Título
[pt] NARRATIVAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS) NO FAZER PEDAGÓGICO
Título
[en] NARRATIVES OF TEACHERS OF PORTUGUESE AS A WELCOMING LANGUAGE: (LINGUISTIC) IDEOLOGIES IN TEACHING
Autor
[pt] GABRIELA VIOL VALLE
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] PORTUGUES LINGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC)
Vocabulário
[pt] ANALISE DE NARRATIVA
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE
Vocabulário
[en] LANGUAGE IDEOLOGY
Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A WELCOMING LANGUAGE (PWL)
Vocabulário
[en] NARRATIVE ANALYSIS
Resumo
[pt] Esta tese investiga o campo do ensino de Português como Língua de
Acolhimento (PLAc), refletindo, através de narrativas, sobre as práticas
pedagógicas e sobre as ideologias linguísticas de professores atuantes nessa área e
abordando a complexidade do fazer docente em contextos de vulnerabilidade. A
pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativista, analisou narrativas de oito
professores de PLAc, buscando entender como suas experiências e vivências
moldam suas práticas. O foco foi, mais especificamente, analisar as percepções
dos professores sobre suas experiências em sala de aula e problematizar as
ideologias linguísticas que orientam essas práticas. O estado da arte de PLAc
mostra a ênfase dada ao seu público-alvo, os aprendizes, que se encontram em
situação de refúgio, mas discussões com perspectivas que colocam como figura as
experiências dos professores parecem ter, ainda, pouca atenção; o caráter plural e
complexo desse contexto de ensino, destaca a necessidade de reflexão sobre as
especificidades do PLAc. A pesquisa parte de uma abordagem metapragmática,
que considera os professores como agentes reflexivos. Para pensar e discutir o
contexto do ensino de PLAc, utilizo, além das teorias que fundamentam o
entendimento de lingua(gem) desta pesquisa, que inclui os aportes teóricos de
ideologias sociais e linguísticas e análise de narrativa, os conceitos de
translinguagem, de interculturalidade e de pluricentrismo. Após as análises das
narrativas dos professores participantes da pesquisa, foi possível observar que eles
reconhecem a urgência do ensino de PLAc como um aspecto emergencial,
enfatizando a necessidade de um olhar sensível e acolhedor, que vá além do
ensino da língua em si. As narrativas também apontam para a carência de
materiais didáticos específicos e para a importância de metodologias que
contemplem a realidade dos alunos, abordando não apenas o aprendizado
linguístico, mas também a inserção social e cultural. O grande desafio da área,
também apontado pelos professores em suas narrativas, é o entendimento do
PLAc como uma vertente de ensino de LA que precisa ser desenvolvida em todos
os seus aspectos. As narrativas ressaltam a necessidade de maior apoio e
reconhecimento dos professores e a consequente diminuição de seu caráter
voluntário, que, apesar de ser muito importante e admirável, pode ser, em
contraponto, um fator limitante para sua legitimação. Este trabalho foi
desenvolvido visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada do
ensino de PLAc, propondo que a formação docente deve incluir uma reflexão
crítica sobre as ideologias que orientam a prática, promovendo um ensino que
respeite e valorize a diversidade cultural dos aprendizes. Por fim, destaco a
necessidade de políticas públicas mais efetivas e de um fortalecimento da
formação de professores para que possam atender de forma adequada às demandas
do PLAc, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais para que
alcancem o objetivo de acolhimento e inclusão social dos aprendizes.
Resumo
[en] This thesis investigates the field of teaching Portuguese as a Welcoming
Language (PWL), reflecting, through narratives, on the pedagogical practices and
linguistic ideologies of teachers working in this area and addressing the
complexity of teaching in contexts of vulnerability. The research, using a
qualitative and interpretative approach, analyzed narratives of eight PWL
teachers, seeking to understand how their experiences influence their practices.
The focus was, more specifically, on analyzing the teachers perceptions about
their experiences in the classroom and problematizing the linguistic ideologies
that guide these practices. The state of the art of PWL shows the emphasis given
to its target audience, learners who are in refugee situations, but discussions from
perspectives that place the teachers experiences as central figures seem to receive
little attention; the plural and complex nature of this teaching context highlights
the need to reflect on the specificities of PWL. The research starts from a
metapragmatic approach, which considers teachers as reflective agents. To discuss
the context of PWL teaching, I draw on the concepts of translanguaging,
interculturality, and pluricentrism, in addition to the theories that underpin the
understanding of language in this research, including social and linguistic
ideologies and narrative analysis. After analyzing the narratives of the teachers
participating in the research, it was possible to observe that they recognize the
urgency of teaching PWL as an emergency aspect, emphasizing the need for a
sensitive and welcoming perspective that goes beyond teaching the language
itself. The narratives also point to the lack of specific teaching materials and the
importance of methodologies that consider the reality of students, addressing not
only language learning, but also social and cultural inclusion. The great challenge
in the area, also pointed out by the teachers in their narratives, is the
understanding of PWL as a strand of AL teaching that needs to be developed in all
its aspects. The narratives highlight the need for greater support and recognition
of teachers and the consequent reduction of their voluntary nature, which, despite
being very important and admirable, can, on the other hand, be a limiting factor
for their legitimacy. This work was developed with the aim of contributing to a
deeper understanding of PWL teaching, proposing that teacher development
should include a critical reflection on the ideologies that guide practice, promoting
teaching that respects and values the cultural diversity of learners. Finally, I
highlight the need for more effective public policies and for strengthening teacher
training so that it can adequately meet the demands of PWL, expanding the
possibilities for professionals to act and achieve the objective of welcoming and
socially including learners.
Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
Coorientador(es)
DANUSIA TORRES DOS SANTOS
Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
Banca
DANUSIA TORRES DOS SANTOS
Banca
EBAL SANT ANNA BOLACIO FILHO
Banca
MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Banca
DENISE BARROS WEISS
Banca
PAULA TATIANNE CARRERA SZUNDY
Catalogação
2025-03-27
Apresentação
2024-12-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69760
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF