Título
[en] CINEMA É CACHOEIRA AND CINEMA IS PLASTIC: FORTUNE TELLERS OF CONTEMPORARY CINE MA AND ITS RELATIONAL DRAMATURGICAL POETICS
Título
[pt] CINEMA É CACHOEIRA E FILMES SÃO DE PLÁSTICO: ADIVINHADORES DE CINEMAS CONTEMPORÂNEOS E SUAS POÉTICAS DRAMATÚRGICAS RELACIONAIS
Autor
[pt] SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] CINEMA REGIONAL
Vocabulário
[pt] MODO DE FAZER AUDIOVISUAL
Vocabulário
[pt] ETNO TECNICA
Vocabulário
[pt] POETICA RELACIONAL DRAMATURGICA
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA
Vocabulário
[en] REGIONAL CINEMA
Vocabulário
[en] WAY OF MAKING AUDIOVISUAL
Vocabulário
[en] ETHNO TECHNIQUE
Vocabulário
[en] DRAMATURGIC RELATIONAL POETRY
Resumo
[pt] A tese investiga, a partir de análise bibliográfica interdisciplinar, material
de arquivo e de entrevistas semiestruturadas, como a multicentralidade do
desenvolvimento de ideias e das produções audiovisuais contribuiu para o
surgimento de poéticas relacionais dramatúrgicas no cinema brasileiro
contemporâneo. O primeiro capítulo discute os aspectos culturalistas,
distributivistas, universalistas e concentracionistas das políticas públicas e
privadas setoriais desenvolvidas pelo campo audiovisual, com foco no pequeno
movimento de desconcentração regional percebido nas duas primeiras décadas do
século XXI. O segundo capítulo apresenta a chave teórica com a qual o corpus é
abordado e delineia o conceito de poéticas relacionais dramatúrgicas, que subsidia
o estudo das práticas adotadas e dos resultados estéticos obtidos pelas produtoras
audiovisuais Rosza Filmes, sediada no Recôncavo da Bahia, e Filmes de Plástico,
criada na área metropolitana de Belo Horizonte, em seus longa-metragens de
ficção. O terceiro e último capítulo desvenda como seus agentes criativos
construíram modos próprios e autônomos para o desenvolvimento e a produção de
suas estórias e como, a partir de seus pontos de observação do mundo, eles
esculpiram enredos originais, que colocaram em cena paisagens, corpos e vidas
até então ausentes nas telas do cinema brasileiro. A tese constata que novos
agentes criativos surgiram e ocuparam um espaço no cinema nacional com filmes
ficcionais focados em repertórios afetivos multicentrados, populares, porém não
massificados, distintos em si. Recomenda, por fim, a reabertura dos caminhos
políticos que possibilitem continuidade no alargamento da diversidade narrativa
regional na produção audiovisual brasileira.
Resumo
[en] The thesis investigates, based on interdisciplinary bibliographic analysis,
archival material and semi-structured interviews, how the multicentrality of the
development of ideas and audiovisual productions contributed to the emergence of
dramaturgical relational poetics in contemporary Brazilian cinema. The first
chapter analyzes the culturalist, distributive, universalist and concentrationist
aspects of the public and private sectoral policies developed by the audiovisual
field, focusing on the small movement of regional deconcentration perceived in
the first two decades of the 21st century. The second chapter presents the
theoretical key with which the corpus is approached and outlines the concept of
dramaturgical relational poetics, which supports the study of the practices
adopted and the aesthetic results obtained by the audiovisual production
companies Rosza Filmes (Rosza Films), based in Recôncavo da Bahia, and Filmes
de Plástico (Films of Plastic), created in the metropolitan area of Belo Horizonte,
in its fiction feature films. The third and final chapter unveils how its creative
agents constructed their own and autonomous ways for the development and
production of their stories and how, from their points of observation of the world,
they sculpted original plots, which put landscapes, bodies and lives that were
previously absent from Brazilian cinema screens. The thesis finds that new
creative agents emerged and occupied a space in national cinema with fictional
films focused on multi-centered affective repertoires, popular, but not massified,
distinct in themselves. Finally, it recommends the reopening of political paths that
enable continuity in the expansion of regional narrative diversity in Brazilian
audiovisual production.
Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
IVANA BENTES OLIVEIRA
Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
MARCELO MAGALHAES LEITAO
Banca
RODRIGO GUERON
Banca
MANNUELA RAMOS DA COSTA
Catalogação
2025-03-18
Apresentação
2024-12-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF