Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CINEMA É CACHOEIRA AND CINEMA IS PLASTIC: FORTUNE TELLERS OF CONTEMPORARY CINE MA AND ITS RELATIONAL DRAMATURGICAL POETICS

Título
[pt] CINEMA É CACHOEIRA E FILMES SÃO DE PLÁSTICO: ADIVINHADORES DE CINEMAS CONTEMPORÂNEOS E SUAS POÉTICAS DRAMATÚRGICAS RELACIONAIS

Autor
[pt] SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] CINEMA REGIONAL

Vocabulário
[pt] MODO DE FAZER AUDIOVISUAL

Vocabulário
[pt] ETNO TECNICA

Vocabulário
[pt] POETICA RELACIONAL DRAMATURGICA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA

Vocabulário
[en] REGIONAL CINEMA

Vocabulário
[en] WAY OF MAKING AUDIOVISUAL

Vocabulário
[en] ETHNO TECHNIQUE

Vocabulário
[en] DRAMATURGIC RELATIONAL POETRY

Resumo
[pt] A tese investiga, a partir de análise bibliográfica interdisciplinar, material de arquivo e de entrevistas semiestruturadas, como a multicentralidade do desenvolvimento de ideias e das produções audiovisuais contribuiu para o surgimento de poéticas relacionais dramatúrgicas no cinema brasileiro contemporâneo. O primeiro capítulo discute os aspectos culturalistas, distributivistas, universalistas e concentracionistas das políticas públicas e privadas setoriais desenvolvidas pelo campo audiovisual, com foco no pequeno movimento de desconcentração regional percebido nas duas primeiras décadas do século XXI. O segundo capítulo apresenta a chave teórica com a qual o corpus é abordado e delineia o conceito de poéticas relacionais dramatúrgicas, que subsidia o estudo das práticas adotadas e dos resultados estéticos obtidos pelas produtoras audiovisuais Rosza Filmes, sediada no Recôncavo da Bahia, e Filmes de Plástico, criada na área metropolitana de Belo Horizonte, em seus longa-metragens de ficção. O terceiro e último capítulo desvenda como seus agentes criativos construíram modos próprios e autônomos para o desenvolvimento e a produção de suas estórias e como, a partir de seus pontos de observação do mundo, eles esculpiram enredos originais, que colocaram em cena paisagens, corpos e vidas até então ausentes nas telas do cinema brasileiro. A tese constata que novos agentes criativos surgiram e ocuparam um espaço no cinema nacional com filmes ficcionais focados em repertórios afetivos multicentrados, populares, porém não massificados, distintos em si. Recomenda, por fim, a reabertura dos caminhos políticos que possibilitem continuidade no alargamento da diversidade narrativa regional na produção audiovisual brasileira.

Resumo
[en] The thesis investigates, based on interdisciplinary bibliographic analysis, archival material and semi-structured interviews, how the multicentrality of the development of ideas and audiovisual productions contributed to the emergence of dramaturgical relational poetics in contemporary Brazilian cinema. The first chapter analyzes the culturalist, distributive, universalist and concentrationist aspects of the public and private sectoral policies developed by the audiovisual field, focusing on the small movement of regional deconcentration perceived in the first two decades of the 21st century. The second chapter presents the theoretical key with which the corpus is approached and outlines the concept of dramaturgical relational poetics, which supports the study of the practices adopted and the aesthetic results obtained by the audiovisual production companies Rosza Filmes (Rosza Films), based in Recôncavo da Bahia, and Filmes de Plástico (Films of Plastic), created in the metropolitan area of Belo Horizonte, in its fiction feature films. The third and final chapter unveils how its creative agents constructed their own and autonomous ways for the development and production of their stories and how, from their points of observation of the world, they sculpted original plots, which put landscapes, bodies and lives that were previously absent from Brazilian cinema screens. The thesis finds that new creative agents emerged and occupied a space in national cinema with fictional films focused on multi-centered affective repertoires, popular, but not massified, distinct in themselves. Finally, it recommends the reopening of political paths that enable continuity in the expansion of regional narrative diversity in Brazilian audiovisual production.

Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
IVANA BENTES OLIVEIRA

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
MARCELO MAGALHAES LEITAO

Banca
RODRIGO GUERON

Banca
MANNUELA RAMOS DA COSTA

Catalogação
2025-03-18

Apresentação
2024-12-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF