Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMO POSSO TER PULSO FIRME SE MEUS ALUNOS TÊM PULSOS SANGRANDO?: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DA (DES)CONSTRUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS EM NARRATIVAS DOCENTES

Título
[en] HOW CAN I HAVE A FIRM HAND IF MY STUDENTS HAVE BLEEDING WRISTS?: A DISCURSIVE ANALYSIS OF EMOTIONS AND THE (DE)CONSTRUCTION OF VIOLENCE IN TEACHERS NARRATIVES

Autor
[pt] DHARVIND ANACLETO AGUIAR

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA DE HISTORIAS DE VIDA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] VIOLENCIA ESCOLAR

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA

Vocabulário
[en] EMOTION

Vocabulário
[en] LIFE STORIES NARRATIVE

Vocabulário
[en] EVALUATION SYSTEM

Vocabulário
[en] SCHOOL VIOLENCE

Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS

Resumo
[pt] Esta dissertação, atravessada por uma forte sensibilidade autoetnográfica (Biar; Torres, 2018), surge de reflexões minhas, enquanto professor-pesquisador, e ganha forma a partir do diálogo com outros três docentes recém-formados. Neste estudo, como objetivo geral, busco entender como esses professores e eu construímos discursivamente emoções no que se refere às nossas experiências no ambiente escolar, incluindo situações de violências. Avançando aos objetivos específicos, procuro: i) analisar a construção discursiva das emoções dos professores participantes em narrativas de história de vida, a partir da identificação das escolhas léxico-gramaticais avaliativas presentes nos nossos discursos docentes; ii) gerar entendimentos sobre o papel micropolítico dessas emoções, refletindo sobre como elas reforçam ou alteram relações de poder; e iii) refletir sobre a construção e a desconstrução das violências escolares, debruçando-me especialmente sobre as violências simbólicas do discurso. Os horizontes teórico-analíticos alinham-se à Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2011) em interface com os estudos sobre emoções (Rezende; Coelho, 2010; Le Breton, 2019) construídas em narrativas (Bastos, 2005), especialmente em narrativas de história de vida (Linde, 1993). Alinhando-me ao paradigma qualitativo e interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), promovi conversas exploratórias (Miller, 2001; Maciel, 2021) com os docentes como forma de registro dos nossos discursos, o que possibilitou a coconstrução de reflexões INdisciplinares (Moita Lopes, 2006; 2013) sobre as vivências e violências em nossas salas de aula. Na esteira dos estudos sobre avaliação do discurso (Labov, 1972; Thompson; Hunston, 2006; Oteíza, 2017), tomo por base o Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005) para a investigação das avaliações (Linde, 1997; Martin, 2001) produzidas microdiscursivamente pelos participantes, relacionando-as a Discursos (Gee, 2015) que circulam em contextos macrossociais. Entendimentos sugerem, por um lado, que, devido às violências simbólicas e/ou físicas vivenciadas, os professores participantes e eu construímos em nossos discursos emoções voltadas a Afetos de insegurança e insatisfação, bem como a julgamentos morais no âmbito da ética. Por outro lado, a dimensão micropolítica das emoções também parece nos mover a continuar na docência, o que se observa por meio de emoções ligadas à indignação crítica e à esperança. Nossas reflexões, proporcionadas pelas conversas exploratórias, oportunizaram novas visões de nossas práticas educativas e a possibilidade de desconstrução de atos violentos.

Resumo
[en] This dissertation, permeated by a strong autoethnographic sensitivity (Biar; Torres, 2018), arises from my reflections as a teacher-researcher and takes shape from the dialogue with three other recently graduated teachers. In this study, as a general objective, I seek to understand how these teachers and I discursively construct emotions with regard to our experiences in the school environment, including situations of violence. Moving on to the specific objectives, I seek to: i) analyze the discursive construction of the emotions of the participating teachers in life story narratives, based on the identification of the evaluative lexical-grammatical choices present in our teaching discourses; ii) generate understandings about the micropolitical role of these emotions, reflecting on how they reinforce or alter power relations; and iii) reflect on the construction and deconstruction of school violence, focusing especially on the symbolic violence of discourse. The theoretical-analytical horizons are aligned with Critical Applied Linguistics (Moita Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2011) in interface with studies on emotions (Rezende; Coelho, 2010; Le Breton, 2019) constructed in narratives (Bastos, 2005), especially in life story narratives (Linde, 1993). Aligning myself with the qualitative and interpretivist research paradigm (Denzin; Lincoln, 2006), I promoted exploratory conversations (Miller, 2001; Maciel, 2021) with teachers as a way of recording our discourses, which enabled the co-construction of INdisciplinary reflections (Moita Lopes, 2006; 2013) on the experiences and violence in our classrooms. Following studies on discourse evaluation (Labov, 1972; Thompson; Hunston, 2006; Oteíza, 2017), I use the Appraisal System (Martin; White, 2005) as a basis for investigating evaluations (Linde, 1997; Martin, 2001) produced microdiscursively by participants, relating them to Discourses (Gee, 2015) that circulate in macrosocial contexts. Understandings suggest, on the one hand, that, due to the symbolic and/or physical violence experienced, the participating teachers and I construct emotions in our discourses focused on Affects of insecurity and dissatisfaction, as well as moral judgments in the field of ethics. On the other hand, the micropolitical dimension of emotions also seems to move us to continue teaching, which is observed through emotions linked to critical indignation and hope. Our reflections, provided by exploratory conversations, offered opportunities for new insights into our educational practices and the possibility of deconstructing violent acts.

Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Coorientador(es)
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Banca
FERNANDA VIEIRA DA ROCHA SILVEIRA

Banca
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO

Catalogação
2025-03-27

Apresentação
2025-02-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69777


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF