Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A MATEMÁTICA E O SOM

Título
[en] MATHEMATICS AND SOUND

Autor
[pt] ALBINA POYARES DE MELLO BHERING

Vocabulário
[pt] MUSICA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA INTEGRATIVA

Vocabulário
[pt] CULTURA MAKER

Vocabulário
[pt] FISICA

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[en] MUSIC

Vocabulário
[en] INTEGRATIVE METHODOLOGY

Vocabulário
[en] MAKER CULTURE

Vocabulário
[en] PHYSICS

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Resumo
[pt] Este trabalho de conclusão de mestrado mostra uma forma de ensinar conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. Apresentam-se também conceitos matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de conceitos físicos e matemáticos. O instrumento tubofone foi feito com tubos PVC, no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno no ambiente escolar. O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de fração. Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura faça você mesmo.

Resumo
[en] This master s thesis presents a way to teach mathematical concepts, such as fractions, proportions, and geometric series, in an interdisciplinary manner with Music and Physics, using the maker culture. To this end, mathematical concepts found in Music, such as rhythm, harmony, chords, and musical scales, are presented. Additionally, mathematical concepts present in the sound waves of tubes are introduced. This interdisciplinary work culminated in the construction of musical instruments as a practical application of physical and mathematical concepts. The tubophone instrument was made with PVC pipes, in which the concepts learned were applied in its construction with eighth-grade students, aiming to encourage student protagonism in the school environment. The pan flute instrument was made using fraction concepts. In the end, it is evident that the integration of mathematical concepts applied to Music can be an opportunity for teaching and learning with an integrative methodological approach, as it arouses students curiosity and interest, besides stimulating situations where teachers and students work together in concrete situations, using the maker philosophy, a do-it-yourself culture.

Orientador(es)
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Banca
DANIA GONZALEZ MORALES

Banca
MAURO BENAYON MENEZES

Catalogação
2025-03-27

Apresentação
2024-07-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF