Título
[pt] COMO POSSO TER PULSO FIRME SE MEUS ALUNOS TÊM PULSOS SANGRANDO?: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DA (DES)CONSTRUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS EM NARRATIVAS DOCENTES
Título
[en] HOW CAN I HAVE A FIRM HAND IF MY STUDENTS HAVE BLEEDING WRISTS?: A DISCURSIVE ANALYSIS OF EMOTIONS AND THE (DE)CONSTRUCTION OF VIOLENCE IN TEACHERS NARRATIVES
Autor
[pt] DHARVIND ANACLETO AGUIAR
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Vocabulário
[pt] NARRATIVA DE HISTORIAS DE VIDA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] VIOLENCIA ESCOLAR
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[en] EMOTION
Vocabulário
[en] LIFE STORIES NARRATIVE
Vocabulário
[en] EVALUATION SYSTEM
Vocabulário
[en] SCHOOL VIOLENCE
Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
Resumo
[pt] Esta dissertação, atravessada por uma forte sensibilidade autoetnográfica (Biar;
Torres, 2018), surge de reflexões minhas, enquanto professor-pesquisador, e ganha
forma a partir do diálogo com outros três docentes recém-formados. Neste estudo,
como objetivo geral, busco entender como esses professores e eu construímos
discursivamente emoções no que se refere às nossas experiências no ambiente
escolar, incluindo situações de violências. Avançando aos objetivos específicos,
procuro: i) analisar a construção discursiva das emoções dos professores
participantes em narrativas de história de vida, a partir da identificação das escolhas
léxico-gramaticais avaliativas presentes nos nossos discursos docentes; ii) gerar
entendimentos sobre o papel micropolítico dessas emoções, refletindo sobre como
elas reforçam ou alteram relações de poder; e iii) refletir sobre a construção e a
desconstrução das violências escolares, debruçando-me especialmente sobre as
violências simbólicas do discurso. Os horizontes teórico-analíticos alinham-se à
Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2011) em
interface com os estudos sobre emoções (Rezende; Coelho, 2010; Le Breton, 2019)
construídas em narrativas (Bastos, 2005), especialmente em narrativas de história
de vida (Linde, 1993). Alinhando-me ao paradigma qualitativo e interpretativista
de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), promovi conversas exploratórias (Miller,
2001; Maciel, 2021) com os docentes como forma de registro dos nossos discursos,
o que possibilitou a coconstrução de reflexões INdisciplinares (Moita Lopes, 2006;
2013) sobre as vivências e violências em nossas salas de aula. Na esteira dos estudos
sobre avaliação do discurso (Labov, 1972; Thompson; Hunston, 2006; Oteíza,
2017), tomo por base o Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005) para a
investigação das avaliações (Linde, 1997; Martin, 2001) produzidas
microdiscursivamente pelos participantes, relacionando-as a Discursos (Gee, 2015)
que circulam em contextos macrossociais. Entendimentos sugerem, por um lado,
que, devido às violências simbólicas e/ou físicas vivenciadas, os professores
participantes e eu construímos em nossos discursos emoções voltadas a Afetos de
insegurança e insatisfação, bem como a julgamentos morais no âmbito da ética. Por
outro lado, a dimensão micropolítica das emoções também parece nos mover a
continuar na docência, o que se observa por meio de emoções ligadas à indignação
crítica e à esperança. Nossas reflexões, proporcionadas pelas conversas
exploratórias, oportunizaram novas visões de nossas práticas educativas e a
possibilidade de desconstrução de atos violentos.
Resumo
[en] This dissertation, permeated by a strong autoethnographic sensitivity (Biar; Torres,
2018), arises from my reflections as a teacher-researcher and takes shape from the
dialogue with three other recently graduated teachers. In this study, as a general
objective, I seek to understand how these teachers and I discursively construct
emotions with regard to our experiences in the school environment, including
situations of violence. Moving on to the specific objectives, I seek to: i) analyze the
discursive construction of the emotions of the participating teachers in life story
narratives, based on the identification of the evaluative lexical-grammatical choices
present in our teaching discourses; ii) generate understandings about the
micropolitical role of these emotions, reflecting on how they reinforce or alter
power relations; and iii) reflect on the construction and deconstruction of school
violence, focusing especially on the symbolic violence of discourse. The
theoretical-analytical horizons are aligned with Critical Applied Linguistics (Moita
Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2011) in interface with studies on emotions
(Rezende; Coelho, 2010; Le Breton, 2019) constructed in narratives (Bastos, 2005),
especially in life story narratives (Linde, 1993). Aligning myself with the
qualitative and interpretivist research paradigm (Denzin; Lincoln, 2006), I
promoted exploratory conversations (Miller, 2001; Maciel, 2021) with teachers as
a way of recording our discourses, which enabled the co-construction of
INdisciplinary reflections (Moita Lopes, 2006; 2013) on the experiences and
violence in our classrooms. Following studies on discourse evaluation (Labov,
1972; Thompson; Hunston, 2006; Oteíza, 2017), I use the Appraisal System
(Martin; White, 2005) as a basis for investigating evaluations (Linde, 1997; Martin,
2001) produced microdiscursively by participants, relating them to Discourses
(Gee, 2015) that circulate in macrosocial contexts. Understandings suggest, on the
one hand, that, due to the symbolic and/or physical violence experienced, the
participating teachers and I construct emotions in our discourses focused on Affects
of insecurity and dissatisfaction, as well as moral judgments in the field of ethics.
On the other hand, the micropolitical dimension of emotions also seems to move us
to continue teaching, which is observed through emotions linked to critical
indignation and hope. Our reflections, provided by exploratory conversations,
offered opportunities for new insights into our educational practices and the
possibility of deconstructing violent acts.
Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Coorientador(es)
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
FERNANDA VIEIRA DA ROCHA SILVEIRA
Banca
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Catalogação
2025-03-27
Apresentação
2025-02-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69777
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF