Título
[pt] A MATEMÁTICA E O SOM
Título
[en] MATHEMATICS AND SOUND
Autor
[pt] ALBINA POYARES DE MELLO BHERING
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA INTEGRATIVA
Vocabulário
[pt] CULTURA MAKER
Vocabulário
[pt] FISICA
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[en] MUSIC
Vocabulário
[en] INTEGRATIVE METHODOLOGY
Vocabulário
[en] MAKER CULTURE
Vocabulário
[en] PHYSICS
Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Resumo
[pt] Este trabalho de conclusão de mestrado mostra uma forma de ensinar
conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de
maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para
isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como:
ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. Apresentam-se também conceitos
matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar
culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de
conceitos físicos e matemáticos. O instrumento tubofone foi feito com tubos PVC,
no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção com alunos do
oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno
no ambiente escolar. O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de
fração. Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática
aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com
uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e
interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam
juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura faça você
mesmo.
Resumo
[en] This master s thesis presents a way to teach mathematical concepts, such
as fractions, proportions, and geometric series, in an interdisciplinary manner with
Music and Physics, using the maker culture. To this end, mathematical concepts
found in Music, such as rhythm, harmony, chords, and musical scales, are
presented. Additionally, mathematical concepts present in the sound waves of
tubes are introduced. This interdisciplinary work culminated in the construction of
musical instruments as a practical application of physical and mathematical
concepts. The tubophone instrument was made with PVC pipes, in which the
concepts learned were applied in its construction with eighth-grade students,
aiming to encourage student protagonism in the school environment. The pan flute
instrument was made using fraction concepts. In the end, it is evident that the
integration of mathematical concepts applied to Music can be an opportunity for
teaching and learning with an integrative methodological approach, as it arouses
students curiosity and interest, besides stimulating situations where teachers and
students work together in concrete situations, using the maker philosophy, a
do-it-yourself culture.
Orientador(es)
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
MAURO BENAYON MENEZES
Catalogação
2025-03-27
Apresentação
2024-07-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF