Título
[pt] MINERAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA AO PAGAMENTO DE FRETES
Título
[en] PROCESS MINING APPLIED TO FREIGHT PAYMENT
Autor
[pt] GLAUCE DA SILVA DE SOUSA UEHARA
Vocabulário
[pt] LOGISTICA
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE CONFERENCIA
Vocabulário
[pt] PAGAMENTO DE FRETE
Vocabulário
[pt] MINERACAO DE PROCESSOS
Vocabulário
[en] LOGISTICS
Vocabulário
[en] CONFERENCE PROCESS
Vocabulário
[en] SHIPPING PAYMENT
Vocabulário
[en] PROCESS MINING
Resumo
[pt] A implantação de um processo de conferência e pagamento de fretes eficiente é
importante para garantir que os acordos contratuais sejam cumpridos e que o caixa das
empresas envolvidas não seja penalizado devido a erros ou ineficiências no processo. Dito
isso, o presente trabalho tem por objetivo aplicar técnicas de mineração de processos em
uma célula de conferência e pagamento de fretes de uma empresa brasileira fabricante de
lubrificantes, a fim de encontrar o modelo atual do processo, identificar possíveis
ineficiências e desvios do processo padrão e propor melhorias. Como resultado, pode-se
observar que as cinco transportadoras analisadas apresentaram as atividades Revisar
Documento como gargalo e Exportar Fatura como a de maior frequência. Este gargalo
justifica os prolongamentos no processo, além das recorrentes divergências nas faturas
encaminhadas para conferência na etapa REVISAR DOCUMENTO. Foi proposto um
plano de ação de três etapas (processo, pessoas e tecnologia) visando a melhoria do
processo atual e a aproximação do mesmo ao processo padrão.
Resumo
[en] The implementation of an efficient freight conference and payment process is important to ensure that contractual agreements are fulfilled and that the cash flow of the companies involved is not penalized due to errors or inefficiencies in the process. That said, the present work aims to apply process mining techniques in a conference and freight payment cell of a Brazilian lubricant manufacturing company, in order to find the current process model, identify possible inefficiencies and deviations from the standard process. and propose improvements. As a result, it can be observed that the five carriers analyzed presented the activities Review Document as a bottleneck and Export Invoice as the most frequent. This bottleneck justifies the extensions in the process, in addition to the recurring discrepancies in the invoices sent for verification in the REVIEW DOCUMENT stage. A three-step action plan (process, people and technology) was proposed to improve the current process and bring it closer to the standard process.
Orientador(es)
LEILA FIGUEIREDO DANTAS
Coorientador(es)
IGOR TONA PERES
Banca
FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA
Banca
IGOR TONA PERES
Banca
LEILA FIGUEIREDO DANTAS
Banca
IGOR LEAO DOS SANTOS MONTES
Catalogação
2025-04-08
Apresentação
2024-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69892@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69892@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69892
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF