento tecnológico, interferindo tanto na esfera da vida pessoal quanto
na profissional. No que tange às modificações das relações sociais na modernidade, nos questionamos como estamos em relação à
tradição oral e à relação intergeracional, vistas como essenciais na arte narrativa. Ao buscarmos compreender os elementos que
contribuem para a atrofia da arte narrativa, identificamos o advento do romance e, posteriormente, o fluxo de informações,
que é alavancado com a imprensa na época de Walter Benjamin e com a internet na atualidade. Nesse contexto, surge o
Storytelling como uma eficiente técnica de comunicação, mas carente de sentido e orientação. Desse modo, com a perda das
experiências auráticas, algo de mais decisivo está em jogo, isto é, a nossa capacidade de vínculo e, em última instância, a própria
humanidade. Sendo assim, com vistas a superar a crise tradiçãomodernidade e elaborar a retomada da arte narrativa,
abordamos o componente da distância como essencial no intercâmbio de experiências e de aprendizados. Com isso,
sublinhamos também a escuta e o olhar atentos aliados a uma experiência mística, mágica e extraordinária como inspirações
para a construção de narrativas significativas e genuínas.
Resumo
[en] This paper seeks to understand the relationship
between the poverty of experiences and the collapse of auratic
narratives, based on Walter Benjamin s perspective. In this
direction, we analyze experiences ranging from those that
contribute to the generation of unity of meaning and a sense of
community to those that isolate and dehumanize us. The
aforementioned decline in community experience is aggravated
by technological development, interfering in both the personal
and professional spheres. Regarding the changes in social
relations in modernity, we question how we are in relation to oral
tradition and intergenerational relations, seen as essential in
narrative art. In seeking to understand the elements that
contribute to the atrophy of narrative art, we identify the advent
of the novel and, later, the flow of information, which is leveraged
by the press in Walter Benjamin s time and by the Internet today.
In this context, Storytelling emerges as an efficient
communication technique, but it lacks meaning and guidance.
Thus, with the loss of auratic experiences, something more
decisive is at stake, that is, our capacity for connection and,
ultimately, humanity itself. Therefore, with a view to overcoming
the tradition-modernity crisis and developing the revival of
narrative art, we approach the component of distance as essential
in the exchange of experiences and learning. With this, we also
emphasize attentive listening and looking combined with a
mystical, magical and extraordinary experience as inspirations
for the construction of meaningful and genuine narratives.
Catalogação
2025-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70009@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70009@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF