Título
[en] OPTIMIZATION OF VESSEL LOADING PLANNING: AN APPLICATION TO THE OIL SUPPLY CHAIN
Título
[pt] OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CARREGAMENTOS DE EMBARCAÇÕES: UMA APLICAÇÃO À CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PETRÓLEO
Autor
[pt] RAPHAEL DOMINGUES DE LACERDA BITTENCOURT
Vocabulário
[pt] PLSV
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO
Vocabulário
[pt] APLICACAO WEB
Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO DE MAQUINAS PARALELAS IDENTICAS
Vocabulário
[en] PLSV
Vocabulário
[en] PLANNING
Vocabulário
[en] WEB APPLICATION
Vocabulário
[en] IDENTICAL PARALLEL MACHINE SCHEDULING
Resumo
[pt] As embarcações Pipe Laying Support Vessel (PLSV) são um recurso
crítico responsável pelas tarefas de interligação submarinas, conectando o
poço à plataforma produtora, sendo essa a última etapa necessária para o
início da produção de óleo. Para realizar essa atividade, a embarcação precisa
atracar em um determinado berço localizado em uma base (porto), com a
finalidade de carregar os diferentes tipos de materiais que são utilizados ao
longo da operação. Com o objetivo de auxiliar no planejamento operacional dos
carregamentos de uma empresa brasileira de óleo e gás, este trabalho propõe
utilizar um método de solução exato para ser utilizado na geração de um
planejamento de carregamentos de PLSVs, buscando diminuir a ociosidade
dessas embarcações. O problema descrito pode ser visto como um problema
de programação de máquinas paralelas idênticas, onde devemos programar
um conjunto de jobs J (representando os carregamentos dos navios) em um
conjunto de máquinas K (representando os berços) de modo que diferentes
premissas da operação real sejam respeitadas. Utilizando instâncias criadas
baseadas em dados reais, é possível alcançar o resultado ótimo em 97 por cento das
instâncias testadas, considerando o tempo limite estipulado de uma hora. As
soluções são obtidas em um tempo computacional médio de 4 minutos, aderente
ao processo da companhia e assim, mostrando-se uma boa ferramenta de apoio
à decisão. Para ajudar a interpretar os resultados obtidos, foi desenvolvido um
aplicativo web shiny, onde é possível realizar diferentes análises de maneira
eficiente e dinâmica.
Resumo
[en] Pipe Laying Support Vessels (PLSVs) are a critical resource responsible for subsea interconnection tasks, connecting the well to the production platform, which is the last step required to start oil production. To perform this activity, the vessel needs to dock at a specific berth located in a base (port), in order to load the different types of materials that are used throughout the operation. In order to assist in the operational planning of the loadings of a Brazilian oil and gas company, this work proposes to use an exact solution method to be used in the generation of a PLSV loading plan, seeking to reduce the idleness of these vessels. The problem described can be seen as a Identical Parallel Machine Scheduling problem, where we must program a set of jobs J (representing the ship loadings) on a set of machines k (representing the berths) so that the different premises of the operation are respected. Using instances created based on real data, it is possible to achieve the optimal result in 97 percent of the instances tested, considering the stipulated time limit of one hour. The solutions are obtained in an average computational time of 4 minutes, adhering to the company s process and thus proving to be a good decision support tool. To help interpret the results obtained, a shiny web application was developed, where it is possible to perform different analyses efficiently and dynamically.
Orientador(es)
LUCIANA DE SOUZA PESSOA
Coorientador(es)
SILVIO HAMACHER
Banca
SILVIO HAMACHER
Banca
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
Banca
LUCIANA DE SOUZA PESSOA
Banca
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE
Catalogação
2025-03-17
Apresentação
2024-09-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69636
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