Título
[pt] BRANQUITUDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇO NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Título
[en] WHITENESS IN TEACHING SCIENCES: TENSIONS AND POSSIBILITIES OF PROGRESS IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS
Autor
[pt] CAROLINE DOS SANTOS MACIEL SILVA
Vocabulário
[pt] RACA
Vocabulário
[pt] BRANQUITUDE
Vocabulário
[pt] ENSINO DE CIENCIAS
Vocabulário
[pt] RELACAO ETNICO-RACIAL
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[en] RACE
Vocabulário
[en] BLANCHITE
Vocabulário
[en] SCIENCE TEACHING
Vocabulário
[en] ETHNIC-RACIAL RELATION
Vocabulário
[en] SCHOOL
Resumo
[pt] O trabalho apresenta os resultados da pesquisa Branquitude no Ensino de
Ciências: tensões e possibilidades de avanço na educação das Relações ÉtnicoRaciais, desenvolvida entre 2020 e 2023 com professores de Ciências e Biologia
atuantes na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Entendendo o
Ensino de Ciências como campo potente para promover reflexões e mudança de
paradigmas rumo a uma sociedade antirracista, esta pesquisa investigou de que
maneira a branquitude atravessa o discurso sobre Relações Étnico-Raciais (RER) e
a narrativa de educadores de Ciências e Biologia sobre as práticas pedagógicas no
Ensino de Ciências dos Anos Finais e Ensino Médio do colégio, buscando
identificar terrenos discursivos de tensionamento ou que favoreçam possíveis
avanços no combate ao racismo a partir da prática do Ensino de Ciências. A análise
dos dados desta pesquisa apoiou-se nos referenciais teóricos das Relações ÉtnicoRaciais no Ensino de Ciências e Branquitude na Educação. A análise qualitativa das
entrevistas aponta para o enfoque da raça como tema atrelado a conteúdos
específicos do Ensino de Ciências, com destaque para os conteúdos de Corpo
Humano e Genética, além de indicar uma abordagem tangencial do tema, que entra
como um complemento das temáticas tradicionais do currículo. A instituição é
largamente percebida como diversa, entendendo-se aqui diversidade como a
presença de alunos pertencentes aos grupos raciais pretos e pardos. Apesar do pouco
ou nulo contato com a temática da RER durante a formação, os educadores buscam
informar-se sobre o tema por iniciativa própria, e o caminho mais citado foi o
contato com professores das disciplinas de História e Sociologia na busca por
referências, conteúdos e desenvolvimento de reflexões. Esse dado pode indicar que
a garantia de espaços seguros de debate dentro da escola, a troca entre pares e a
formação continuada são caminhos potentes para produzir o engajamento docente
em um Ensino de Ciências comprometido com a educação das Relações Étnico-
Raciais. A pesquisa também sugere como o conceito de branquitude permite
entender compreensões, relações e atitudes dos docentes no campo do Ensino de
Ciências diante do conceito de raça e dos conteúdos científicos, ilustrando
caminhos para desenvolvimento e ampliação do debate.
Resumo
[en] This thesis elaborates on the results of the research Branquitude no Ensino
de Ciências: tensões e possibilidades de avanço na educação das Relações Étnico Raciais (Whiteness in Teaching Sciences: tensions and possibilities of progress in
Ethnic-Racial Relations), developed from 2020 to 2023 with Science and Biology
elementary school teachers in Colégio Pedro II, in Rio de Janeiro. From a
perspective of Science teaching as a powerful field to foster critical thinking and
paradigm shifts towards an anti-racist society, this work investigated the ways in
which whiteness permeates the discourse of Ethnic-Racial Relations (Relações
Étnico-Raciais, or RER) and the narratives of Science and Biology educators from
the institution on their pedagogical practices on Teaching Science for the outer
years of Elementary School and throughout High School at Pedro II. This research
aims to identify possible discursive fields of tension or ones that lead to possible
routes for change against racism through practice on teaching Sciences. Data
analysis used the theoretical background of Ethnic-Racial Relations on teaching
Science and Whiteness on Education. Qualitative data from interviews indicate a
focus on race as a topic connected to specific themes from Science curriculum,
emphasizing themes of Human Body and Genetics. They also indicate an ancillary
approach of such a theme, which is used as a complement of traditional curriculum.
The institution is widely perceived as diverse, understanding diversity as the
presence of students to black and brown ethnicities. Despite having few or no
contact with RER topics on their academic education, educators seek information
on the topics on their own, and the most recurrent path was contact with History
and Sociology teachers, by asking for reference, content and the development of
critical thinking. This might signal a call for safe spaces for debate within the
school, exchange amongst peers and continued education as powerful paths to
foster teacher motivation towards Science teaching engaged in teaching of Ethnic-
Racial Relations. This research also indicates how the concept of whiteness allows
us to perceive beliefs, relations and attitudes of teachers of Science-related fields
vis-à-vis the concept of race and the scientific topics, leading to paths for the
development and expansion of the debate.
Orientador(es)
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
PAMELA SUELLI DA MOTTA ESTEVES
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA
Catalogação
2025-03-18
Apresentação
2024-08-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69667
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF