Título
[pt] GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO
Título
[en] STUDENT ASSOCIATIONS IN SCHOOLS AND NEW PARTICIPATIVE PATHS: A CASE STUDY
Autor
[pt] CAMILA MOURA PINTO
Vocabulário
[pt] POLITICA
Vocabulário
[pt] GREMIO ESTUDANTIL
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Vocabulário
[en] POLICY
Vocabulário
[en] STUDENT COUNCIL
Vocabulário
[en] YOUTH
Resumo
[pt] Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a
via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande
maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as
mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação
nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de
engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o
atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são
historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências
políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios
jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o
estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica
do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010).
O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a
saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência
(PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos
próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização
política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades,
destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do
colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola,
compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se
de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao
movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o
entendimento acerca da interface entre juventude, política.
Resumo
[en] Academic research in the area of youth and politics have pointed out that the
traditional political path has been rejected as a participatory way by the vast
majority of young Brazilians. Also causes and flags, according to the same
reflections, acquire more local action, especially strong presence in
neighborhoods and schools, setting up new spaces and forms of engagement.
Based on these settings, this research sought to understand the actual meaning of
student societies, because these associations are historically knowning for
harboring the first experience and youth policy. Seeking to focus on the meanings
created by the young people themselves, the researcher chose as research
methodology case study in a religious school Catholic of Rio de Janeiro, using
the methodological framework, Robert Yin (2010). The policy concept used three
conceptions: the relationship friend-enemy (BOBBIO, 1986), as a strategy of
coexistence (PARO, 2002, 2010) and transformative action, arising from reviews
of the subjects of the research. The student association was understood as a
political organization because the focus of research took the political dimension of
their activities, especially the relationship between the students and the
coordination of the school. This situation was understood like Political Game
school. This research move away from traditional conceptions that limit the
concept of politics to political institutions. The researcher believes that the study
extends the understanding of the interface between youth policy.
Orientador(es)
ZAIA BRANDAO
Banca
ZAIA BRANDAO
Banca
ANDRE DE LEMOS FREIXO
Banca
LUCILIA AUGUSTA LINO DE PAULA
Catalogação
2025-04-01
Apresentação
2013-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF