Título
[pt] GESTÃO PÚBLICA E FRUIÇÃO CULTURAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título
[en] PUBLIC MANAGEMENT AND CULTURAL ENJOYMENT OF STUDENTS IN BASIC EDUCATION
Autor
[pt] LEONARDO CORREA MINERVINI
Vocabulário
[pt] POLITICA CULTURAL
Vocabulário
[pt] CULTURA E EDUCACAO
Vocabulário
[pt] FRUICAO ARTISTICA E CULTURAL
Vocabulário
[pt] EQUIPAMENTO CULTURAL
Vocabulário
[pt] GESTAO PUBLICA
Vocabulário
[en] CULTURAL POLITICAL
Vocabulário
[en] CULTURE AND EDUCATION
Vocabulário
[en] CULTURAL ENJOYMENT
Vocabulário
[en] CULTURAL EQUIPMENT
Vocabulário
[en] PUBLIC ADMINISTRATION
Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo conhecer e caracterizar o papel e a atuação
da gestão pública no desenvolvimento de iniciativas de fomento à fruição cultural
de estudantes na educação básica. Para o alcance dos objetivos definidos visando
ao desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados os seguintes recursos
metodológicos: identificação dos equipamentos culturais administrados pela
gestão pública de estados e capitais municipais brasileiras; levantamento de
programas e projetos desenvolvidos pelas secretariais estaduais e municipais das
capitais brasileiras, com ênfase em práticas que promovem alguma interlocução
entre a educação básica e as manifestações artísticas e culturais; aplicação de
questionário online a gestores dos equipamentos culturais públicos do município
do Rio de Janeiro; e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores
públicos das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura do Rio de Janeiro.
Os resultados da pesquisa indicam que há nas capitais municipais expressiva
oferta de equipamentos culturais sob a responsabilidade da administração pública,
incluindo diversas modalidades de espaços especializados para as manifestações
artísticas e culturais. Soma-se a isso, a existência de programas e projetos
promovidos pela iniciativa pública em todo o território nacional que têm como
intuito inserir as artes e a cultura nos currículos de educação básica. Ao identificar
e caracterizar as ações promovidas pelas secretarias de educação e de cultura,
concluiu-se que as áreas têm como enfoque pressupostos distintos, sendo o
incentivo à produção artística a principal ênfase de atuação da educação,
enquanto o fomento ao acesso à fruição se faz mais presente no contexto da
gestão cultural quando em diálogo com a educação, fatores que indicam o
potencial de integração e complementariedade entre os dois campos. Nesse
sentido, entende-se que o fomento ao acesso de estudantes da educação básica
à fruição deve ser uma iniciativa promovida, necessariamente, de forma integrada
entre as gestões cultural e educacional, sobretudo ao considerar que ambas
possuem responsabilidades, capacidades e mecanismos de implementação
distintos e interdependentes. Dados obtidos na pesquisa realizada no município
do Rio de Janeiro indicam que o fomento ao acesso de estudantes à fruição
artística e cultural não se constitui como uma política pública, mas ocorre por meio
de programas, em estágios mais avançados no caso dos museus, e através de
projetos, aulas-passeio e outras ações pontuais articuladas de maneira direta
entre os equipamentos culturais e as escolas. As entrevistas realizadas com
gestores públicos demonstram que a ida de grupos escolares aos equipamentos
culturais públicos da cidade, proporcionada pela escola, representa, em sua
maioria, a primeira experiência de acesso à fruição para estudantes, sendo
também comum que tais iniciativas se configurem como a primeira oportunidade
de acesso para docentes. Por fim, a perenidade dos avanços atuais obtidos no
campo da gestão cultural pública carioca, assim como a possibilidade de
implementação de programas intersetoriais entre educação e cultura voltados à
fruição cultural que sejam sistemáticos e duradouros, depende de fatores políticos,
sendo necessária a adoção de medidas que defendam premissas democráticas e
a continuidade de políticas e programas públicos.
Resumo
[en] This thesis aims to understand and characterize the role and performance of public management in the development of initiatives to promote the cultural enjoyment of students in basic education. To achieve the objectives defined in the research project, the following methodological resources were used: identification of cultural facilities ran by governments at state-level and in capital cities in Brazil; survey of initiatives and projects developed by secretariats at the state-level and in capital cities countrywide, with an emphasis on practices that promote some dialogue between basic education and artistic and cultural manifestations; application of an online questionnaire to managers of public cultural facilities in the city of Rio de Janeiro; and conducting semi-structured interviews with public managers from the Municipal Departments of Education and Culture of Rio de Janeiro. The research results show that there is a big supply of government-owned cultural facilities in capital cities, including various types of spaces devoted to artistic and cultural events. Moreover, there are governmental initiatives and projects countrywide aimed to include arts and culture in basic education curricula. By identifying and characterizing the actions promoted by education and culture departments, it was concluded that these areas based their work on different assumptions, as education departments focus on artistic production, while public management rather promotes the access to enjoyment, especially when cultural management is at dialogue with education, which is a factor that show the potential for integration between the two fields. In this sense, one might argue that cultural and educational government departments must act in coordination to promote the access to enjoyment for students in primary school. This is of vital importance, especially considering that both areas have different scopes, capabilities and implementation mechanisms. Data obtained in this research, carried out in the city of Rio de Janeiro, indicates that promoting students access to artistic and cultural enjoyment does not constitute a public policy, but occurs through initiatives, which are at a more advanced stage in the case of museums, and through of ad-hoc projects, tour classes and other specific actions coordinated directly between cultural facilities and schools. The interviews carried out with public managers point out that the school groups visits to public cultural facilities, often represents the first experience of access to enjoyment for students, and it is also common for such initiatives to be the first opportunity for teachers too. Finally, the endurance of current progress achieved in the field of public cultural management in Rio, and the possibility of implementing intersectoral programs between educational and cultural departments, aimed at cultural enjoyment that are systematic and longlasting, depend on political factors. Thus, it is necessary to adopt actions that safeguard democratic tenets, as well as the continuity of public policies.
Orientador(es)
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Banca
LIA CALABRE
Banca
WALLACE DE DEUS BARBOSA
Catalogação
2025-03-06
Apresentação
2025-01-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69546@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69546
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF