Título
[en] DIDACTICS OF HISTORY AND THE REPRESENTATION OF HISTORICAL CONSCIOUSNESS IN THE LEARNING PROCESS OF THE CONCEPT OF HISTORICAL TEMPORALITY FOR 6TH-GRADE CLASSES THROUGH THE WORKSHOP LESSON
Título
[pt] DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA PARA TURMAS DE SEXTO ANO ATRAVÉS DA AULA-OFICINA
Autor
[pt] FABIO DE MELO ASSUMPCAO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] DIDATICA DA HISTORIA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] REPRESENTATION
Vocabulário
[en] DIDACTIC OF HISTORY
Vocabulário
[en] MEANINGFUL LEARNING
Resumo
[pt] Ensinar História a partir de imagens ainda é uma prática pouco utilizada na sala
de aula. Esta pesquisa, através da perspectiva da Didática da História proposta pelo
historiador Jörn Rüssen, tem por objetivo discutir como o uso do desenho pode ser
utilizado para o aprendizado da temporalidade histórica, objeto do conhecimento
proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorre de uma
prática de aula com turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, por mim desenvolvida e
que me acompanha desde 1999 quando comecei a minha vida profissional. Esta prática
consiste no desenvolvimento de uma oficina de ensino de História intitulada Vamos
aprender a (sua) História? que têm por objetivos fazer com o que os alunos que saem
dos anos iniciais descubram um sentido em aprender História a partir de suas próprias
experiências e memórias. A geração de vínculo com os alunos é o primeiro passo para
colocar em prática a Didática da História. Esta pesquisa usará como fonte a produção
intelectual dos alunos, narradas pictoricamente, para comprovar o efetivo aprendizado
histórico a partir da sua consciência histórica A oficina de desenho foi realizada entre
fevereiro e março de 2024 no GET Escrito Millôr Fernandes, localizado na Maré, cidade
do Rio de Janeiro.
Resumo
[en] Teaching History through images is still a practice rarely used in the classroom.
This research, from the perspective of the Didactics of History proposed by historian
Jörn Rüssen, aims to discuss how the use of drawing can be utilized for learning
historical temporality, a knowledge object proposed by the National Common
Curricular Base (BNCC). The research stems from a classroom practice with 6th-grade
students, which I have developed and used since 1999 when I began my professional
career. This practice consists of developing a History teaching workshop entitled Shall
we learn (your) History? with the objectives of making students coming from the initial
years find meaning in learning History through their own experiences and memories.
Creating a bond with the students is the first step to putting the Didactics of History into
practice. This research will use the intellectual production of the students, narrated
pictorially, as a source to prove the effective historical learning from their historical
consciousness. The drawing workshop was held between February and March 2024 at
GET Writer Millôr Fernandes, located in Maré, Rio de Janeiro.
Orientador(es)
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
ADRIANNA CRISTINA LOPES SETEMY DE SANTIS
Catalogação
2025-03-20
Apresentação
2024-10-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF