Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] STUDENT ASSOCIATIONS IN SCHOOLS AND NEW PARTICIPATIVE PATHS: A CASE STUDY

Autor
[pt] CAMILA MOURA PINTO

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[pt] GREMIO ESTUDANTIL

Vocabulário
[pt] JUVENTUDE

Vocabulário
[en] POLICY

Vocabulário
[en] STUDENT COUNCIL

Vocabulário
[en] YOUTH

Resumo
[pt] Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010). O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência (PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades, destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola, compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o entendimento acerca da interface entre juventude, política.

Resumo
[en] Academic research in the area of youth and politics have pointed out that the traditional political path has been rejected as a participatory way by the vast majority of young Brazilians. Also causes and flags, according to the same reflections, acquire more local action, especially strong presence in neighborhoods and schools, setting up new spaces and forms of engagement. Based on these settings, this research sought to understand the actual meaning of student societies, because these associations are historically knowning for harboring the first experience and youth policy. Seeking to focus on the meanings created by the young people themselves, the researcher chose as research methodology case study in a religious school Catholic of Rio de Janeiro, using the methodological framework, Robert Yin (2010). The policy concept used three conceptions: the relationship friend-enemy (BOBBIO, 1986), as a strategy of coexistence (PARO, 2002, 2010) and transformative action, arising from reviews of the subjects of the research. The student association was understood as a political organization because the focus of research took the political dimension of their activities, especially the relationship between the students and the coordination of the school. This situation was understood like Political Game school. This research move away from traditional conceptions that limit the concept of politics to political institutions. The researcher believes that the study extends the understanding of the interface between youth policy.

Orientador(es)
ZAIA BRANDAO

Banca
ZAIA BRANDAO

Banca
ANDRE DE LEMOS FREIXO

Banca
LUCILIA AUGUSTA LINO DE PAULA

Catalogação
2025-04-01

Apresentação
2013-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF