Título
[en] REFLECTIONS CONCERNING THE ATTENDANCE THE FAMILY IN THE PHONOLOGICAL CLINIC
Título
[pt] REFLEXÕES ACERCA DO ATENDIMENTO À FAMÍLIA NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
Autor
[pt] MANOEL QUEIROZ DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] DISTURBIO DA LINGUAGEM EM CRIANCAS
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[en] FAMILY
Vocabulário
[en] LANGUAGE DISORDERS IN CHILDREN
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Resumo
[pt] Esta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre o
trabalho do fonoaudiólogo com a família de crianças que
apresentam atraso de linguagem. Para tanto, foi utilizada
a metodologia qualitativa, e o instrumento de coleta se
constituiu de uma entrevista semi-estruturada, realizada
com seis fonoaudiólogas que atuam em consultório
particular. Cada entrevista foi analisada individualmente
e, em seguida, foram levantadas seis categorias a partir
das quais se detectaram os conteúdos expressos por todas
as participantes: 1- no que se refere à relação entre
atraso de linguagem e funcionamento familiar, elas
perceberam que o atraso de linguagem se relaciona com
questões de ordem subjetiva da família, como a
superproteção materna, a relação simbiótica entre a mãe e
a criança, a fragilização da função paterna, a falta de
tempo dos pais para com os filhos no dia-a-dia, além de
questões como ansiedade, angústia e estresse familiar,
prejudicando a criança inserida neste contexto. 2- quanto
à participação da família na avaliação e na terapia dos
atrasos de linguagem, observou-se que a família é pouco
participativa. Algumas vezes se solicita a entrada da mãe
para assistir à sessão, a fim de que a profissional lhe
ensine condutas e atividades para serem feitas em casa
com a criança. 3- em relação às intervenções das
fonoaudiólogas com a família de crianças com atrasos de
linguagem, constatam-se duas abordagens distintas: uma
centrada no respeito ao processo inter-subjetivo do
sistema familiar e outra predominantemente marcada por
intervenções centradas nas orientações objetivas e
diretivas aos pais, com pouca atenção à subjetividade dos
mesmos. 4- quanto aos sentimentos experienciados, a
maioria das participantes mencionou experimentar
satisfação e bem-estar no contato com as famílias, com
exceção de uma participante que fez menção a sentimentos
de medo e insegurança. 5- em relação às dificuldades
sentidas, as fonoaudiólogas relataram questões como a
resistência das famílias quanto à participação e
envolvimento no processo terapêutico, bem como o
estabelecimento dos limites entre os assuntos pertinentes
à Fonoaudiologia e outros de ordem mais psicológica. 6-
finalmente, no que se refere ao preparo para atenderem às
famílias, constatou-se a falta de preparo, uma vez que
elas reconheceram suas limitações em termos de formação
acadêmica. Conclui-se que, excetuando uma participante,
as demais ainda seguem o modelo de atendimento baseado
nos pressupostos cartesianos, deixando de contemplar a
complexidade do sistema familiar.
Resumo
[en] Our research had a general aim to reflect about the speech
therapists work closed to the relative of children, who has
got language disability. Thus, we used a qualitative
methodology, which way of collecting data was through a
structured interview done by six speech therapists with
children affected by language disability in a private
clinic. Each interview were analyzed isolated, then the
results were divided in six cathegories, which detected all
of the contents expressed by the participants: 1-Related to
relation between language disability and patients
functioning, they observed that language disability is
related to subject question from the family as such, mother
superprotection, symbiotic relationship between mother and
child, weakness father function, abscense from relatives to
stay with children day-by-day, anxiety, anguish and
familiar stress prejudicing the child inserted in this
context. 2-Related to relatives participants in the
assessment and therapy of language disabilities, we
observed that relatives didn`t participate enough in this
context. Sometimes mother entrance was requested to walk
the session aimed to learn teach the mother about which
activities should be done at home beside the children. 3-
Related to speech therapists interventions beside the
relatives we found two possible conditions: one of them
centrated in the intersubjective family system and the
other one was extremely pointed in interventions centrated
in the obsjectives and direct relatives orientations,
focusing on few attention in theirselves subjectivity. 4-
Related to feelings experienced, most part of participants
mentioned to feel satisfaction to contact with the
relatives, exception one of the participants that felt fear
and insecurity. 5-Related to difficulties experienced,
professionals told about question as such parents
resistance to participate, specially envolving themselves
in the therapeutic process, as were to stablish some limits
between questions to the professional and others liked to a
physicological order. 6-Finally, related to the skill from
those professional to give family support we found that
they haven`t got enough preparation, mainly when they
recognize their academic limitations. In conclusion, except
one participant, the others still follow a model of
atendency bared on Cartesian postulates and they didn`t
contemplate the familiar system complexity.
Orientador(es)
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA
Banca
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Catalogação
2005-08-30
Apresentação
2005-03-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF