Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] NARRATIVAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS) NO FAZER PEDAGÓGICO

Título
[en] NARRATIVES OF TEACHERS OF PORTUGUESE AS A WELCOMING LANGUAGE: (LINGUISTIC) IDEOLOGIES IN TEACHING

Autor
[pt] GABRIELA VIOL VALLE

Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] PORTUGUES LINGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC)

Vocabulário
[pt] ANALISE DE NARRATIVA

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE

Vocabulário
[en] LANGUAGE IDEOLOGY

Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A WELCOMING LANGUAGE (PWL)

Vocabulário
[en] NARRATIVE ANALYSIS

Resumo
[pt] Esta tese investiga o campo do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), refletindo, através de narrativas, sobre as práticas pedagógicas e sobre as ideologias linguísticas de professores atuantes nessa área e abordando a complexidade do fazer docente em contextos de vulnerabilidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativista, analisou narrativas de oito professores de PLAc, buscando entender como suas experiências e vivências moldam suas práticas. O foco foi, mais especificamente, analisar as percepções dos professores sobre suas experiências em sala de aula e problematizar as ideologias linguísticas que orientam essas práticas. O estado da arte de PLAc mostra a ênfase dada ao seu público-alvo, os aprendizes, que se encontram em situação de refúgio, mas discussões com perspectivas que colocam como figura as experiências dos professores parecem ter, ainda, pouca atenção; o caráter plural e complexo desse contexto de ensino, destaca a necessidade de reflexão sobre as especificidades do PLAc. A pesquisa parte de uma abordagem metapragmática, que considera os professores como agentes reflexivos. Para pensar e discutir o contexto do ensino de PLAc, utilizo, além das teorias que fundamentam o entendimento de lingua(gem) desta pesquisa, que inclui os aportes teóricos de ideologias sociais e linguísticas e análise de narrativa, os conceitos de translinguagem, de interculturalidade e de pluricentrismo. Após as análises das narrativas dos professores participantes da pesquisa, foi possível observar que eles reconhecem a urgência do ensino de PLAc como um aspecto emergencial, enfatizando a necessidade de um olhar sensível e acolhedor, que vá além do ensino da língua em si. As narrativas também apontam para a carência de materiais didáticos específicos e para a importância de metodologias que contemplem a realidade dos alunos, abordando não apenas o aprendizado linguístico, mas também a inserção social e cultural. O grande desafio da área, também apontado pelos professores em suas narrativas, é o entendimento do PLAc como uma vertente de ensino de LA que precisa ser desenvolvida em todos os seus aspectos. As narrativas ressaltam a necessidade de maior apoio e reconhecimento dos professores e a consequente diminuição de seu caráter voluntário, que, apesar de ser muito importante e admirável, pode ser, em contraponto, um fator limitante para sua legitimação. Este trabalho foi desenvolvido visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada do ensino de PLAc, propondo que a formação docente deve incluir uma reflexão crítica sobre as ideologias que orientam a prática, promovendo um ensino que respeite e valorize a diversidade cultural dos aprendizes. Por fim, destaco a necessidade de políticas públicas mais efetivas e de um fortalecimento da formação de professores para que possam atender de forma adequada às demandas do PLAc, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais para que alcancem o objetivo de acolhimento e inclusão social dos aprendizes.

Resumo
[en] This thesis investigates the field of teaching Portuguese as a Welcoming Language (PWL), reflecting, through narratives, on the pedagogical practices and linguistic ideologies of teachers working in this area and addressing the complexity of teaching in contexts of vulnerability. The research, using a qualitative and interpretative approach, analyzed narratives of eight PWL teachers, seeking to understand how their experiences influence their practices. The focus was, more specifically, on analyzing the teachers perceptions about their experiences in the classroom and problematizing the linguistic ideologies that guide these practices. The state of the art of PWL shows the emphasis given to its target audience, learners who are in refugee situations, but discussions from perspectives that place the teachers experiences as central figures seem to receive little attention; the plural and complex nature of this teaching context highlights the need to reflect on the specificities of PWL. The research starts from a metapragmatic approach, which considers teachers as reflective agents. To discuss the context of PWL teaching, I draw on the concepts of translanguaging, interculturality, and pluricentrism, in addition to the theories that underpin the understanding of language in this research, including social and linguistic ideologies and narrative analysis. After analyzing the narratives of the teachers participating in the research, it was possible to observe that they recognize the urgency of teaching PWL as an emergency aspect, emphasizing the need for a sensitive and welcoming perspective that goes beyond teaching the language itself. The narratives also point to the lack of specific teaching materials and the importance of methodologies that consider the reality of students, addressing not only language learning, but also social and cultural inclusion. The great challenge in the area, also pointed out by the teachers in their narratives, is the understanding of PWL as a strand of AL teaching that needs to be developed in all its aspects. The narratives highlight the need for greater support and recognition of teachers and the consequent reduction of their voluntary nature, which, despite being very important and admirable, can, on the other hand, be a limiting factor for their legitimacy. This work was developed with the aim of contributing to a deeper understanding of PWL teaching, proposing that teacher development should include a critical reflection on the ideologies that guide practice, promoting teaching that respects and values the cultural diversity of learners. Finally, I highlight the need for more effective public policies and for strengthening teacher training so that it can adequately meet the demands of PWL, expanding the possibilities for professionals to act and achieve the objective of welcoming and socially including learners.

Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Coorientador(es)
DANUSIA TORRES DOS SANTOS

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
DANUSIA TORRES DOS SANTOS

Banca
EBAL SANT ANNA BOLACIO FILHO

Banca
MERGENFEL A VAZ FERREIRA

Banca
DENISE BARROS WEISS

Banca
PAULA TATIANNE CARRERA SZUNDY

Catalogação
2025-03-27

Apresentação
2024-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69760


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF