Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DIDACTICS OF HISTORY AND THE REPRESENTATION OF HISTORICAL CONSCIOUSNESS IN THE LEARNING PROCESS OF THE CONCEPT OF HISTORICAL TEMPORALITY FOR 6TH-GRADE CLASSES THROUGH THE WORKSHOP LESSON

Título
[pt] DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA PARA TURMAS DE SEXTO ANO ATRAVÉS DA AULA-OFICINA

Autor
[pt] FABIO DE MELO ASSUMPCAO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] DIDATICA DA HISTORIA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] DIDACTIC OF HISTORY

Vocabulário
[en] MEANINGFUL LEARNING

Resumo
[pt] Ensinar História a partir de imagens ainda é uma prática pouco utilizada na sala de aula. Esta pesquisa, através da perspectiva da Didática da História proposta pelo historiador Jörn Rüssen, tem por objetivo discutir como o uso do desenho pode ser utilizado para o aprendizado da temporalidade histórica, objeto do conhecimento proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorre de uma prática de aula com turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, por mim desenvolvida e que me acompanha desde 1999 quando comecei a minha vida profissional. Esta prática consiste no desenvolvimento de uma oficina de ensino de História intitulada Vamos aprender a (sua) História? que têm por objetivos fazer com o que os alunos que saem dos anos iniciais descubram um sentido em aprender História a partir de suas próprias experiências e memórias. A geração de vínculo com os alunos é o primeiro passo para colocar em prática a Didática da História. Esta pesquisa usará como fonte a produção intelectual dos alunos, narradas pictoricamente, para comprovar o efetivo aprendizado histórico a partir da sua consciência histórica A oficina de desenho foi realizada entre fevereiro e março de 2024 no GET Escrito Millôr Fernandes, localizado na Maré, cidade do Rio de Janeiro.

Resumo
[en] Teaching History through images is still a practice rarely used in the classroom. This research, from the perspective of the Didactics of History proposed by historian Jörn Rüssen, aims to discuss how the use of drawing can be utilized for learning historical temporality, a knowledge object proposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The research stems from a classroom practice with 6th-grade students, which I have developed and used since 1999 when I began my professional career. This practice consists of developing a History teaching workshop entitled Shall we learn (your) History? with the objectives of making students coming from the initial years find meaning in learning History through their own experiences and memories. Creating a bond with the students is the first step to putting the Didactics of History into practice. This research will use the intellectual production of the students, narrated pictorially, as a source to prove the effective historical learning from their historical consciousness. The drawing workshop was held between February and March 2024 at GET Writer Millôr Fernandes, located in Maré, Rio de Janeiro.

Orientador(es)
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA

Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
ADRIANNA CRISTINA LOPES SETEMY DE SANTIS

Catalogação
2025-03-20

Apresentação
2024-10-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF